marcou 6.0 pontos de média, Pico de 7.0 e 10% de share-3° LUGAR
segunda-feira, 7 de junho de 2010
A estreia de Marília Gabriela no SBT, neste domingo (06/06), garantiu a vice- liderança à emissora de Silvio Santos.
De acordo com dados preliminares, das 0h05 às 1h05, De Frente com Gabi marcou uma média de 6 pontos, o que equivale a 18% das TV’s ligadas.
Neste período a Globo liderou com 12, a Record e a RedeTV empataram em terceiro com 3 pontos cada.
Em sua estreia, Marília Gabriela entrevistou Hebe Camargo.
Em seus primeiros programas no sbt eliana sustentava uma alta audiência com suas “novidades”. Ela Resolveu Levar quadros de sucesso que havia no “Tudo é Possível” como: o “Ciencia em Show”, “Diario de Viagens”, e outros com nomes diferentes como “Beleza Renovada” e “Criança Show”. Eliana Tinha altos picos com médias surpreendentes, desbancando até Fausto Silva com “Os Opostos se Atraem”.
E de alguns domingos pra cá estamos acompanhando a grande reviravolta que Ana Hickmann deu em cima de Eliana, nos finais das tardes dominicais.
Foi-se o tempo em que contratos de exclusividade com grandes produtoras e distribuidoras de filmes americanos eram garantia de boa audiência na televisão. O ibope dos arrasa-quarteirões desabou nos últimos anos.
A franquia Homem Aranha, por exemplo, não repetiu na TV o mesmo sucesso dos cinemas. A exibição do primeiro longa, na Tela Quente de 4 de abril de 2005, rendeu 47 pontos à Globo. Cinco anos depois, a estreia de Homem Aranha 3, na mesma sessão de filmes e época do ano, marcou 30,5 pontos na Grande São Paulo, uma queda de 35%.
Queda maior ainda teve a série Harry Potter. A estreia de Harry Potter e a Pedra Filosofal, em dezembro de 2004, cravou 30,6 pontos, uma senhora audiência para o SBT. Já a primeira exibição de Harry Potter e a Ordem da Fênix, em março último, marcou só 7,6 pontos, uma redução de 75%. O SBT teria pagado US$ 2 milhões pelos direitos do filme, que amargou um terceiro lugar no Ibope da Grande São Paulo, perdendo para a minissérie A História de Ester (Record).
A derrocada das sessões de filmes na TV foi geral nos últimos anos. A Tela Quente, que chegou a marcar médias anuais de 35 pontos em 2004 e 2005, amarga 23 neste ano, uma perda de 36% de audiência (veja quadro abaixo). A Tela de Sucessos, que rendia ao SBT 18 pontos no início dos anos 2000, hoje patina nos 6, 7 pontos.
As sessões de filmes da Record, mais recentes e menos fixas na grade, também perderam público. Em 2007, os filmes geraram à emissora uma audiência média anual de 10 pontos. No ano passado, essa marca caiu para 7,9. Neste ano, está em 7,3.
Os executivos das redes não têm dúvidas sobre as causas da queda de audiência dos filmes: os vilões são a pirataria, o download gratuito na internet e o maior acesso da população à TV paga, ao DVD legal e às salas de cinema. Hoje, o espectador não espera mais dois ou três anos para ver um filme na TV aberta. Ele tem inúmeras oportunidades, baratas ou gratuitas, legais ou clandestinas, de assisti-lo antes.
A consequência dessa perda de importância do filme na TV está sendo uma pressão das redes brasileiras sobre os estúdios americanos.
Na última LA Screenings, feira de TV realizada em maio em Los Angeles, executivos questionaram o valor cobrado pelos estúdios/distribuidores. Os americanos costumam pedir pelas grandes bilheterias, como Homem Aranha e Harry Potter, 40 centavos de dólar por espectador no cinema. Ou seja, se um filme foi visto por 1 milhão de pessoas nos cinemas, ele custará 400 mil dólares à emissora de TV. Redes brasileiras avaliam que já não vale a pena pagar tudo isso.
Chamadas do SBT sumiram
Embora o departamento de chamadas do SBT diga que existe uma ordem de Silvio de não fazer chamadas de programa nenhum, hoje de manhã o Jornal da Manhã fez chamadas embutidas do programa de Roberto Cabrini.
Foi a forma que o departamento de jornalismo encontrou de tentar levantar o ibope de Cabrini que semana passada foi muito decepcionante, mesmo com um programa excelente. Aliás, Cabrini faz o melhor jornalismo do SBT de São Paulo.
