Está sendo anunciado para os quatro cantos do Brasil a mudança na grade de programação da Rede Record aos domingos. Num primeiro momento, a mudança não aparenta ser tão brusca nem refletir em grandes traumas para o telespectador, mas não é bem assim que funciona. Toda mudança por si só é muito arriscada numa grade de programação, principalmente no modelo em que a emissora optou, em que irá influenciar em todos os programas do domingo. Isso pode ser muito, muito ruim.
A partir do próximo domingo as mudanças começam com o programa Tudo é Possível perdendo meia hora de duração, indo ao ar do meio dia às quatro da tarde (antes era do meio-dia e meio até as cinco). A partir das 4 horas começará as principais mudanças, é o novo horário do Programa do Gugu, após decisão da cúpula da Record, o programa sai da grade noturna e volta para as tardes. Gugu fica no ar até as 8 da noite, quando então começará o Domingo Espetacular que fechará a programação ficando no ar até a meia-noite.
Alguns fãs da emissora comemoraram a decisão com argumentos válidos, baseando-se de que o público do Gugu e o formato do programa é perfeito para as tardes de domingo e que o Domingo Espetacular dará uma bela canseira no Fantástico. Será mesmo? Pode ser, mas não é o mais provável.
Na verdade, o mais provável é que a Record perca para o SBT durante praticamente todo o domingo. Veja: O Domingo Legal está estruturado no segundo lugar. A audiência do programa é claramente popular e não elitista. O Tudo é Possível perde para ele durante toda a disputa e, de forma inteligente, os principais quadros do programa, como o Troca de Família, entram para disputar com Eliana. Terminando uma hora mais cedo, Ana Hickman disputará praticamente o tempo todo com Celso Portiolli e, por não ter um programa tão popular, certamente continuará perdendo e, tendo apenas uma hora contra Eliana, dificilmente terá tempo de se recuperar, fechando constantemente em terceiro lugar de audiência.
E o Gugu? O pior erro é começar o programa as 4 da tarde. Tudo é Possível e Programa do Gugu são diferentes e não tem o mesmo perfil de público. Isso significa que Gugu perderá audiência nos primeiros minutos, justamente enquanto o futebol ainda não se estabilizou. Depois, o futebol fica tranqüilo com excelente audiência e o pobre Gugu ficará disputando pouca audiência. É provável que dispute com Eliana o segundo lugar das 4 às 6, ficando entre os 7 e 9 pontos. A partir das 6 a briga será boa, mas com Eliana e seu novo quadro Romance no Escuro que vem dando boa audiência, a situação não será fácil para a Record. Com o atual formato do programa, dificilmente Gugu vencerá a loira do SBT.
As 7 da noite poderá ser o único bom horário para a Record. Disputando apenas com o fraco Roda a Roda e o sorteio da Telesena, certamente será o momento em que Gugu alcançará seus altos picos e conseguirá melhorar bastante sua média. O SBT deveria ser esperto e dar a tacada mortal, colocando o Conexão Repórter no horário. Veja, entre 7 e 8 da noite é o horário de maior audiência do Domingo Espetacular e, a partir de domingo, este público estará carente de um jornalístico, se o SBT pensasse, teria todo esse público e Cabrini com uma audiência incrível brecando os picos do Gugu.
O Domingo Espetacular começando as 8 da noite é, de tudo, o maior risco. Um programa equilibrado, com audiência regular e público cativo, vai para um horário difícil. Irá claramente disputar público com o Fantástico, que começa meia hora depois, e dificilmente conseguirá derrubar o jornalístico da Globo, mais tradicional e que deve perder, no máximo, dois pontos. Enquanto isso, Sílvio Santos será o único programa de auditório, recebendo a audiência do público que gosta do formato e via o Programa do Gugu no horário. E ainda tem o Pânico e sua muita audiência. Domingo Espetacular não terá vida fácil. Não mesmo.
Essas mudanças podem dar certo e deixar a Record tranqüila em segundo lugar, barrando o crescimento da Eliana e de Sílvio Santos. Mas as chances de acontecer justamente o contrário são maiores, bem maiores.