sábado, 11 de dezembro de 2010

A HISTÓRIA DO NATAL PELO MUNDO...





Em diversas culturas espalhadas pelo mundo, a celebração da passagem do ano ou das estações é feita com o intuito de estabelecer a renovação do mundo e o revigoramento dos valores que agregam uma determinada civilização. Semelhantemente, o Natal também incorpora esse mesmo princípio de renovação ao celebrar o nascimento de uma das figuras centrais do cristianismo, Jesus Cristo. De fato, em diversas manifestações natalinas podemos também enxergar a reafirmação desse mesmo valor.

Dessa maneira, podemos observar que os princípios natalinos se configuraram em diferentes culturas ao longo do tempo. Os mesopotâmicos, por exemplo, celebravam nessa mesma época o Zagmuk. Segundo a tradição mesopotâmica, o fim do ano era marcado pelo despertar de monstros terríveis a serem combatidos por Marduk, sua principal divindade. Durante a festividade, um homem era escolhido para ser vestido e tratado como rei, para depois ser sacrificado levando todos os pecados do povo consigo.

Nas civilizações nórdicas, o Yule – marcado para o dia 21 de dezembro – marcava o retorno do sol. Para celebrar a mudança, grandes toras de madeiras eram amontoadas para a montagem de grandes fogueiras que tinham em suas labaredas a representação de novas colheitas e rebanhos a serem consumidos no ano seguinte. Marcando o início do inverno, a celebração reafirmava uma grande esperança nas novas conquistas a serem obtidas no novo ano que se iniciava.

Na Roma Antiga, a data de 25 de dezembro marcava o início das celebrações em homenagem ao nascimento do Deus Sol, conhecido como “Natalis Solis Invcti” (O Nascimento do Sol Invencível). Nessa mesma época, entre os dias 17 e 24 de dezembro, também ocorriam as festividades da Saturnália, celebração cercada de muita comida e bebida onde as normas do mundo formal eram subvertidas com o intuito de promover a renovação dos valores por meio de festas marcadas pela inversão dos padrões vigentes.

Com a oficialização do cristianismo no interior do Império Romano, várias destas datas foram incorporadas com o propósito de alargar o número de convertidos à nova religião do Estado. Nesse processo, o dia 25 de dezembro foi instituído como a data em que se comemorara o nascimento de Jesus Cristo. Na verdade, várias analogias entre as tradições pagãs e os valores cristãos oferecem uma grande proximidade entre os significados atribuídos a Cristo e s divindades anteriormente cultuadas.

Assim como Jesus Cristo, Mitra era reconhecida como uma grande divindade mediadora espiritual para os romanos. Da mesma forma, Jesus, considerado “O Messias”, teria a mesma função de conceder a salvação espiritual a todos aqueles que acreditassem em seus ensinamentos por meio da conversão. Com isso, a absorção dos princípios e referenciais religiosos da cultura romana influenciou na ordenação das festividades e divindades do Cristianismo.

Mesmo a Bíblia não especificando o nascimento de Cristo, as autoridades cristãs fizeram a escolha desta data, que foi mais tarde reconhecida pelo Papa Julius I (337 -352). Com o processo de expansão e regulamentação das tradições do cristianismo, o feriado natalino ganhou enorme força ao seguir o próprio processo de expansão da nascente religião. Dessa maneira, o Natal conseguiu se transformar em uma das principais datas a serem comemoradas pelos cristãos de todo o mundo.

REDE GLOBO ADQUIRE 2° TEMPORADA DE GLEE

FAMOSIDADES
Boa notícia para os fãs de “Glee”! A Rede Globo acaba de comprar da Fox a segunda temporada completa da série. No entanto, ainda não foi confirmado quando a emissora começará a transmiti-la. A primeira temporada do sitcom ainda não pode ser adquirida, uma vez que ela ainda é inédita na Fox.
Durante o mês de janeiro, a emissora volta a transmitir a série “24 Horas” no lugar do “Programa do Jô”. Logo em seguida, exibe a sexta e última temporada de “Lost”.