Em 1990 A Globo adotou uma estratégia para enfrentar “A História de Ana Raio e Zé Trovão”na extinta TV Manchete. A Poderosa não exibir a novela “Araponga” e por no ar o filme “Stallone Cobra” no mesmo horário do primeiro capitulo de ”Ana Raio”. Nessa primeira batalha, a Globo venceu. O resultado do Data-Ibope na Grande São Paulo foi de 44 pontos de audiência para a Globo e 20 pontos para a Manchete. A Novela geral teve 16 pontos de média, e reestreia hoje no Sbt às 22h15, para enfrentar a novela da concorrencia.
Alguns numeros do IBOPE neste fim de semana 4,5 e 6 de Julho de 2010:
GLOBO (sexta):
Sinhá moça – 14
Malhação – 18
Escrito nas estrelas – 27
Tempos modernos – 25
Passione – 29
Separação?! – 16
GLOBO (sábado):
Estrelas – 12
Caldeirão do Huck – 18
Escrito nas estrelas – 26
Tempos modernos – 20
Passione – 25
Zorra total – 20
GLOBO (domingo):
Os caras de pau – 12
Domingão do Faustão – 22
Fantástico – 23
S.O.S. emergência -15
REDE TV! (domingo):
Pânico na TV – 11,2
Dr. Hollywood – 6,1
SBT (sexta):
As tontas não vão ao céu – 5,4
Uma rosa com amor – 6,3
Programa do Ratinho – 4,7
Tela de sucessos (“Como perder um homem em dez dias”) – 5,3
SBT (sábado):
Uma rosa com amor – 4,3
Supernanny – 5,9
Sábado cine 1 (“Batman & Robin”) – 4,6
Sábado cine 2 (“Correndo atrás do diploma”) – 3,0
Qual é o seu talento – 3,8
Aventura selvagem – 7,1
Cine belas artes (“Doce novembro”) – 4,9
SBT (domingo):
Domingo legal – 7,3
Eliana – 6,1
Programa Silvio Santos – 10,2
Roda a roda – 8,8
De frente com Gabi – 6
BAND (sexta):
Jogo aberto – 4
Brasil Urgente – 6
Tribunal na TV – 2
BAND (sábado):
Programa Raul Gil – 3
BAND (domingo):
Bande esporte clube – 3
Campeonato brasileiro (Botafogo x Corinthians) – 6
Terceiro tempo – 3
RECORD (sexta):
Hoje em dia – 6
Ribeirão do tempo – 9
Fala Brasil – 8
CSI Investigação Criminal – 10
RECORD (sábado):
O melhor do Brasil – 12
Hoje em dia – 5
Legendários – 6
Show do Tom – 6
Roberto Gómez Bolaños, criador da série mexicana “Chaves del Ocho”, aqui no Brasil conhecida apenas como Chaves, acionou na justiça pela segunda vez María Antonieta de las Nieves, a atriz que faz o papel de La Chilindrina (Chiquinha). Bolaños decidiu processar Maria Antonieta, pois ele quer utilizar o nome La Chilindrina, para seus projetos.
Segundo uma entrevista para a imprensa mexicana Maria Antonieta, se defende alegando que depois de tantos anos de atuação e de caracterização, a personagem La Chilindrina a pertence.
Curiosidade que no ano de 1995, Maria Antonieta pediu a Bolaños o registro do nome e ele concedeu, porém agora ele se arrependeu e está disposto de tudo para reaver o nome.
La Chilindrina (Chiquinha) interpretada por Maria Antonieta, foi a melhor amiga do Chaves interpretado por Roberto Bolanõs na série de sucesso mundial gravado pela Televisa nas décadas de 70 até os anos 90, no entanto na vida real o relacionamento entre ambos é totalmente diferente, que na frente das câmeras.
Morreu nesta segunda (7), o humorista Viana Júnior, famoso como o personagem Apolônio de “A Praça é Nossa”. A notícia foi dada por Sônia Abrão no programa “A Tarde é Sua”, mas a causa da morte não foi revelada. O enterro acontece às 17h de segunda, no Cemitério Municipal de Itanhaém.
Viana Júnior completaria 69 anos no próximo dia 10 de junho. Há alguns anos ele teve um tumor no cérebro e, desde então, sofria de ataxia cerebelar, doença que faz com que ele não tenha controle sobre os movimentos musculares. Sônia Abrão contou que sua produção já estava preparando uma festa de aniversário para o humorista.
