domingo, 25 de abril de 2010

CANDYMAN - O MISTÉRIO
Candyman

ANO:   1992
PAÍS:   EUADURAÇÃO:    98 minutosDISTRIBUIDORA:     DIREÇÃO:   Bernard Rose
ELENCO:     Virginia Madsen (Helen Lyle); Tony Todd (Candyman); Xander R. Berkeley (Trevor Lyle); Kasi Lemmons (Bernadette Walsh); Vanessa Williams (Anne-Marie McCoy)CARACTERÍSTICAS:    Colorido; Legendado/Dublado

SINOPSE:
     Helen Lyle é uma estudante que fica sabendo da existência de uma figura lendária que é invocada após seu nome (Candyman) for pronunciando cinco vezes diante de um espelho. Candyman é um fantasma vingativo que usa um gancho na mão e que o usa para matar as pessoas que o invocam. Helen não acredita na história e resolve fazer uma experiência...

CRÍTICAS:     Baseado em um conto de Clive Barker chamado "O proibido", disponível no volume 5 da coletânea "livros de sangue", Candyman é um filme de terror convincente, apesar de não ter as frases fortes e os repulsivos e eficientes cenobitas de Hellraiser. Dirigido por Bernard Rose, foi lançado em 1992 e conta a estória de Helen Lyle, uma acadêmica, que está trabalhando numa tese a respeito de lendas urbanas e suas pesquisas vão parar em um conjunto habitacional no subúrbio de Chicago, onde as pessoas sussuram estórias sobre o Candyman, um filho de escravos que foi castigado por brancos por envolver-se com a filha de um deles.
Há algum tempo ele vem assombrando o local, mutilando as vítimas mortalmente e causando pavor a todos que acreditarem na lenda; de que ele virá se você chamar seu nome cinco vezes em frente a um espelho.Helen,vendo ali um excelente material para sua tese, torna-se obsessiva, indo ao conjunto todos os dias, interrogando moradores, ganhando a antipatia de todos eles e envolvendo-se de uma tal maneira, onde ela não sairá ilesa.
Um fato muito importante foi o que Bernard Rose, ao produzir o roteiro, não se contentou em apenas reescrever a estória, ele criou toda uma mitologia em cima do candyman, que não existia no conto. A bela trilha sonora de Philip Glass contribui muito para criar a atmosfera necessária para que o espectador sinta o clima de terror barroco e primitivo, também é interessante tentar ler o conto, para ver quais elementos foram baseados nele, e quais foram criados por Rose.
Apesar de já terem se passado dez anos desde o lançamento do filme, ele ainda é eficiente e algumas cenas ficam gravadas na memória por um bom tempo.Houve duas sequências, a primeira é tolerável, mas não fique muito triste se perder a terceira (infelizmente, esse é a mais fácil de ser encontrada nas locadoras, por ser a mais recente) . Recomendo fortemente o primeiro filme,é uma boa diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTEM EM NOSSO BLOG, NOS AJUDE DANDO SUA OPINIÃO...