quinta-feira, 1 de abril de 2010

No dia 26 de abril de 2010, a Rede Globo completa 45 anos de existência, e por isso, neste ano comemorativo de quatro décadas e meia de vida, a emissora carioca estreia uma nova programação a partir de 4 de abril, a fim de comemorar tal evento, estando inclusos na nova grade vários projetos, novelas, séries e muito mais. Ao longo do ano, serão realizadas várias reformulações nos programas e jornalísticos da emissora, além, é claro, de pequenas mudanças na grade de programação, com eventos esportivos, eventos jornalísticos novos e tudo mais que o público brasileiro deseja ter em uma televisão de qualidade. Para isso, a transmissão da Globo em eventos como as Eleições de 2010 e a Copa do Mundo, entre outros acontecimentos, será exibida nos telejornais da emissora e em programas de entretenimento, fazendo com que a interatividade entre os campos diminua, tornando o processo de levar informação e credibilidade à população, em geral, se torne cada vez maior.
Entre os filmes que circularão nas sessões Sessão da TardeTela QuenteIntercineSessão BrasilSessão de SábadoSupercineTemperatura MáximaDomingo MaiorSessão de Gala eCorujão; e posteriormente em Festival de SucessosCinema Especial, estarão disponíveis sucessos como “Crepúsculo”, “Piratas do Caribe: O Baú da Morte”, “Carros”, “Transformers”, “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”, “Tá Dando Onda”, “Motoqueiro Fantasma”, “Os Simpsons – O Filme”, “Shrek Terceiro”, “Carga Explosiva 3”, “Super-Herói”, “Norbit”, “Jogo Entre Ladrões”, “Onde os Fracos Não Tem Vez”, “Antes Só do que mal casado”, “Babel” e o vencedor do Oscar de Melhor Filme, “Quem Quer Ser Um Milionário?”, além de muitos outros filmes inéditos. No cinema brasileiro, serão exibidos filmes como “Cidade dos Homens”, “Última Parada 174”, “Casa da Mãe Joana”, “Os Desafinados” e “O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias”. Durante o período de exibição da Copa do Mundo, a sessão Festival Nacional será exibida na Rede Globo, e levará às telinhas alguns dos melhores filmes nacionais, inéditos, como “Trair e Coçar é Só Começar”, “O Casamento de Romeu e Julieta”, “Saneamento Básico – O Filme”, “Verônica” e “Meu Nome Não é Johnny”, além de outros clássicos do cinema nacional.
Logo na semana de abertura da nova programação da Rede Globo, são escalados filmes de grande sucesso no cinema. Na Temperatura Máxima, o filme inédito “Carros” é exibido em alta definição, logo após “Os Caras de Pau”. A animação da Disney de 2006 é a atração da sessão vespertina dominical. À noite, após a estreia de “S.O.S. Emergência”, é a vez do Domingo Maior, em alta definição, com o filme “O Justiceiro”, de 2004, com John Travolta e Thomas Jane. Na Sessão de Gala, o inédito “Maria Antonieta” é exibido em alta definição contando a história da rainha da França aos 19 anos, até sua morte na guilhotina no período da Revolução Francesa. A partir de segunda-feira, a Sessão da Tarde vem com grandes sucessos do cinema, como opções para toda a família. O filme “Wendy Wu: A Menina Kung Fu”, inédito e em alta definição, será exibido no dia 5. Na terça-feira, será exibido “O Pequeno Stuart Little 2”, e na quarta, o brasileiro “Didi, O Caçador de Tesouros”. Outro filme inédito será exibido na quinta-feira na “Sessão da Tarde”, “Belas e Mimadas”, em alta definição. E na sexta-feira, o grande clássico das histórias infantis, “Peter Pan”, será exibido na mesma sessão. Na Sessão Brasil, exibida nas segundas-feiras, após o “Programa do Jô”, será exibido o longa nacional “Vestido de Noiva”, com Marília Pêra, Letícia Sabatela e Simone Spoladore. No Intercine, o esquema de votação será mantido, e nesta semana estarão disponíveis para a votação: “O Pagamento” e “Ali” na terça-feira, ambos em alta definição; “A Gangue Está em Campo” e “Amor a Três”, na madrugada de quarta para quinta-feira; “Duelo de Titãs” e “Peixe Grande”, de quinta para sexta-feira; e “Regras do Jogo” e “Starsky & Hutch – Justiça em Dobro” na madrugada de sexta-feira para sábado, sendo o segundo exibido em alta definição. No sábado, muita comédia e aventura na Sessão de Sábado e filmes para alegrar as noites de sábado para domingo com o Supercine. Tudo isto a partir do próximo domingo.
Logo no começo da manhã do domingo, 4 de abril, às 6h, abrindo a nova programação da Rede Globo, o Santa Missa em Seu Lar, com o Padre Marcelo Rossi, irá abençoar esta estreia da emissora para a nova fase que se abre. A celebração dominical comemorará neste dia o Domingo de Páscoa numa confraternização especial juntamente com os presentes no Santuário e, também, com os telespectadores que celebrarão a Páscoa.
A série Sagrado continua no ar, com mais famosos participando dos programas exibidos de segunda a sexta-feira e com Ana Maria Braga apresentando a edição dominical, logo após a “Santa Missa em Seu Lar”. Novos temas, sempre com amplas discussões em seus conteúdos, serão abordados por todas as religiões que fazem parte do programa: catolicismo, protestantismo, islamismo, judaísmo, espiritismo, budismo e as religiões afro-brasileiras.
Sendo exibido após a série “Sagrado”, o programa Globo Comunidade também sofrerá algumas reformulações. O programa estará mais dinâmico em 2010, abordando assuntos diversos em sua totalidade, se tornando uma verdadeira revista eletrônica comunitária. Em São Paulo, onde não há este programa, o Antena Paulista, de Carlos Tramontina também irá tratar dos mais diversos assuntos, inclusive pontos de referência na capital paulista, e entrando no clima de datas festivas, como alguns feriados e datas comemorativas, e dará dicas do que se fazer na capital em sessões de férias nos meses de julho e dezembro. Em Minas Gerais, o Globo Horizonte irá fazer o mesmo: abordar cultura, lazer, ciência, artes, tecnologia e os mais derivados assuntos em sua nova fase, com a apresentadora Renata do Carmo.
Com temas cada vez mais diversos, o Pequenas Empresas & Grandes Negócios, com novo cenário e mais interatividade desde dezembro, irá manter o seu, já tradicional, estilo de informação com o comando de Esther Jablonski. Nesta nova fase, há 21 anos na emissora, o “PEGN” lembra que foi criado com o objetivo de ser um aliado das pequenas e médias empresas, cumprindo bem essa finalidade. Histórias de empresas que sofreram algo em seu passado e que se reergueram consideravelmente, também serão contadas no programa. Portanto, todos os médios e pequenos empresários que fizeram seus negócios a partir do programa irão dar seus depoimentos ao “PEGN” ao final de cada programa, principalmente com frases de sucesso que marcaram suas vidas na área comercial. Logo na estreia da nova programação da emissora, “PEGN” mostra como os pequenos e médios empresários conseguem turbinar seus negócios com a proximidade da Copa do Mundo. Além disso, o mercado da terceira idade também será tema do programa no domingo, 4 de abril.
