sábado, 29 de janeiro de 2011

SMALLVILLE ESTÁ DE VOLTA...

A partir da próxima segunda (31), o SBT exibirá às 16h30 a oitava temporada da série "Smallville: As Aventuras do Superboy". Com intuito de melhorar os índices de "Chuck", o canal escalou o super-heroi e sua turma.
Durante o oitavo ano, inédito na TV Aberta, Clark enfrentará uma nova legião de vilões e se aproximará ainda mais de Lois. Serão no total 22 episódios exibidos de segunda a sexta.
16h35-SP

:sbt: 10.7-RAUL GIL

:globo: 9.7-CALDEIRÃO DO HULK

:record: 5.1-CINE AVENTURA

DESPEDIDA A GEÓRGIA GOMIDE:

Atriz protagonizou o primeiro beijo lésbico da TV brasileira, em 1963. Foto: Reprodução

A atriz paulistana Geórgia Gomide, que atuou em mais de sessenta novelas, começando em 1963 na TV Tupi, e protagonizou o primeiro beijo gay da história da TV brasileira, no teleteatro Calúnia, no mesmo ano, morreu neste sábado (29), aos 73 anos, de infecção generalizada, no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. O velório será no próprio hospital, e ela deve ser enterrada no cemitério da Consolação.
Nascida em 1937 no elegante bairro dos Jardins, de uma tradicional família de artistas, intelectuais e diplomatas, Elfriede Helene Gomide Witecy começou a se destacar pela beleza ainda na adolescência, nos bailes do Clube Pinheiros, onde foi eleita “a mais bela esportista”. A beleza chamou atenção do produtor da TV Tupi Fernando Severino. Atuou em dezenas de teleteatros, formato tradicional dos primórdios da TV brasileira, como Tereza, onde, no papel de vilã, chegou a apanhar na rua. Em Calúnia, ela escandalizou a sociedade ao protagonizar uma professora lésbica.
A primeira novela foi Moulin Rouge, a Vida de Toulouse-Lautrec, em 1963. Os personagens mais marcantes foram Ana Terra em O Tempo e o Vento, na TV Excelsior, Clara em As Pupilas do Senhor Reitor, na Record e Clotilde em Éramos Seis, na Tupi. Mais recentemente atuou na Globo, em Quatro por Quatro, Anos Rebeldes, Kubanacan e Malhação, onde viveu a Mamma Francesca. No SBT, participou do remake de Direito de Nascer. No cinema, atuou em filmes dos Trapalhões e de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, como Exorcismo Negro, de 1974.

SILVIO SANTOS VENDE PANAMERICANO:

http://exame.abril.com.br/assets/pictures/18468/size_590_Panamericano-fachada-close.jpg?1289401459

O dono do SBT, Silvio Santos, já teria aceitado vender o Banco PanAmericano, uma das divisões de seu grupo empresarial, para o BTG Pactual – que agora teria de acertar com o FGC (Fundo Garantidor de Créditos) como conseguir recursos para fazer o banco operar. O PanAmericano teria sido entregue em troca do pagamento do rombo de R$ 4 bilhões, resultado de fraudes contábeis da antiga diretoria da instituição.
O rombo inicial estimado nas contas do banco de Silvio Santos era de R$ 2,5 bilhões. A divulgação do balanço do banco está prevista para a próxima segunda-feira (31).
Ontem, o Panamericano anunciou que estava em processo de negociação com outras instituições financeiras, sem detalhar o tipo de acordo que pode vir a ser firmado. Em documento enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o órgão regulador do mercado financeiro, o PanAmericano afirmou não haver ainda nenhum acordo formal.
Segundo reportagem da edição deste sábado (29) do jornal Folha de S.Paulo, Silvio teria aceitado em novembro a dívida de R$ 2,5 bilhões como um novo desafio, mas, ao descobrir que o valor aumentara para R$ 4 bilhões, teria preferido se livrar do banco.
Segundo a reportagem, o plano da diretoria do Pactual é dar, na próxima semana, uma má notícia (o rombo de R$ 4 bilhões) ao lado de uma boa (a venda do banco).