Em abril, Viana Júnior foi ao programa “A Tarde é Sua” pedir ajuda. Sofrendo de ataxia, ele morava sozinho com a mulher Lurdes, que já não conseguia tomar conta dele. Ao ver o apelo do humorista, uma clínica da cidade de Peruíbe ofereceu o tratamento a Viana. Além disso, Marli Marley, mulher de Ary Toledo, organizou um show para arrecadar dinheiro para o colega.
A Novela Ribeirão do Tempo, que já havia tido queda de audiência nos ultimos dias enfrenta hoje um grande sucesso na Globo, ‘Piratas do Caribe’, tambem a novela ‘Ana Raio e Zé Trovão’ que o sucesso é uma incognita, pode ser um fracasso ou um sucesso, e tambem com o CQC que vem se destacando nas ultimas semanas. E a partir de amanha a novela da Record terá breaks que pode disviar telespectadores, ja que o intervalo comercial da Record é de 7 minutos, quase o dobro do Sbt.
É com um verso da singela música “Laranja Madura” do Grupo Casuarina que iniciamos a edição de hoje de nossa crítica.
Ontem foi ao ar mais uma edição da estonteante “guerra dominical”. Cada emissora preparou sua artilharia e mirou em seus adversários favoritos.
Inicialmente a Record havia acertado, pois é, havia. Ontem a emissora que no domingo (30/05) ocasionou uma oscilação incrível nos números de todas as emissoras ao inverter os horários do “Programa do Gugu” e “Domingo Espetacular”, onde tamanha troca jogou uma pá de cal no SBT e ofuscou a Globo, voltou a registrar queda em seus índices.
Na Record, o “Tudo é Possível” registrou 6 pontos, em seguida o “Programa do Gugu” manteve os mesmos 9 da semana passada e o “Domingo Espetacular” fechou a noite com 12, um a menos que no domingo da mudança. O SBT e a Globo ganharam audiência da concorrente. Celso manteve os mesmos 7 e a vice, Eliana patinou e fechou com 6 e Silvio ganhou dois pontos em relação ao outro domingo, fechando com 10. Na Globo, o “Domingão do Faustão” fez 22, o “Fantástico” registrou 23, cinco a mais e o “S.O.S. Emergência” fez 15. O “Pânico na TV” ganhou um ponto e fechou com 11.
Alguns podem dizer que a Globo foi impulsionada pela cobertura da Copa da África, sim, também, mas e o SBT e a RedeTV? O fato é o seguinte, a Record fechou em terceiro com a Ana Hickmann e o “Domingo Espetacular” sem a pedofilia e seu sensacionalismo perdeu audiência. Além disso, o jornalístico da Record ficou em terceiro e quarto lugar por alguns minutos.
Vamos às constatações, se a Record estiver satisfeita porque a Ana vence a Eliana entre três e quatro da tarde está errada, pois na média geral perde pro SBT devido ao embate com o “Domingo Legal”. Se a Record estiver satisfeita por Gugu abrir apenas dois pontos de vantagem no confronto direto com Eliana, também está errada. Devem se esforçar para aumentar está vantagem pra só assim poder dizer que está consolidado no novo horário. Se o SBT com Eliana ficar do jeito que está, irá em breve ter que lutar para fechar na terceira colocação. Se pensarem que o “Domingo Espetacular” registrou boa média estão equivocados, fecharam com apenas um ponto de vantagem sobre a RedeTV que exibiu o “Pânico”.
Não se espantem se os números caírem mais e novas mudanças sejam colocadas em prática. E quando “A Fazenda 3” estrear, como fica? E com o horário político?
A Record e o SBT deve urgentemente ter uma estratégia de programação, alicerçadas no bom senso, mudar por mudar não resolve nada. O SBT virou terra de ninguém, dá pena da atual fase da emissora; já a Record por enquanto se diz satisfeita, mas até quando? Ontem o “Pânico na TV” e o “Programa Silvio Santos” mostraram que ainda tem público cativo suficiente pra empurrarem a emissora pra a terceira ou quarta colocação.
Devem se perguntar o porquê do título né? Pois bem, vou explicar. Tanto a Record quanto o SBT tem laranjas podres, que estão bichadas em suas cestas, cabem a cada uma excretar os elementos que estão perecíveis pra estes não estragarem as demais laranjas. Laranjas essas que não precisam ser citadas, pois todos já sabem do (e) que (m) se trata.
Assinar:
Postagens (Atom)