CLUBE DO CHAVES SAI DOR AR, EM SEU LUGAR ENTRAM SÉRIES AMERICANAS:


A partir deste domingo (12/12), no horário entre 09h00 e 11h00, o SBT passa a exibir as seguintes séries:
09h00 – AS VISÕES DA RAVEN
09h45 – MAIS QUE UMA FAMÍLIA
10h15 – EU, A PATROA E AS CRIANÇAS

CASSETAS VÃO ENTRAR EM NOVO POJETO PARA 2011

André Freitas/AgNews

Prestes a tirar férias sem data para voltar, o casseta Hélio de La Peña conversou com o R7 e disse que o programa não chegou ao fim. O Casseta & Planeta (Globo) apenas entrará numa longa pausa. - As pessoas me param na rua e dizem “poxa, vai acabar?”, mas eu respondo que o grupo vai continuar junto. A gente vai voltar à redação, que é o nosso laboratório, e bolar uma versão 2.0 do Casseta & Planeta.
Hélio de La Peña negou que a fórmula do humorístico tenha se esgotado. Segundo ele, a parada é para elaborar ideias novas, já que o programa está no ar há 18 anos.
- Estivemos por todo esse tempo em horário nobre, mas achamos que chegou a hora de parar e pensar com mais calma, sem a pressa da gravação.
Ele descartou também uma suposta crise interna na produção do Casseta & Planeta por conta da queda de audiência do programa.
- Nossa pausa não tem a ver com a queda da audiência. Houve uma queda em todos os horários e em todas as emissoras. Na verdade, não é queda, é distribuição. Hoje, existe a concorrência dos canais fechados e da internet.
O integrante do grupo, formado por Beto Silva, Claudio Manoel, Hubert, Marcelo Madureira, Reinaldo e Maria Paula, diz que a atração deve voltar repaginada.
- A gente deve mexer em tudo, mas ainda não sabemos como vai ficar. Acho que vai haver uma mudança geral.
Em comunicado oficial, a Globo informou que a última edição vai ao ar no dia 21 de dezembro. A emissora informou ainda que a decisão foi tomada em conjunto entre a sua direção e os humoristas.

MÁRCIA PASSA A SER SEMANAL:

Márcia reuniu com Hélio Vargas, número 1 da Band, e definiu que a partir de março o seu programa passará a ser exibido uma vez por semana. Trocará o horário vespertino pelo noturno. Aliás, esse plano chegou a ser cogito no inicio deste ano, mas não foi possível por causa dos compromissos comerciais. Atualmente, Márcia registra uma média de dois pontos no Ibope, bem abaixo da expectativa. Para 2011, a apresentadora estuda novos quadros, mas pode sair algo parecido com um antigo programa apresentado – por ela – nas tardes de domingo.

TVB DEIXARÁ DE TRANSMITIR SBT:


O jornal O Estado de São Paulo informou, na última sexta-feira (10), que o SBT está prestes a perder uma afiliada para a Band. Trata-se da TVB, afiliada de Campinas e outras 60 cidades litorâneas do estado de São Paulo.
Confira o comunicado oficial da afiliada, que confira seu desligamento com a emissora de Silvio Santos:
A TVB, empresa de comunicação das Organizações Sol Panamby, comunica a afiliação de sua emissora de Campinas à REDE RECORD DE TELEVISÃO, passando assim, a transmitir sua programação a partir de 1 de fevereiro de 2011, para a Cidade de Campinas e para outras 60 Cidades da Região.
Desta forma, a TVB se desfilia do SBT – SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO, cuja programação estará sendo veiculada normalmente em nossos canais pelos próximos 60 dias.
Registramos a satisfação e a honra que tivemos, por trabalhar nestes 20 anos com o SBT, uma relação de respeito, ética e profissionalismo, que nos permitiu desenvolver uma programação regional e eventos sociais, culturais e esportivos que prestaram relevantes serviços a nossa comunidade.
Registramos ainda, nossa satisfação em participar, na condição de afiliada, da REDE RECORD DE TELEVISÃO, que hoje ocupa a segunda colocação na audiência de TV do país.
Reafirmamos nosso compromisso com a Comunidade da nossa Região, mantendo nossa marca, que é a regionalização. Temos um grande desafio pela frente, que será superado com entusiasmo, talento e muito trabalho.