Renato Aragão estreia a temporada 2010 com Aventuras do Didi, no dia 04 de abril, logo após o “Esporte Espetacular”. No ano em que o personagem Didi completa 50 anos, ele coloca o pé no futuro e leva a história para 2100. Na trama futurística, um grande empreendedor do ramo das telecomunicações, chamado Cristóvão Gates (José Victor Castiel), e suas três filhas, Marilyn (Naiumi Goldoni), Crace (Lua Blanco) e Uma Rita (Lynn Court), moram em uma casa repleta de tecnologias avançadas. O empresário contrata Didi e seus amigos para trabalhar na propriedade e eles descobrem a existência de um laboratório com recursos de ponta, incluindo uma máquina que liga a realidade ao mundo virtual. Didi se arrisca a viajar para a outra dimensão e lá se apaixona por Cariniana (Michelle Birkhouer), uma heroína que foge de guerreiros da floresta. “Aventuras do Didi” tem redação final e direção-geral de Guto Franco e direção de núcleo de Jayme Monjardim.
Logo após o programa “Aventuras do Didi”, aos domingos, Leandro Hassum e Marcius Melhem apresentam a nova temporada de Os Caras de Pau. O programa traz a cada capítulo seis esquetes com uma visão bem humorada de um tema do cotidiano. Pedrão (Marcius Melhem) e Jorginho (Leandro Hassum) trazem assuntos como festa, academia, saúde, tecnologia, medos, dia das mães, futebol, entre outros. No domingo de Páscoa, eles apresentam o episódio ‘Ovos do ofício’, a dupla tenta encontrar formas de celebrar a data sem gastar muito dinheiro, mas, como de praxe, se metem em muitas confusões, causando alegria para o público brasileiro. No elenco, se revezando em papéis diversos, estão Milena Toscano, Paulo Carvalho, Mayara Lepre, Roberta Rodrigues, Marcos Holanda, Miguel Nader, Augusto Madeira, André Dale, Candido Damm, Maíra Charken, Jorge Teixeira, Josie Antello e Patricia Pinho. A atração tem redação final de Chico Soares e Marcius Melhem, direção-geral de Márcio Trigo e direção de núcleo de Marcos Paulo.
Logo após o futebol, é a vez do Domingão do Faustão estrear com um cenário totalmente transformado, que se destaca por uma estética moderna com um grande painel de LED que ocupa todo seu perímetro. O programa passa a ter somente uma parte e novos quadros e atrações entram na programação. Em 2010, o apresentador Fausto Silva anuncia uma nova edição do concurso “Dança dos Famosos”, o qual já possui Stênio Garcia e Fátima Bernardes confirmados no elenco; bem como as disputas “Sufoco” e “Maratoma do Faustão” – que também terão a participação de artistas como a ex-BBB Priscila Pires, Elaine Mickely, Ícaro Silva, Vitóira Frate e Roberta Rodrigues e uma temporada com novos games, a partir do segundo semestre. Outra novidade é uma competição de família, em que pais e filhos participam de provas em um cenário monstruoso, dando a impressão de que são bem pequenos. “Domingão do Faustão” tem direção de Ulysses Cruz, direção de criação de Márcio Trigo e direção-geral de Jayme Praça.
Em 4 de abril, após o “Fantástico”, é a vez da estreia do seriado S.O.S. Emergência, uma sitcom que conta a história da divertida e inusitada rotina dos profissionais do hospital Isaac Rosenberg, trazendo humor às relações entre médicos e pacientes. Os personagens da série trabalham no hospital e recebem, a cada episódio, pacientes variados. No elenco fixo estão Dra. Michele (Marisa Orth), Dr. Wando (Bruno Garcia), Dr. Solano (Ney Latorraca), Dra. Veruska (Maria Clara Gueiros), o enfermeiro Anderson (Fábio Lago), a assistente social Dra. Evelin (Fernanda de Freitas), Dr. Brenon (Hugo Possolo), Dr. Stênio (Cláudio Mendes), os residentes Diego (Pedro Henrique Monteiro) e Cissa (Renata Tobelem) e a recepcionista Rosário (Mariana Bassoul).
Para estrear na nova programação da Globo, o Mais Você virá completamente reformulado, também. O programa continuará com o mesmo cenário, perto da Mata Atlântica, e terá apenas alguns detalhes reformulados na “casa de cristal” para um melhor aconchego dos convidados de Ana Maria Braga. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre saúde e finanças, dois novos quadros: em “E aí, Doutor?”, um médico fala das novidades da área médica e ajuda a esclarecer dúvidas do público; em “Será Que Eu Posso?”, um especialista em finanças participa do programa com dicas de como lidar com o dinheiro. Outra novidade é “Meu Dono de Estimação”, que traz a apresentadora contando histórias curiosas de animais de estimação e seus donos. E em abril, Ana Maria Braga arruma as malas e parte para a Ilha da Madeira, em Portugal, para realizar uma série de matérias sobre as belezas e os costumes locais. O “Mais Você” também continuará tratando de pautas jornalísticas mais sérias, e para isso, a jornalista Sandra Annenberg estará fazendo participações na equipe do programa, sempre que requisitada por Ana Maria, assim, o programa pode continuar a ter informações jornalísticas de qualidade, assim como as herdadas do “Bom Dia Brasil”, telejornal que antecede o programa. Temas atuais sempre serão pauta fixa do programa, assim como o entretenimento de programas da emissora, como novelas e programas de variedades que fazem sucesso com o grande público, como a Copa do Mundo, quando o evento estiver ocorrendo na África do Sul. Portanto, a presença de funcionários da Rede Globo como atores, diretores, jornalistas, apresentadores, cantores e funcionários em geral. O “Ligue Mais Você” também deve continuar na programação, e a exemplo de 2009, histórias do público poderão ser mostradas no programa. A atração tem a direção de núcleo de J.B. Oliveira, o Boninho, e direção-geral de Vivi de Marco.
TV Globinho também possuirá algumas mudanças, trazendo novidades para o público no dia 5. Além de novos apresentadores como Miguel Rômulo e Jéssika Alves, a série da Disney “Zack & Cody: Gêmeos a Bordo” foi adquirida pela emissora. Outra novidade é o desenho substituto de “Três Espiãs Demais”, sucesso durante muitos anos na tela da “TV Globinho”. O desenho que é uma continuação da saga de Clover, Alex e Sam, “Incríveis Espiões”, também foi adquirido pela Rede Globo. Além disso, toda a franquia de “Dragon Ball” foi renovada até o ano de 2011; novos desenhos como “A Escola de Susto do Gasparzinho”, “Tico e Teco e os Defensores da Lei”, “Power Rangers Ultraveloz”, “O Segredo dos Animais” e “Os Pinguins de Madagascar” devem estrear durante o ano; e o cenário da atração será completamente renovado. O ambiente do palco será combinado com as texturas das animações e servirá de apoio para a interação dos apresentadores com os desenhos. Tudo isso com muitas cores, baseadas na nova logomarca do programa, que será uma peça feita em três dimensões.
