1° tempo
O time da Inglaterra começa ligeiramente melhor que o time dos Estados Unidos, e essa pequena vantagem vira gol já nos 4 minutos do 1° tempo, Heskey recebe na entrada da área, observa Gerrard entrando livre na área e deixa o meia na cara do gol. Gerrard domina e toca na saída de Howard. 1×0 para a Inglaterra. Aos 18 minutos Bradley toca para Donovan pela direita. Ele olha para a área e coloca na cabeça de Altidore, mas o atacante não consegue cabecear com perfeição. Por pouco não sai o empate dos americanos.
Aos 30 minutos, Howard, ao cortar um cruzamento rasteiro, se machuca e fica deitado no gramado. O atleta recebe atendimento, enquanto os jogadores ingleses recebem orientações de Fabio Capello.
Aos 40 minutos, Dempsey chuta de fora da área, o goleiro Green camisa da 12 da seleção da Inglaterra, agacha-se para pegar a bola, e a deixa escapar, no 1° frango da Copa. 1 x 1
2° tempo
A Inglaterra chega do intervalo pressionando a seleção dos USA, só no terceiro minuto de jogo foram 2 chutes ao gol, até os 10 minutos só deu Inglaterra em campo, a parti dai a partida começa ficar mais igualitária. O time da Inglaterra tecnicamente é superior ao Americano, só que esqueceram de avisar isso a eles,aos 19 minutos no contra-ataque dos Estados Unidos. Altidore entra na área com a bola dominada, chuta cruzado e forte para uma linda defesa de Green, a bola ainda bate na trave salvando a Inglaterra. Após essa jogada a Inglaterra toma conta do jogo, teve diversas oportunidades de marca gols, mas não conseguiu ultrapassar o goleiro Americano. Terminando mais um jogo da Copa em empate.