domingo, 12 de setembro de 2010

20h48 NO RJ HOJE QUEM É LIDER É SILVIO SANTOS...


:sbt: 16.5=SILVIO SANTOS
:globo: 16.0=FANTÁSTICO
:record: 8.2=DOMINGO ESPETACULAR
18h50 SP

17.6-FAUSTÃO
10.7-ELIANA
9.6-GUGU
3.4-TERCEIRO TEMPO
17h30 SP

18.0-FUTEBOL
9.6-GUGU
8.5-ELIANA
5.4-FUTEBOL
As Tontas não vão ao Céu
As Tontas Não vao ao Céu - SBT - 16h
Segunda, 13 de setembro
Hortênsia diz a Candy e Santiago que foi ela quem pôs o lenço no jaleco. Santiago e Candy vão até um parque e lá se reconciliam. Santiago diz a Candy que a admira por tudo que fez para vencer na vida e diz que os dois são muito parecidos porque os filhos estão sempre em primeiro lugar. Candy se emociona com as palavras de Santiago, os dois se declaram e se beijam. Hortênsia diz a Santiago que assumiu a culpa porque sabe que ele ama muito a Candy e está convencida que foi Paulina que preparou a armadilha. Santiago percebe um clima entre Raul e Soledade, desconfia que estão namorando e os parabeniza. Raul se empolga, pede a Soledade que seja sua namorada e ela aceita.

Em um parque, Ricardo ensina Manuel a andar de bicicleta e ele se desconcerta com as atenções que Ricardo dispensa a ele. Samuca canta e Jaime diz a ele que cantava essa música para um de seus filhos na hora de dormir. Manoel oferece a adega de sua casa para que Daniela passe a noite. Na casa de Santiago, Paulina fotografa Lúcia e Frederico se beijando. Artur se nega a dizer a Patrício quem é Galdino. Lozano, por telefone, informa que está seguindo Mário. Candy dá uma conferência. Julieta conta a ela parte de sua vida e fala do motivo que a levou a lutar pelas mulheres que são vítimas de violência doméstica. Artur se encontra com Galdino. Santiago sai do mar vestido de mergulhador. Candy a princípio se assusta, mas depois o reconhece. Ele a convida para jantar e os dois se beijam. Galdino ordena a Artur que comece a construir imediatamente, mas ele se nega. Galdino deixa com ele um cartão e explica o tipo de construção que quer. No hotel, através de sinais, Candy é conduzida até um salão onde Santiago a aguarda. Ele a toma em seus braços, os dois dançam, se beijam e ele ordena que sirvam o jantar.

A História de Ana Raio e Zé Trovão
A História de Ana Raio e Zé Trovão - SBT-22h30
 
Segunda, 13 de setembro
Maria Lua insiste na pergunta e Lamberto confirma que nunca houve incêndio naquela fazenda. Maria Lua vai embora arrasada ao descobrir que seu pai mentiu o tempo todo ao dizer que sua mãe morreu no incêndio. Ao chegar na casa da professora, ela confessa a Lina o real motivo que a trouxe a Santa Rosa, fala sobre o caráter de seu pai, conta o que acaba de descobrir e jura que vai descobrir a verdade sobre sua mãe. Maria Gasolina volta a fazer ameaças e irrita Ubiratan. Albinha vai até o bordel determinada a descobrir o que existe entre Marlene e Andorinha. Clarice mente para Bobi e diz que Rodrigo enganou sua prima. Marlene conversa com Albinha, diz que não tem nada com Andorinha, mas não conta que eles são irmãos.

Ana vai até o cartório de registros de imóveis, tem acesso à escritura da fazenda e descobre que a propriedade está em nome de Maria Lua Miranda. Ela conhece Leopoldo Miranda, o pai da menor em questão, mas desconfia que Canjerê tenha usado nome falso para registrar sua filha. Albinha e Andorinha se reconciliam. Daniel volta a São Miguel, conversa com Verônica e fica muito intrigado quando ela diz seu nome e desconfia que ela possa ser a mãe de Zé Trovão. Ana volta ao cartório e encontra a certidão de nascimento em nome de Maria Lua Miranda e, mais uma vez se decepciona, quando vê que a mãe da menina se chama Letícia. Decidida a descobrir o que aconteceu com sua mãe, Maria Lua volta à fazenda e visita o cemitério. 