A partir do dia 05, o Vídeo Show dá início às comemorações dos 45 anos da Rede Globo. Os apresentadores Ana Furtado, André Marques, Fiorella Mattheis, Geoavanna Tominaga e Luigi Baricelli vão relembrar momentos marcantes da televisão em quadros como “Revirando o Baú” e “Túnel do Tempo”. Os repórteres Bruno De Luca, Cissa Guimarães e Thalita Rebouças não ficarão de fora desta celebração e trarão matérias sobre as novidades da emissora neste ano. O “Vídeo Show” tem a direção de núcleo de J.B. de Oliveira, o Boninho, e a direção-geral de Carlos Magalhães.
Logo após o “Vídeo Show”, está no ar a sessão Vale a Pena Ver de Novo, com a reprise do sucesso das seis, Sinhá Moça. A novela estreou no dia 15 de março, algumas semanas antes da estreia da nova programação da emissora, mas também está dentro da grade da Globo para o ano de 2010. “Sinhá Moça”, como se vê, conta com um elenco primoroso com Débora Falabella, Danton Mello, Osmar Prado e Patrícia Pillar como protagonistas. A direção-geral é de Rogério Gomes e a direção de núcleo da trama foi incumbida a Ricardo Waddington. “Sinhá Moça” fora reescrita em 2006, sendo adaptada pelas irmãs Edmara e Edilene Barbosa, filhas do autor Benedito Ruy Barbosa, que foi o supervisor de texto da segunda versão da novela que atualmente é apresentada no “Vale a Pena Ver de Novo”.
Logo após a segunda edição do “Globo Notícia”, entra no ar Malhação ID, a novela-teen da Rede Globo que já está em sua 17ª temporada. A atual temporada de “Malhação”, que conta com Fiuk e Cristiana Peres como protagonistas tem seu término previsto para julho de 2010. Sendo assim, “Malhação ID” que possui Ricardo Hofstetter como autor será substituída pela 18ª temporada do seriado, o qual será escrito por Emanuel Jacobina, autor original de “Malhação”, que reformulará completamente a trama, contando, ainda, com temas que são mais complexos na vida de jovens e adolescentes brasileiros. A direção-geral trará a volta de Ricardo Waddington ao seriado, assim como em outras temporadas de “Malhação”.
A próxima trama das seis, Escrito nas Estrelas, com autoria de Elizabeth Jhin, estreia dia 12 de abril, na Rede Globo. Uma linda história de amor que desafia os limites entre o plano físico e o espiritual. Será que a força de um grande amor é capaz de ultrapassar a barreira que nos separa dos mistérios de uma outra vida? A história fala do sentimento mais antigo experimentado pela humanidade, mas aborda também uma questão ética cada vez mais atual e premente. As conquistas no campo da ciência genética proporcionaram ao homem a possibilidade de decidir sobre a Vida, sobre qual ser humano deve ou não nascer. Mas até que ponto nos será permitido manipular vidas humanas como se fossemos deuses? O que sabemos das conseqüências que esse “poder” proporcionado pela ciência pode nos acarretar em termos espirituais? Dr. Ricardo (Humberto Martins), um homem poderoso perde o único e adorado filho, Daniel Águila (Jayme Matarazzo), em um acidente. Após algum tempo descobre que o rapaz havia congelado o sêmen antes de morrer. A partir daí decide ir à caça da “mulher ideal”, digna de ser inseminada e tornar-se a mãe de seu neto. Só que o destino está prestes a lhe pregar uma peça. Quando finalmente a inseminação é feita e a jovem escolhida, Vivianne (Nathália Dill), engravida o homem se descobre perdidamente apaixonado por ela. A partir daí uma situação insólita e surpreendente vai dar um rumo eletrizante à historia: o espírito do rapaz passa a rondar a família e, apesar de estarem em planos diferentes, pai e filho irão disputar o amor da mesma mulher. Esta história, que tem um lado espiritualista muito forte, vai encantar, emocionar e fazer rir, mexendo com nossas fantasias e com a esperança de que, afinal, como diz a canção “a vida não é só isso que se vê, é um pouco mais…” na verdade muito mais… Com direção de núcleo de Rogério Gomes e direção de Pedro Vasconcellos, Marcelo Travesso e Luiz Antônio Pedro, essa história conta com um elenco primoroso. Entre os atores presentes estão Débora Falabella, Carolina Kasting e Zezé Polessa como as três antagonistas de “Escrito nas Estrelas”, que ainda terá Alexandre Nero interpretando Gilmar, que fará Vivianne sofrer ainda mais em suas mãos, sendo que a moça fora abandonada pela mãe e seu pai (Murilo Grossi) é viciado em jogo, fazendo com que Vivi tivesse que cuidar da casa. Bianca Byington, Marcelo Faria, Carlos Vereza, Jandira Martini, Manuela do Monte, Giovanna Ewbank, André Gonçalves, Antônio Calloni, Walderez de Barros, Suzana Faini e Carol Castro também fazem parte do elenco da substituta de “Cama de Gato”.
A partir do segundo semestre de 2010, a Globo estreia a próxima novela das sete: Ti Ti Ti, que será um remake da trama de sucesso escrita por Cassiano Gabus Mendes em 1985, além de contar também com a novela “Plumas & Paetês”, escrita pelo mesmo autor no ano de 1980. A autora Maria Adelaide Amaral, fazendo duas novelas em uma, irá também marcar sua volta às novelas, sendo que a última escrita por ela fora “Anjo Mau”, em 1997, depois fazendo, apenas, minisséries e seriados. Em “Ti Ti Ti”, As rivalidades entre Ariclenes Almeida (Murilo Venício) e André Spina (Alexandre Borges), que vêm desde a infância, se tornam mais acirradas quando Ari resolve entrar no terreno profissional de André, um conceituado estilista da sociedade paulistana, conhecido como Jacques Leclair. No elenco do remake de “Ti Ti Ti” estarão presentes, ainda, Malu Mader, Guilhermina Guinle, Ísis Valverde, Caio Castro, Elizângela, Carolina Ferraz, Alessandra Negrini, Tato Gabus Mendes, Marco Pigossi, Leopoldo Pacheco, Mariana Rios, Marcos Frota, Dira Paes, Giulia Gam, Fernanda Souza, Luís Gustavo e Christiane Torloni. A próxima trama das sete será dirigida pelo núcleo de Jorge Fernando e deve estrear em julho, após o período da Copa do Mundo.
