Hoje foi um grande dia para a TV aberta no Brasil. A Rede TV!, a mais nova emissora do país com apenas 15 anos de exibição, conseguiu uma preciosa pérola, em que até hoje, emissoras com mais de 40 anos não conseguiram.
Trata-se dos direitos de exibição do Campeonato Brasileiro com o Clube dos 13, a maior instituição para os direitos de transmissões no futebol do Brasil. E o que tudo indica, a emissora deverá ter entre 2012-2014 um crescimento estimado em 80% ao ano em audiência.
Porém, como nem tudo é flores e doce, a RedeTV ainda depende da assinatura de todos os times da instituição, o Grêmio é um deles que não assinará com a emissora de Dallevo. A emissora paulista mal tem cobertura no interior de São Paulo e Rio de Janeiro, ou seja, não terá grandes aumentos de audiência.
Mas o maior empecilho para que o negócio seja realmente formalizado é a dissidência no Clube dos 13, já que os 20 clubes que o compõem precisam assinar o contrato, conforme o próprio estatuto do C-13. Como ao menos 11 já manifestaram que vão negociar diretamente com as emissoras, fica a dúvida se a licitação terá valor legal.
A TV Globo, como não é boba, já tem andamento com a maioria dos 11 times “rebeldes” (nome dado aos times que abandonaram o Clube dos 13), e não ficará sem a transmissão de seu tradicional futebol. Uma pena, a Rede TV! é a que mais sai perdendo em tudo isso, vai pagar um valor altíssimo e não compensará pelos nove times pequenos.
A Record, que fez tanto alarde nos últimos dias, três horas antes do resultado, decidiu abrir mão do Brasileirão, vendo a Globo e a Rede TV! de longe em uma gloriosa disputa pelos vinte clubes de futebol.
Mas afinal, quem se sairá melhor? Entre cobertura, audiência e apresentação. Eis a grande dúvida.