A Serra da Bodoquena é uma unidade de relevo situada no centro-sul do estado abrangendo os municípios de Jardim, Bonito, Bodoquena e Porto Murtinho. É na verdade um planalto com escarpas constituído por rochas carbonáticas puras. O contínuo trabalho da erosão dá forma ao planalto e por ela se desenvolve cavernas e rios de águas transparentes. Ao longo de seus rios, há formações calcárias denominadas tufas calcárias que estão em contínuo crescimento. Possui uma flora exuberante e pode-se observar suas grutas.
A gruta do Lago Azul se destaca das demais por possuir um lago subterrâneo de mais de 50 metros de profundidade com azul intenso. Foi descoberta por um índio Terena em 1924 e é considerada a maior cavidade inundada do planeta. Abriga fósseis de mamíferos como o tigre de dente de sabre e a preguiça gigante que viveram no período geológico do Pleistoceno de 6.000 a 10.000 anos atrás.
O Rio Sucuri é um dos locais aquáticos mais belos. As águas são tão transparentes que a visibilidade chega a dezenas de metros. Podem-se conferir essas belezas descendo o rio mergulhando com equipamento adequado ou pelo barco que desce o rio acompanhando os mergulhadores. É palco de peixes, nascentes, plantas exóticas e de densa vegetação.
A Praia da Fiqueira é uma área de extração de calcário que originou uma lagoa de águas correntes e areia branca. É 60.000m² que permite o visitante nadar, mergulhar e praticar vários esportes náuticos. O mergulho é um atrativo e tanto, pois no fundo da lagoa junto aos cardumes é possível ver destroços de um navio e um avião. O lugar possui 1.000m² de figueira que dá nome ao lugar.
Bonito - Mato Grosso do Sul