No horário nobre, a principal atração do País, a novela das oito da Globo, “Viver a Vida”, tem seu fim anunciado para 14 de maio. Sendo assim, em 17 de maio, estreia Passione, de Sílvio de Abreu com o núcleo de Denise Saraceni e a direção de Carlos Araújo, Luiz Henrique Rios, Allan Fiterman, Natalia Grimberg e André Câmara. A trama central de “Passione” gira em torno de Bete Gouveia (Fernanda Montenegro), mãe de três filhos – Saulo (Werner Schunemann), Gerson (Marcello Antony) e a caçula Melina (Mayana Moura) – que descobre que seu outro filho, que pensava que estava morto, está vivo. Bete descobre tal segredo quando o marido, Eugênio (Mauro Mendonça), está morrendo e resolve falar toda a verdade para a esposa. Do outro lado do mundo, vive o italiano Totó (Tony Ramos), viúvo, que se surpreende ao saber que sua verdadeira mãe está viva e mora no Brasil. A revelação causará tantas reviravoltas na trama que nada será como antes… Em um efeito dominó, a vida das duas famílias, na Itália e no Brasil, da Metalúrgica Gouveia, dos amigos e até a dos vizinhos sofrerá as consequências do desenrolar desta história. E, como existe uma herança em jogo, com dinheiro e poder envolvidos, há quem identifique aí a sua grande chance. E quando aparecem os dois grandes vilões da história, Fred (Reynaldo Gianecchini) e Clara (Mariana Ximenes), ambiciosos, amorais e dispostos a tudo para saírem da pobreza em que vivem. “Passione”, além dos atores citados, possui um grande elenco. Nele estão presentes: Aracy Balabanian, Carolina Dieckmann, Rodrigo Lombardi, Cleyde Yáconis, Elias Gleizer, Leonardo Villar, Irene Ravache, Francisco Cuoco, Vera Holtz, Bruno Gagliasso, Gabriela Duarte, Daniel de Oliveira, Maitê Proença, Bianca Bin, Cauã Reymond, Kayky Brito, Larissa Maciel, Emiliano Queiroz, Leandra Leal, Ricardo Pereira, Marcelo Médici, Germano Pereira, Tammy di Calafiori, Fernanda Rodrigues, Daisy Lucidi e Gabriel Wainer. A novela, ainda, recebeu a bênção do Papa Bento XVI, quando foi para Roma. Tal momento será mostrado logo nos primeiros capítulos da novela.
O longa norte-americano de grande sucesso nos cinemas de todo o País, “Homem-Aranha 3”, será exibido na abertura da Tela Quente 2010, no dia 5. Peter Parker (Tobey Maguire) encontra o equilíbrio entre sua devoção a M.J. e suas obrigações de super-herói. Mas quando sua roupa de Homem-Aranha torna-se negra e aumenta seus poderes, ela também transforma Peter em uma pessoa arrogante e negligente com quem ama. Enquanto isso, dois vilões se unem para arquitetar uma vingança contra o Homem-Aranha.  Sam Raimi  dirige a obra e o elenco que conta com Tobey Maguire além de Kirsten Dunst, James Franco e  Thomas Haden Church.
Programa do Jô já voltou com entrevistas inéditas desde o dia 15 de março. Jô Soares trará ainda mais informação e diversão nas noites de segunda a sexta-feira. As mudanças serão notadas ao longo da programação: toda a equipe, que inclui o Sexteto, estará de uniforme novo, detalhes no telão e no cenário também farão diferença em 2010, além da volta do quadro “Meninas do Jô” no decorrer do ano e da mudança na famosa caneca do Jô.
Na terça-feira, 6 de abril, quem assume as novidades do humor é a turma do Casseta e Planeta, Urgente!, que trará vários quadros novos para 2010 e continuará com os sucessos já mostrados pelo programa em anos anteriores. Entre as novidades do programa, estarão os quadros “Os Merds”, “PISC – Polícia de Investigação Sub-Científica”, “Doutor Palhaço” e “Comando Powerzão”. O time formado por Maria Paula Fidalgo, Beto Silva, Cláudio Manoel, Helio de La Peña, Hubert, Marcelo Madureira e Reinaldo com a direção de José Lavigne volta ao ar no dia 30 de abril, logo após “Viver a Vida”, continuando a paródia da novela, “Vim Ver Artista”, parada desde o fim do ano de 2009. Com os passaportes carimbados para a África do Sul, a equipe do programa irá à Copa do Mundo quando o evento estiver ocorrendo. Além disso, a equipe do programa lança uma campanha: “Dunga Bom Dia”, que será a primeira enquete da atração neste ano.
O dia-a-dia de uma equipe de policiais que tem como trabalho investigar os desvios de conduta da própria instituição é o tema central de Força-Tarefa, em sua segunda temporada da série que reestreia em 6 de abril, logo após a exibição de “Casseta e Planeta, Urgente!”. Escrita por Fernando Bonassi e Marçal Aquino, com direção geral de José Alvarenga Jr. e direção de Mário Márcio Bandarra, o programa traz um time de sete profissionais que utilizam a inteligência acima da força para desvendar crimes cometidos por aqueles que um dia juraram fazer cumprir as leis. Sob o comando do Coronel Caetano (Milton Gonçalves) estão o Wilson (Murilo Benício), Selma (Hermila Guedes), Jorge (Rodrigo Einsfeld), Irineu (Juliano Cazarre), Oberdan (Henrique Neves) e Genival (Osvaldo Baraúna). A trama traz ainda personagens que integram o universo de Wilson: a namorada Jaqueline (Fabíula Nascimento) que ficará grávida dele nesta segunda temporada, o informante Samuca (Nando Cunha) e a figura de Jonas (Rogério Trindade). Com mais cinco minutos no ar, e prometendo mais agilidade, tiros e emoção, alguns atores como Ana Lima, Jackson Antunes, Fernanda Paes Leme e Suzana Pires farão participações especiais durante os dez episódios de “Força-Tarefa”.
Também no dia 6 de abril, Caco Barcellos e a equipe do Profissão Repórter voltam com novidades. Entre estas, estarão a estreia de dois jornalistas recém-formados, vindos do programa de estágio da TV Globo. São eles: Eliane Scardovelli e Theo Ruprecht; e uma nova cara para nosso site, que também ganha ferramentas inéditas de interação com o público. O programa mostra os fortes contrastes de uma mesma notícia, em diferentes ângulos, diferentes maneiras. É a própria ação que conta a história e os jovens repórteres participam de todas as etapas da produção, desde a busca de informações para seleção do tema até a edição final. O caos das chuvas em São Paulo, por exemplo, será um dos temas do programa neste ano, visto que o próprio carro da equipe foi atingido por uma árvore que caiu por sobre o veículo, assim como o carnaval discreto de São Luís do Paraitinga.