KEILA LIMA ESTA FORA DO MANHÃ MAIOR...

Uma das apresentadoras do matutino da Rede TV! “Manhã maior” vai deixar a atração, estou falando de Keila Lima que está la desde 11 de maio de 2009, data de estréia do programa.
De La pra Ca foram altos e baixos, amargando na audiência e na qualidade, o programa que em breve passará por uma reformulação, ficará com uma hora de variedades, uma hora de jornalismo e 30 minutos com as fofocas do “TV Fama” reprisando as melhores matérias.
A causa apresentada pela emissora sobre a saída de Keila Lima, foi que ela não emplacou, mais corre nos corredores da Rede TV! que a principal causa da saída de Keila seria Daniela Albuquerque, que quer ser a nova Hebe da TV brasileira, a própria continuará a apresentar o “Manhã Maior” ao lado de um apresentador ainda não informado.

CINEMA NACIONAL EM DESTAQUE

Filmes viram séries da Globo. Foto: Globo/Divulgação

As últimas microsséries exibidas pela Globo revelam o quanto cinema e televisão se aproximaram no Brasil e no mundo. O Bem-Amado e Chico Xavier, exibidos pela Globo nas últimas semanas, são os últimos exemplos de uma série de produções iniciadas há uma década com a Globo Filmes, que soube multiplicar o sucesso da TV no cinema. E vice-versa.
Caso do pioneiro Caramuru – A invenção do Brasil, de 2001, primeiro exibido na TV e depois nos cinemas. Na época, o diretor Guel Arraes já explicava que não via mais tanta diferença entre cinema ou televisão, algo que poderia ser reduzido a uma mudança de posição numa tecla da ilha de edição. O filme – que, afinal, já tinha sido visto por meio Brasil na TV – terminou sendo um sucesso na tela grande, com mais de dois milhões de espectadores. Dois anos antes, a peça clássica Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, fora vertida para a tevê e depois também chegou aos cinemas.
Essa aproximação do cinema com a televisão é anterior ao impacto massivo do uso de equipamentos computadorizados que marca as mídias das últimas duas décadas. Antes mesmo da tão comentada convergência digital, transposições de bitola cinematográficas e telecinagens já rompiam com os limites entre cinema e tevê. Com os novos dispositivos digitais, tudo ficou mais simples e eficiente.
A principal diferença, porém, não parece ter sido tecnológica, mas no modelo de negócio e no conteúdo dos produtos. Não é à toa que a maior emissora do país também emplacou as 10 maiores bilheterias dos últimos anos. Os Normais, de José Alvarenga, ganhou os cinemas em 2003 e uma sequência em 2009. Lisbela E O Prisioneiro, também de 2003, saiu da TV para os cinemas. A longeva A Grande Família demorou, mas pulou a cerca em 2007.
E sucessos do cinema também migraram para a TV, desdobrando-se em séries de todos os tamanhos, como a franquia Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, que se tornou um sucesso mundial. A série Cidade dos Homens foi ao ar a partir de 2002, com muitos dos atores e da equipe do filme. E, finalmente, a produção televisiva chegou aos cinemas em 2007.
O Bem-Amado e Chico Xavier, ambos de 2010, são apenas exemplos mais recentes. Essa relação promete se tornar mais comum e intensa, como forma de cortar custos e multiplicar os ganhos, ao lado dos bem-vendidos DVDs de seriados, que cada vez ocupam mais prateleiras nas locadoras de, digamos, filmes. A televisão e o cinema como foram conhecidos até os anos 80, com determinadas linguagens visuais, formas narrativas e espaços de exibição estão em uma transformação que está longe do fim. De olho no além, Chico Xavier é apenas o começo.