Erros gritantes no jornalismo do SBT
Parece que de nada adiantou a troca de direção de jornalismo do SBT. Continua tudo a mesma coisa. Vamos mostrar o que aconteceu ontem.
No enfadonho Boletim de Ocorrências continuamos tendo em Afanásio Jazadji, que ao invés de fazer comentários de bastidores da Polícia, igual faz Percival de Souza na Record, fica narrando o crime com as mesmas palavras de sua parceira Joyce Ribeiro. Ou seja, não tem serventia nenhuma o texto dele, além de não ser improviso igual Percival, mas, sim, leitura de teleprompter que é a contra tela onde os apresentadores lêem o texto. E ele continua gravado ao invés de ser ao vivo.
Quanto à Joyce, é bobagem até comentar, pois ela não foi feita pra improvisar, continua não tendo texto próprio de improviso e sua postura chega, muitas vezes, a ser lamentável quando cruza os braços em pé. Mas Silvio gosta muito dela e lá ela vai ficar. E o atual diretor de jornalismo, Luiz Gonzaga, não tem coragem de mexer no que Silvio determina.
No SBT Brasil, com apresentação de Gamberini e Analice, na abertura apresentam os dois sentados na bancada dando as manchetes e depois colocam os dois em pé entrando no cenário. Uma encenação tão verdadeira quanto uma nota de três reais.
Não tem explicação a troca de Paulo Nicolau por Luiz Gonzaga pra continuar tudo igual. A não ser que alguém, politicamente tenha indicado Luiz ao Silvio. E Silvio é muito sensível a indicações políticas. Não acreditem em mudanças no SBT. Quem dirige o jornalismo é Silvio. Ele determina a escalação e a linha editorial.
Nunca mais o SBT foi o mesmo depois que Silvio deixou de ter diretoria de programação que programava de verdade e traçava toda estratégia da grade. E a última vez que isto poderia ter acontecido, que era a parceria que Silvio assinou com Boni, na mesma madrugada, depois de ter assinado, Silvio voltou atrás e pediu pra Boni rasgar o contrato de parceria.
Incrível, mas é verdade, até as pessoas, jovens, que participam das comunidades do SBT no Orkut, tem mais noção de programação e perfil do SBT que o próprio Silvio. Vários desses jovens entendem mais de programação e perfil do SBT que o próprio dono da emissora. E não devem entender porque que Silvio não entende o que está tão evidente na programação.
Nada a fazer, pois a televisão é particular, Silvio é o dono e faz o que deseja, mesmo frustrando quem tanto gosta do SBT.