Programa já tradicional das noites de quinta-feira, A Grande Família retorna dia 08 em seu décimo ano. Nesta temporada, Lineu continua sendo o ponto de equilíbrio da família Silva, vivendo histórias hilariantes na repartição, ao lado de seu enrolado chefe, Mendonça (Tonico Pereira). Já a rotina de Nenê (Marieta Severo) e Bebel (Guta Stresser) muda com uma novidade: a matriarca começa a trabalhar e terá que cortar um dobrado para dar conta também da casa. E enquanto Agostinho (Pedro Cardoso) faz de tudo para ser deputado, com o mecânico Paulão (Evandro Mesquita) como seu cabo eleitoral, Tuco (Lucio Mauro Filho) finalmente ingressa na faculdade, embora continue levando a vida sem grandes compromissos, sonhando com uma carreira artística e desejando ser uma celebridade. Seu namoro com Gina (Natalia Lage) continua firme e a presença cada vez mais constante da jovem em casa provoca ciúmes em Nenê. O pasteleiro Beiçola (Tonico Oliveira) mantém o envolvimento com a invejosa Abgail (Marcia Manfredini), e segue apaixonado pela esposa de Lineu. Logo no episódio de estreia, Agostinho decide ajudar a comunidade construindo, no lugar do brejo do Paivense, o “Complexo Aquático Oduvaldo Carrara”. O problema é que ele quer usar o ‘piscinão’ como plataforma para se candidatar a deputado. Lineu se revolta com a atitude do genro, pois no local ficam diversas pererecas que devem ser preservadas em seu habitat, e cria o movimento “Salve as pererecas”. Com redação final de Bernardo Guilherme e Marcelo Gonçalves e escrito com colaboração de Adriana Falcão, Max Malmann, Claudia Jouvin, Mauricio Rizzo, Claudio Torres, Mariana Mesquita e Monsieur Leblon, o programa tem direção-geral de Maurício Farias.
Nas noites de quinta-feira, logo após “A Grande Família” quem estreia no horário nobre é a equipe de uma redação de revista de fofocas direcionada ao público feminino, do tipo que “invade necrotério para fotografar o morto” – palavras do autor Miguel Falabella para definir o seu mais novo seriado -, A Vida Alheia, que possui Cininha de Paula na direção-geral e de núcleo. No elenco de “A Vida Alheia” estarão presentes Cláudia Jimenez, Marília Pêra, Danielle Winits, Paulo Vilhena, Silvia Massari, Carlos Gregório, Sandro Christopher, Guilherme Trajano e a participação da modelo Isabeli Fontana e da atriz Juliana Knust. Em um dos episódios do seriado, Juliana Knust interpretará uma ex-BBB que fará de tudo para prolongar seus 15 minutos de fama, e para isso utilizará a revista de Alberta Peçanha (Cláudia Jimenez) cuja dona é Catarina Faissol (Marília Pêra), que possui um visual completamente inspirado em Miranda (Meryl Streep), do filme “O Diabo Veste Prada”. “A Vida Alheia” estreia no dia 8 de abril, prometendo muito humor para as suas noites.
Sendo exibido semanalmente às quintas-feiras, logo após “A Vida Alheia”, o programa Globo Marestreia na grade da emissora a partir de 8 de abril. O programa jornalístico reúne elementos de grandes reportagens e os bastidores e dificuldades da produção para mostrar a riqueza e a vida no extenso litoral brasileiro. A bordo de um barco, os repórteres Mariana Ferrão e Ernesto Paglia viajarão pelo país e se alternarão em reportagens que misturam aventura e informação, para explorar uma parte do Brasil pouco conhecida. Eles visitarão paraísos ecológicos como o Atol das Rocas (RJ), descobrirão praias de ondas gigantes e acompanharão o dia a dia em uma plataforma de extração de petróleo em alto-mar, por exemplo. A cada programa, um biólogo marinho e um convidado especial, conhecido do público, acompanharão as expedições. “Globo Mar” terá um tema diferente a cada semana que for exibido e será totalmente gravado no mar com três câmeras. Um dos primeiros episódios mostra as equipes de reportagem que passaram quatro noites em um navio pesqueiro com uma tripulação de 20 pessoas, acompanhando a angústia e as dificuldades do trabalho no mar.
Escrita por Fernanda Young e Alexandre Machado, Separação?! estreia no dia 9 de abril, logo após o “Globo Repórter”. O seriado irá acompanhar o divórcio de um casal que se separa, mas não consegue desfazer os laços do casamento; casal o qual será interpretado por Débora Bloch e Vladimir Brichta. O novo programa da Globo será dirigido por José Alvarenga Jr., e nesta primeira temporada, além do elenco fixo formado por Kiko Mascarenhas, Rita Elmor, Marcelo Várzea, Cláudia Ventura e Cristina Mutarelli; participações especiais de atores especialmente convidados serão constantes.
Completando 20 anos no ar em 2010, o programa Globo Ecologia virá com mais novidades neste ano. O programa de Max Fercondini mostra exemplos de preservação da natureza e de educação ambiental, com o objetivo de conscientizar o telespectador sobre a importância do meio ambiente. Também mostra os problemas como a devastação, a poluição, o desperdício e o descaso em relação ao patrimônio natural brasileiro. E assim continuará fazendo em 2010, com diversos temas que farão com que o grande público possa participar através de e-mails e comentários no site do “Globo Ecologia”.
No Globo Universidade, algumas mudanças ocorrerão. Anteriormente, o programa era apresentado por André Curvello e Bianca Rothier numa única edição. A partir de agora, os dois irão se revesar a cada programa. E para comemorar o aniversário de dois anos do “Globo Universidade”, gravações na África do Sul foram feitas e serão exibidas logo no começo de abril, na data comemorativa da atração.
No dia 10 de abril, o Ação estreia novo cenário, construído dentro do conceito de sustentabilidade: com madeira certificada na confecção dos painéis e no mobiliário artesanal fabricado no interior de Minas. Nos elementos gráficos, uma colméia representa as pessoas organizadas para o bem comum. O “Ação”, apresentado por Serginho Groisman, estreia o novo visual mostrando o trabalho do Instituto BioAtlântica.  A ONG desenvolve um projeto de conservação e restauração de áreas remanescentes da Mata Atlântica. O “Ação” vai ao ar aos sábados, logo após o “Globo Universidade”.
A nova temporada de Hannah Montana está confirmada para ser exibida logo após a “TV Globinho”, aos sábados pela manhã. A Rede Globo também adquiriu novos seriados. São eles: J.O.N.A.S,Sonny Entre EstrelasiCarly, os seriados infanto-juvenis, da emissora. Um outro seriado de sucesso internacional que virá para o Brasil, a ser exibido na Globo, será o norte-americano Glee, série do gênero comédia musical, que será transmitida pela Rede Globo. Outras que foram adquiridas pela emissora neste ano são Lie To MeFlashForward e a série Os Simpsons, teve seu contrato renovado pela Rede Globo para este ano.
O sábado, 10 de abril, marca a volta da TV Xuxa. Para o ano de 2010, o programa comandado por Xuxa Meneghel volta com quadros novos e retoma os consagrados no ano anterior, tendo seu tempo de exibição aumentado em alguns minutos. O cenário foi completamente reformulado e agora possui fotos de programas do ano passado da apresentadora em cada canto de todo o local. Logo para estrear, haverá o “Concurso de Dança de Rua”, que recolhe jovens que praticam dança de rua, maiores de 16 anos, para participarem do concurso especial que há de ser realizado pela produção do programa. Alguns quadros de entretenimento devem continuar sendo exibidos, esporadicamente, durante todo o ano. Uma outra novidade na “TV Xuxa” será a inauguração de um quadro no qual a produção da atração sairá por todo o País em busca de estudantes de moda. Num total de três eliminatórias, o melhor escolhido fará a produção de roupas de um editorial de uma revista, além do prêmio em dinheiro e de ser encaixado como ajudante de um estilista bem conceituado. No programa de estreia, Paulinho Vilhena e Juliana Paes estarão no quadro “Meninas x Meninos”, além da participação da cantora Maria Gadú e de André Gonçalves e Humberto Martins, que gravaram o quadro “Famosos Anônimos”. No quadro “Fã de Carteirinha”, qualquer fã de algum artista brasileiro poderá participar, seja da TV, da música ou do esporte. A atriz protagonista de “Cama de Gato”, Camila Pitanga, também estará na estreia da atração. A direção do programa também mudará, marcando a volta de Roberto Talma ao “TV Xuxa” neste ano.
