Um dos mais importantes veículos de comunicação deste país atingiu a melhor fase da vida, a Folha completa neste sábado, 19 de fevereiro, 90 anos. Uma senhora sábia, enxuta e perspicaz que há nove décadas nos informa com agilidade, responsabilidade e pioneirismo.
Com suas diferentes formas que tomou ao longo de suas atividades, como a “Folha da Noite” (primeiro nome que o jornal teve ao ser lançado em 1921 por Olival Costa e Pedro Cunha), “Folha da Manhã” e “Folha da Tarde” que fundidos originaram a “Folha de S. Paulo”, a marca Folha contabiliza 1.8 milhões de páginas impressas até hoje.
O Grupo Folha engloba a versão online do jornal, a “Folha Online” que quando lançada era denominada Folha.com, UOL e BOL (Provedor de acesso a internet), TV Folha, Rádio Folha, Folhapress (Agência de Notícias) Folha Shop (Vendas de Produtos e Serviços), Folha Invest (Simulador da Bolsa de Valores), Classificados (Anúncios de Imóveis e Produtos), Publifolha e Plural (Anúncios da Folha), Datafolha (Pesquisas de Opinião), Indústria Gráfica (Cia. Litografia Ipiranga, Folha Gráfica e Gráfica Plural), Jornal Agora São Paulo, Jornal Valor Econômico, Transfolha (Transporte e distribuição de produtos editoriais e encomendas), Sistema Anglo de Ensino.
Seu dono, o empresário Octavio Frias de Oliveira, comandou o Grupo de 1962 até 2008, ano de sua morte, quando a partir daí assumiram seus dois filhos: Luis Frias de Oliveira, presidente, e Otávio Frias de Oliveira, editor. O Grupo Folha é o terceiro maior império de mídia do país, perdendo somente para o Grupo Abril e a operação massiva das Organizações Globo. Em 2006, segundo o jornal The Guardian de Londres, o lucro do Grupo foi de aproximadamente 200 milhões de libras.
Em seu aniversário de 90 anos, a Folha lança seu acervo digitalizado, todas as edições do jornal estarão disponíveis para leitores na internet. Com a tecnologia OCR, os fãs da publicação poderão buscar por datas e momentos marcantes que o jornal cobriu ao longo dessas décadas.
Há exatos noventa anos nascia um dos maiores impérios de mídia do Brasil, a Folha deixou redigida na história política, social e pública deste país sua marca. Tornou-se, sem sombra de dúvidas, uma das primeiras fontes de pesquisa, informação e confiança que qualquer leitor precisar ter, assim como posto almejado por inúmeros jornalistas.