quinta-feira, 5 de agosto de 2010

São Paulo – 19h13
:globo: 29.6-Ti Ti Ti
:record: 8.1-Sp Record
:redetv:5.9-Tv Kids
:band: 5.7-Brasil Urgente
:sbt: 3.7-Boletim de Ocorrências

Imagem da estrutura solar em raio – X.
 
Se acordássemos um dia e não existisse mais o astro que alegra nossas manhãs? Todos sabem que o Sol não tem a função só de deixar nosso dia mais bonito, iluminado e aquecido, ele cumpre com papéis vitais para nós seres humanos e também para as plantas e animais. Ele participa do processo de fotossíntese dos vegetais e sem esses seria difícil sobreviver, uma vez que nossa alimentação ficaria comprometida.

O que vamos supor neste contexto pode assustar, mas está baseado em estudos científicos. A morte do sol está prevista para daqui a uns 7 bilhões de anos, parece distante, contudo é um processo muito longo que já teve início. É assim, aos poucos, que o astro solar vai perdendo vida, veja como seria este lento processo:

Primeiro, é preciso saber como o sol (esfera gasosa) gera luz e calor, a chamada fusão nuclear. Ela se inicia pela combinação entre átomos de Hidrogênio para criar Hélio e emitir energia na forma de iluminação e aquecimento. Mas será que essa reação (que não tem data de início) nunca terá fim? Este é o ponto de discussão entre os estudiosos, segundo eles, vai chegar um momento em que o gás Hélio será dominante e o Hidrogênio será eliminado do núcleo solar, desta forma não ocorrerá mais a fusão. O gás Hélio já produzido também será consumido e em poucos milhões de anos ficará extinto no núcleo solar, e então acontecerá o fim trágico do sol: ficará reduzido a uma estrela anã, sem brilho e sem vida.

Mesmo se o sol sumisse de repente, seriam necessários alguns dias para começarmos a sentir os efeitos mais drásticos. No primeiro momento ficaríamos no escuro e somente após uma semana a Terra começaria a gelar. Essa suposição está baseada na quantidade de calor já acumulada na crosta Terrestre, falando de uma forma pejorativa, seria uma reserva de energia para “situações de emergência”.
São Paulo - 16h26
:globo: 14.4-Sessão da Tarde
:record: 5.5-Tudo a Ver
:sbt: 4.6-As Tontas Não Vão ao Céu

Na noite da última quarta (4), o programa “Qual é o seu Talento?” continuou registrando bons índices de audiência ao SBT.
Exibido a partir das 21h15, na “Faixa Nobre”, o reality atingiu média de 10 pontos com pico de 13 na Grande SP. No horário, a Globo ficou com 31, a Record com 11, a Band com 4 e a RedeTV! com 3 pontos.
No Rio de Janeiro, a média foi ainda melhor. Na capital fluminense, o “QST” marcou 13 pontos, contra 27 da Globo e 16 da Record. Já em BH, o SBT ficou com 8 pontos, contra 31 da Globo e 7 da Record.
No programa de ontem participaram Tomaz Melnek, os repentistas Davi e Daniel, Marcos Menezes, Thyago Oliver, Hugo Leão, Gaúcho Doido, London Queens e o humorista Boca.
São Paulo - 14h03
:globo: 12.5-Video Show
:sbt: 8.9-Eu, a Patroa e as Crianças
:record: 5.8-Record Notícias

Consolidados : Princinpais audiências desta quarta-feira em  SP (04/08):


:globo:
Sinhá Moça - 16
Malhação – 20
Escrito nas estrelas – 27

Ti-ti-ti – 31
Passione - 35
Futebol: Vitória BA x Santos – 27
:sbt:
Pérola negra - 6
Esmeralda – 5
As tontas não vão ao céu – 5
Uma rosa com amor – 8

Ana Raio e Zé Trovão - 8
Programa do Ratinho – 6
Qual o seu talento – 10
Um contra cem - 5
:band:
Brasil urgente - 7


:record:
Fala Brasil - 8
Hoje em dia – 7

Os mutantes – 6
CSI Investigação criminal – 11
Ribeirão do Tempo - 12
Super tela (“Ela dança, eu danço”) – 12

O assassinato da TV Cultura foi premeditado

O tucanato paulista está prestes a consumar mais uma obra-prima da incompetência administrativa. O desmanche da TV Cultura está engatilhado e parece irreversível.
O comunicado oficial alega que a TV Cultura “perdeu audiência, qualidade e se tornou cara e ineficiente”. Ah, é? Perdeu quando? Nas mãos de quem?
Conseguir transformar um exemplo de TV pública em um amontoado de fracassos não é obra de um único governo. Demora anos. Eles foram perseverantes. Só não privatizaram aquilo para não dar muito na cara.
Não por acaso o governador Serra deixou na presidência da emissora um economista especializado em terra arrasada.
João Sayad não sabe a diferença entre Cocoricó e Vila Sézamo, mas aprendeu como poucos a tirar mesada de criança. E vai demitir, seja o Júlio ou o Garibaldo.
Por mais incrível que seja, a fase gloriosa da Cultura foi durante o governo Quércia. Há longínquos 20 anos, quando o presidente da Fundação Padre Anchieta era Roberto Muylaert. Então qualquer um pode.
Isso só aumenta a vergonha e desmascara o assassinato lento e premeditado que todos os sucessores perpetraram. Fleury, Covas, Alckmin, Serra. Pode botar todos no mesmo saco e jogar no Tietê que eles juraram despoluir.
Um país democrático precisa de uma boa TV pública. É uma necessidade. O Brasil tem tido governantes incapazes de promover isso. Porque eles gostam é de TV estatal. Chapa-branca.
O governo Lula também entra nessa chacina. A TV Brasil foi um sonho de alguns homens de bem enterrados vivos na vala comum do governismo. Nem chegou a nascer e já é velha.
Mas no caso da TV Cultura é diferente. Ela era boa, divertida, talentosa, inovadora. Útil. Foi deixada ao relento e morta por inanição. Por quem? Pelos que hoje dizem que vão salvá-la. Mentira.