Logo após o “Jornal Hoje”, Angélica traz novidades para o Estrelas. E se prepara para revelar detalhes inusitados da rotina de seus convidados. Este ano, o público irá conferir, por exemplo, como Luana Piovani consegue conciliar a agenda atribulada com aulas de balé clássico, um de seus exercícios físicos preferidos, e como Evandro Mesquita consegue conciliar agendas de shows e gravações com um programa semanal que não abre mão: a ida à feira. E para estrear um esquete que mistura entrevista e ficção, a apresentadora recebe José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Para o bate-papo, ele incorpora seu famoso personagem e tem como assistente o humorista Rodrigo Fagundes, admirador de seu trabalho. “Estrelas” tem direção de núcleo de J.B. de Oliveira, o Boninho, e direção-geral de L.P. Simonetti.
No Caldeirão do Huck, que será exibido logo após a “Sessão de Sábado”, ocorrerá o começo da fase final da quarta temporada do “Soletrando”, que se iniciou em 13 de março. O campeonato, que reúne 27 estudantes de todo o país, este ano, tem um novo desafio: as mudanças ocorridas na reforma ortográfica, que são incluídas na primeira rodada de cada etapa do jogo. A bancada de jurados, além do professor Sérgio Nogueira, ganhou reforço da escritora Thalita Rebouças. Com a comemoração de 10 anos de “Caldeirão”, toda a história da atração será revisitada durante todo o ano, e ainda hão de ter várias viagens internacionais, como a feita ao Havaí no início do ano, e a próxima que será realizada em Miami; e quem voltará ao programa é o quadro “Pulsação”, que terá como tema a trajetória dos 10 anos do programa.
Com a grade de programação da TV Globo de 2010, o Zorra Total inaugura novos quadros e apresenta ao público novos talentos. Chico Anysio está em “O Condomínio dos Vampiros”, e revive o vampiro Bento Carneiro como síndico do local. Outra novidade é a parceira de Helga Nemeczyk e Nelson Freitas, em “Dada e Dodo”. Eles interpretam Dorinha e Darcênio, recém-casados que precisam se adaptar à vida a dois. Nelson Freitas também é o astro de “O Viajante do Futuro”, em que tenta voltar ao passado da história do Brasil para consertar os problemas que estão por vir. “Visita me irrita” é o bordão de um novo quadro com Mariana Santos e Marcos Wainberg, vivendo o casal Catarina e Oswaldo. Ela é uma excelente dona de casa, mas que não gosta de receber visitas, o que deixa seu marido irritadíssimo. “Zorra Total”, que tem direção geral de Maurício Sherman e redação final de Daniel Adjafre e Gugu Olimecha, traz ainda quadros já tradicionais da atração como Lady Kate, Juninho Play e as crianças do “Vamos Brincar de quê?”.
Em 2010, o Altas Horas também comemora 10 anos e para o aniversário Serginho Groisman prepara surpresas ao longo do ano. O início das comemorações foi marcado por um programa especial, exibido no último dia 13, direto da tenda do Cirque du Soleil, em São Paulo. Nas próximas semanas, o “Altas Horas” vai estrear novo cenário, ainda em formato de arena, mas com a plateia mais próxima dos convidados e do apresentador, além de atrações novas e reportagens que Serginho realizará no Brasil e no exterior. Durante os programas deste ano, Serginho irá mostrar jovens que participaram do “Altas Horas” ao longo da última década: o que mudou em suas vidas, o que estavam fazendo antes e o que estão fazendo hoje. Outro quadro será “Minha Adolescência”, em que artistas e músicos irão contar histórias sobre esse período da vida, além de mostrar fotos, filmes e objetos que marcaram sua adolescência. O “Altas Horas” também fará uma mostra de “Filmes Toscos”, que deverão ser enviados pelos telespectadores através do site do programa. E o “Púlpito 2010” sairá do estúdio e rodará o país para ouvir o que os jovens têm a dizer.
Num ano de eleições, a Globo reprisa uma minissérie durante a exibição do horário eleitoral gratuito, às 23h, como os feitos nos anos de 2002 e 2006, por exemplo. Até o momento, a escolhida para ser reprisada é A Muralha, escrita em 2000, por Maria Adelaide Amaral, com a colaboração de João Emanuel Carneiro e a direção de Denise Saraceni e Carlos Araújo, com a direção de núcleo da primeira. “A Muralha” possui 51 capítulos e nomes como Leandra Leal, Letícia Sabatella, Tarcísio Meira, Alexandre Borges, Alessandra Negrini, Vera Holtz, Leonardo Medeiros, Maria Luísa Mendonça, Cláudia Ohana, Pedro Paulo Rangel e Mauro Mendonça em seu elenco.
Em seu quarto ano de exibição, o Som Brasil volta ao ar dia 30 de abril, após o “Programa do Jô”, em homenagem ao sambista Adoniran Barbosa, por conta do centenário de seu nascimento. Colecionador de apelidos, em suas composições, ele retrata principalmente o cotidiano da população urbana de São Paulo. Especialmente para a estreia deste ano, Patrícia Pillar, a primeira apresentadora da atração, assume o comando do programa que traz ao no palco Arnaldo Antunes e Os Demônios da Garoa, que popularizaram Adoniran. Para as próximas edições, Camila Pitanga reassume o posto. Ao longo do ano, a atração mensal continua celebrando grandes compositores nacionais, colocando em cena artistas consagrados e uma legião de novos talentos, intérpretes e músicos inéditos em TV ou ainda pouco conhecidos do grande público.
Este ano, o Por Toda Minha Vida retrata também grupos musicais, como As Frenéticas e RPM. Além disso, dois especiais já foram gravados, um sobre Adoniran Barbosa e outro que narra a trajetória de Cartola. Baseado em fatos reais, o programa conta com uma estrutura que compreende dramatização, depoimentos de familiares e amigos, além de trechos de shows e reportagens. No ar desde 2006, a atração tem direção de núcleo de Ricardo Waddington e redação final de George Moura.
O show do Criança Esperança, no ano em que o projeto completa 25 anos, está previsto para agosto, assim como em todos os anos e tem jornalismo e entretenimento no evento que possibilita projetos sociais, educacionais e esportivos à crianças e adolescentes de todo o Brasil. A campanha, como de costume, possuirá a marca de várias estrelas da emissora, além de cantores, bandas e grupos musicais que marcam o Brasil com seu talento.
