“Vampiromania” pode ajudar reprise de “O Beijo do Vampiro”
Não que “Crepúsculo” tenha criado alguma moda ao falar sobre vampiros, mas em escala mundial, o público jovem nunca foi tão fascinado por eles. E também, Stephanie Meyer não necessariamente descobriu o fogo ao fazer essa aposta… Antonio Calmon pensou nisso primeiro.
Em 2002, três anos antes do lançamento de “Crepúsculo”, a Globo estreou “O Beijo do Vampiro”, época em que já se falava em vampiromania. Entretanto, por diversas razões a novela das sete não foi tudo aquilo que se esperava dela, e teve uma audiência meio fraca. Mesmo assim, de lá pra cá, é uma das mais pedidas para voltar no “Vale a Pena Ver de Novo”.
Talvez, se “O Beijo do Vampiro” tivesse estreado um pouco depois, as comparações com a obra de Meyer tivessem incomodado. Ou não. Isso não dá pra saber. O ponto é que agora, quase uma década após de a novela ter ido ao ar, não há que se falar sobre quem copiou quem. É uma chance que a Globo tem de entrar (um pouco mais tarde do que gostaria, é verdade) na Vampiromania de que tanto falou em 2002.
Hoje, as séries vampirescas “True Blood” (HBO) e “The Vampire Diaries” (CW) são os representantes do movimento na TV, embora falem para diferentes públicos. No cinema e na literatura, “Twilight” tem causado barulho. Talvez essa seja a hora de “O Beijo do Vampiro” brilhar. Até porque, daqui a pouco vai faltar novela das seis para a Globo reprisar.