Quem também volta à grade da Rede Globo em 2010 é o reality show No Limite, com a apresentação de Zeca Camargo e a direção de núcleo de J.B. Oliveira, o Boninho. Na quinta edição do programa, um grupo de jogadores mais fortes e mais bem preparados se enfrentarão a fim de vencer a competição, no entanto as provas serão cada vez mais difícil e pedirão um sacrifício ainda maior dos integrantes de “No Limite”, que nos bastidores já é apelidado de “No Limite Extreme”.
A Globo irá estrear a sua nova minissérie, Justiça Para Todos no segundo semestre do ano. O novo projeto da emissora conta a história de um estudante de direito que é covardemente morto em uma briga. Anos depois, seus amigos – hoje um juiz, uma promotora, um advogado, uma delegada federal e um jornalista – se reencontram para tentar vingar sua morte, sempre dentro dos limites da lei. No elenco, Márcio Garcia está confirmado para atuar como o antagonista do seriado que tem a autoria de Antônio Calmon, com colaboração de Guilherme Vasconcelos e Leandra Pires, e direção de núcleo de Wolf Maya.
No ano de 2010, o programa Amor & Sexo também possuirá volta definida, no segundo semestre de 2010. Comandado por Fernanda Lima, com a direção de Ricardo Waddington, a segunda temporada da atração terá quadros novos, e continuará com o mesmo formato apresentado em 2009, com leveza e clareza nos assuntos tratados, novos quadros, com a participação do músico Léo Jaime e da sexóloga Carmita Abdo.
Aline volta em seu segundo ano. Nos novos episódios, a protagonista que dá título à série, tem problemas românticos com um “bonitão” que aparece em sua vida e causa problemas assustadores. Aline vai bater de frente com uma doutora que, para ela, o amor não é fruto do acaso, mas da matemática de encontros programados. Aline vai virar um musical. Aline vai ter um cachorro. Aline vai se dar bem, vai se dar mal. Otto e Pedro vão suar a camisa pra continuarem a ser os amados de Aline. Zé e Dolores, os pais de Aline, vão brigar muito, se separar novamente, encontrar novos amores e, quem sabe, voltar a viver juntos. Ainda tem a loja de CDs Pipo e Rico Records, o vizinho malucão Wallace, a vizinha gatinha Kelly e a vilã e síndica Dona Rosa. O roteiro final do seriado é de Mauro Wilson e a direção-geral de Maurício Farias.
Baseado nas crônicas do livro As Cariocas, de Sérgio Porto, também conhecido como Stanislaw Ponte Preta, a série com título homônimo traz histórias, adaptadas para os dias de hoje, em que o autor interpreta a psicologia de uma das belezas do Rio: a mulher. Adaptado por Euclydes Marinho, o seriado é dirigido por Daniel Filho e já possui Angélica em seu elenco.
Ingrid Guimarães volta a atuar em Batendo o Ponto, novo seriado que será protagonizado pela atriz na emissora. “Batendo o Ponto” conta a história de uma secretária que vive querendo ajudar às pessoas que convivem consigo, inclusive com os seus colegas de trabalho, na empresa, que pedem a ela ajuda para enfrentar problemas pessoais. Com autoria de Paulo Cursino e colaboração da própria Ingrid Guimarães, “Batendo o Ponto” estreia em 2010 na Rede Globo.
Um grupo de amigos, um local de encontro e muitas histórias para contar. Tudo Junto e Misturadoretrata o cotidiano de uma turma de seis pessoas que comentam suas experiências do dia a dia sempre abrindo o tema para novas discussões e possibilidades. Junto e misturado, o grupo trata de assuntos como futebol, inseguranças, trânsito, saúde, dentre outros. A partir de situações reais, eles especulam novos caminhos e traçam um paralelo do mundo contemporâneo com fatos da história mundial. Para discutir o trânsito nas grandes metrópoles, por exemplo, eles imaginam como D. Pedro I lidava com o problema na época em que as carruagens tomavam as ruas da cidade; e para explicar a importância do futebol no mundo masculino, retratam a reação de um obstetra quando precisa decidir entre realizar um parto e assistir seu time jogando. “Temos todo tipo de humor, do mais cotidiano ao mais absurdo”, afirma o autor Bruno Mazzeo. No elenco estão nomes como Bruno Mazeo, Fábio Porchat, Gregório Duvivier, Débora Lamm e Fabíula Nascimento. A atração é escrita por Elisa Palatnik, Fábio Porchat e Rosana Ferrão com redação final de Bruno Mazzeo. A direção-geral é de Maurício Farias e a direção de núcleo de Guel Arraes. O programa tem estreia prevista para o segundo semestre.
Em novembro, como de costume, nas sextas-feiras, será exibida a terceira temporada de Ó Paí Ó,protagonizada por Lázaro Ramos, e contando com Matheus Nachtergaele, Aline Nepomuceno e Tina Toko no elenco. “Ó Paí Ó” será exibida no final do ano, e levará a autoria de Guel Arraes e Jorge Furtado, e a direção de Monique Gardenberg, assim como no filme homônimo lançado em 2007.
Escrito por João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein, com direção-geral e de núcleo de Ricardo Waddington, o seriado A Cura conta a história de um jovem médico do interior de Minas Gerais que é acusado de assassinato por talvez ter causado a morte de um colega de escola. Por outro lado, ele também se descobre capaz de curar pessoas através de cirurgias espirituais. Além do dilema de assumir, ou não,  esse poder, ele descobre que o médico morto que ele incorpora foi assassinado e sua vida também está ameaçada. Enquanto o mistério se resolve, cada episódio terá um arco dramático próprio envolvendo algum paciente e sua cura. No elenco de “A Cura” estarão presentes Selton Mello, Andréa Horta e Nívea Maria nos papéis principais.
No dia 27 de junho, a Globo deve exibir o documentário This Is It, que relata sobre os bastidores da turnê que o cantor Michael Jackson faria caso não tivesse falecido. O programa também mostrará detalhes dos bastidores e da vida de Michael pouco antes de sua morte, prestando uma homenagem ao artista.

Jornalismo

Em 2010, o jornalismo da TV Globo continuará buscando uma aproximação ainda maior com o grande público. A linguagem é mais informal e os telejornais e programas ganham agilidade, com um aumento no número de entradas ao vivo. As sugestões dos telespectadores estão cada vez mais presentes na pauta dos telejornais da emissora. Além disso, protótipos dos noticiários – os de rede, os locais e os esportivos – estão sendo criados para a exibição em telefone celular.
Na estreia da nova programação, o Globo Rural trará algumas pequenas reformulações em seu cenário. Apresentado por Ana Paula Campos, em sua edição diária, e completando 10 anos nesta versão, o programa que traz informações sobre o campo, agricultura e pecuária, além de informações em geral. O “Globo Rural” que vai ao ar às 06h10, também levará as principais notícias sobre todo o clima no Brasil, também falando sobre as previsões do tempo, das chuvas e do clima para toda a semana, com Michelle Loreto. Já no domingo, o programa que completa 30 anos 2010 seguirá os mesmos moldes, de sucesso, atuais, com a apresentação de Nelson Araújo e Helen Martins. O programa investe em reportagens sobre as safras para os agricultores, os preços dos produtos e um completo informativo sobre as condições do clima; e vai acompanhar o grande desafio da agricultura brasileira: como produzir cada vez mais e melhor, respeitando o meio ambiente.
No Bom Dia Brasil, as principais notícias do País e do mundo serão exibidos a partir das 7h15. Assim, comentaristas de cada principal assunto debaterão ao vivo a situação de cada área. São eles: Alex Escobar no setor esportivo, Zileide Silva com as notícias de Brasília, Alexandre Garcia com comentários sobre política, Miriam Leitão sobre economia, Michele Loretto sobre previsão do tempo e a área de climatologia e Monalisa Perrone sobre cultura e assuntos mais diversificados. O “Bom Dia Brasil” apresentará reportagens especiais sobre a Amazônia, séries sobre qualidade de vida nas cidades, além de ampla cobertura das eleições brasileiras e do Mundial de futebol. Alex Escobar conversará, diariamente, direto da África do Sul, com os âncoras Renato Machado e Renata Vasconcelos. O telejornal vai se aprofundar em coberturas sobre educação, saúde, transporte público, além de investir em mais informações de serviço para o telespectador.
Jornal Hoje começou a série “Interc@mbio.com”, que acompanha, desde o dia 22, a vida de cinco jovens brasileiros em três países: Inglaterra, Japão e Estados Unidos. Eles terão um blog hospedado no site do telejornal para contar a rotina em um país estrangeiro. O “Jornal Hoje” também traz de volta as entrevistas de sábado, com a repórter Renata Capucci. Em 2010, o telejornal vai apresentar outras séries sobre cultura, festas populares e comportamento, assim como as realizadas em 2009.
No Jornal Nacional, que completará 41 anos em setembro, o modelo atual será seguido. A exibição de séries de reportagens também se dará durante todo o ano, principalmente no período de Eleições e de Copa do Mundo. No evento, Fátima Bernardes e a equipe de esportes da Globo irão à África do Sul, fazendo com que Fátima, assim como em eventos anteriores, seja a apresentadora do JN direto do País-sede.
No Jornal da Globo, Carlos Sardemberg e Heraldo Pereira contribuem para a análise econômica e política neste ano de eleições.  William Waack estará na África do Sul, acompanhando de perto o dia a dia da Copa do Mundo. E, ao longo do ano, o “Jornal da Globo” vai ajudar o telespectador a entender como os acontecimentos mundiais afetam o bolso do brasileiro, além de continuar exibindo suas tradicionais colunas.
O Fantástico anuncia uma série de novidades. Zeca Camargo percorre as megacidades do mundo, para novo quadro no programa, logo no primeiro dia da nova programação da Globo, no domingo, 4. Entre elas, Xangai,  Tóquio, Cairo e Istambul.  O médico Drauzio Varella volta para investigar o que é mito e o que é verdade na medicina popular. O Show da Vida ainda vai apresentar um quadro sobre adolescentes e estrear “Pacato Cidadão”, com o “casseta” Marcelo Madureira. Ele faz um turismo muito bem-humorado por países que não são propriamente considerados destinos turísticos. Lázaro Ramos protagoniza “O Curioso” e Luiz Fernando Guimarães volta com “O Supersincero”.
Em 2010, Glória Maria estará na equipe do Globo Repórter.  A primeira participação de Glória no programa será em um país asiático, que até então nunca havia sido visitado pelas equipes de reportagem da emissora – o sultanato de Brunei, no Sudeste Asiático. No cardápio do ano, programas sobre saúde, alimentação, comportamento, economia popular, aventura e natureza selvagem farão parte do programa comandado por Sérgio Chapelin.
Ainda este ano, o jornalismo da Rede Globo estreia o programa Nós, Brasileiros, com diversas e surpreendentes histórias emocionantes de solidariedade e superação, realizadas em todo o Brasil. As reportagens de “Nós, Brasileiros” serão realizadas pelos repórteres Neide Duarte, Edney Silvestre e Marcelo Canellas, com previsão de estreia para o segundo semestre de 2010.

Esporte

Mais de 120 profissionais da Rede Globo viajarão à África do Sul para cobrir a mais importante competição de futebol do mundo. A proposta da emissora é transmitir, ao vivo, em alta definição e com som 5.1 surround, 56 dos 64 jogos do Mundial. Nos telejornais, os repórteres vão mostrar curiosidades sobre costumes locais, personagens e atrações das nove cidades-sedes das partidas. Há um ano no continente africano, o correspondente Renato Ribeiro continua trazendo histórias que envolvem cultura, política, comportamento, economia e claro, futebol. Durante a Copa, Tiago Leifert vai comandar a Central da Copa – um estúdio, no Brasil, com cenário moderno e recursos que ajudarão o público a se informar de maneira divertida e inovadora.
Nas transmissões de futebol, os recursos tecnológicos de última geração vão proporcionar novidades no tira-teima e um programa que mapeia a movimentação dos jogadores pelo gramado. Neste ano, a Globo vai transmitir as semifinais e a final da Liga dos Campeões de Europa. Em 2010, na Rede Globo, os telespectadores também poderão assistir às disputas de automobilismo, vôlei, natação, ciclismo, ginástica artística, basquete, atletismo, além de esportes radicais.
Com o começo do novo torneio da Fórmula 1, o telespectador já pôde notar as diferenças em 2010. Para este ano, a tecnologia invade cada disputa com seus efeitos especiais e nas torcidas para os quatro pilotos brasileiros: Felipe Massa, Rubens Barrichello, Bruno Senna e Lucas di Grassi. A emoção fica maior ainda com a volta de Michael Schumacher na Mercedes, além de Jenson Button, Lewis Hamilton, Mark Webber, Fernando Alonso, Heikki Kovalainen e Nico Rosberg. Com a narração de Galvão Bueno, a “Fórmula 1” em 2010 está imperdível.
Completando 8 anos no ar em 2010, sob o comando de Sílvia Garcia, o Auto Esporte continuará mostrando ao telespectador as características mais diversas do automobilismo, e também prepara muitas novidades. Ao longo do ano, reportagens especiais serão feitas sobre temas como segurança no trânsito, novas tecnologias para automóveis, legislação, prestação de serviços e manutenção. Além disso, em 2010, o “Auto Esporte” passará a acompanhar eventos como o MotoGP, GP2 e rallys de velocidade e regularidade.
Esporte Espetacular vai apresentar as grandes forças da Copa e o documentário “A História das Copas”, com imagens de 1954 a 2006. No programa, apresentado aos domingos, Galvão Bueno prepara uma nova leva de entrevistas para o quadro “Na Estrada Com Galvão”. E o repórter Clayton Conservani traz novas aventuras no quadro “Esporte Extremo”.
No Globo Esporte, a fórmula de sucesso em São Paulo, aplicada por Tiago Leifert também será levada a outros estados, com Glenda Kozlowski. O sucesso da informalidade de Tiago levará a interação e agilidade para a Rede, fazendo com que o público fique mais à vontade na hora do almoço. O programa ainda terá uma série especial sobre os cinco títulos do Brasil no futebol, com reportagens realizadas nos países de cada conquista.