Escrito nas Estrelas
Escrito nas Estrelas - Globo - 18h
 
Segunda, 13 de setembro
Athael guia Vicente durante o procedimento em Viviane. Ricardo tenta rezar para que tudo corra bem com Vitória/Viviane e com o filho de Daniel. Seth torce para que Daniel se aproxime dele novamente. Gilda compra presentes para o bebê de Viviane. Xavier e Mundinha conversam quando Filhinho e Etelvina aparecem. Luciana agradece Ezequiel por ter indicado seu pai para substituir Filhinho na portaria de seu prédio. A recepcionista pede para Breno ajudá-la a descobrir quem são seus pais biológicos. Vanessa estranha o fato de Mauro ter dado o endereço de Mateus para Jardel. Dalva se desespera quando não encontra Clara no colégio. Calixto olha as fotos que Rute lhe entregou e elogia Danusa. Guilherme comenta com Mariana sua desconfiança quanto ao comportamento de Yasmin. Jardel liga para Dalva e ameaça sequestrar Clara. Mundinha descobre a farsa de Etelvina. Viviane fica nervosa quando Berenice conta que conheceu Manoel. Ricardo revela para Vitória/Viviane como ele faleceu em sua vida passada. Vitória/Viviane afirma que Daniel não aprova a união dos dois e o médico fica abalado ao pegar o bilhete que Gilda psicografou. Gilmar avisa a Jardel que Velho conseguirá tirá-lo do Brasil. Afonso pede ajuda para Yasmin para cuidar de Olívia. Ricardo vai à casa de Madame Gilda.

Ti-ti-ti
Ti-ti-ti - Globo - 19h
 
Segunda, 13 de setembro
Luisa diz a Gustavo que há grandes chances de Edgar desistir do casamento com Camila. Amanda e Jorgito percebem que há um clima de romance entre Marcela e Edgar. Luti termina o namoro com Gabriela. Suzana fica furiosa ao ouvir a entrevista de Victor Valentim no site da Moda Brasil. Jaqueline pede a ajuda de Jacques para tirar Mário Fofoca da cadeia. Jorgito dá uma carona para Desirée. Gustavo diz a Edgar que Luisa o procurou. Doutor Eduardo encontra com Julinho no corredor do hospital e os dois se falam rapidamente. Toninho é demitido da fábrica e Breno recompensa o ex-funcionário por ter cumprido com o acordo para enganar Rebeca. Gino tenta conversar com Toninho para descobrir a verdade, mas o ex-funcionário diz que ele precisa parar de agir como se fosse um detetive. Thaísa vê Jorgito dando uma carona para Desirée e conclui que a modelo é a verdadeira paixão do ex-namorado. Suzana leva Ariclenes para jantar e os dois são flagrados por Jacques e Jaqueline, que estão no mesmo restaurante. Edgar resolve conversar com Luisa. Ariclenes se esconde de Jaqueline no banheiro do restaurante.

Passione
Passione - Globo - 21h
 
Segunda, 13 de setembro
Clô explica para Agostina e Jéssica que Berilo é bígamo e as duas se revoltam contra o italiano. Mauro diz a Saulo que ele pode voltar a ser o diretor financeiro da empresa, desde que siga suas orientações. Myrna parabeniza Diana por ter conseguido o emprego na assessoria de imprensa. Olavo interroga Jackie e Lurdinha sobre o paradeiro de Clô e Jéssica. Berilo consegue escapar de suas duas esposas. Bete apoia Gerson quando ele volta de sua consulta com o psiquiatra. Diógenes tenta acalmar Bete, que está nervosa com o sumiço de Melina. Antero e Diógenes se encontram com Fortunato e perguntam sobre Benedetto. Mimi e o avô desembarcam em São Paulo. Mimi chega com Benedetto ao antigo endereço de Olavo e estranha não ser atendido por ninguém. Alfredo beija Kelly. Valentina acerta com Jonisval os detalhes da negociação. Candê e Fátima incentivam Felícia a investir em Totó. Totó se surpreende com a visita de Felícia. Gemma comenta com Totó que Felícia está apaixonada por ele. Saulo destrata Stela e Lorena. Fátima vê Sinval e Mônica se beijando e fica arrasada. Mimi consegue entrar na antiga casa de Olavo e percebe que não há mais ninguém lá. Jéssica chega em casa com Clô e revela para Olavo que Berilo é bígamo. Gemma, Agnello e Alfredo ficam furiosos quando Agostina conta sobre a outra esposa de Berilo. Jonisval chega para levar Kelly e ela tenta fugir de Valentina. Clara procura Fred e estranha quando o porteiro avisa que ele não está. Melina anuncia para Bete que se casou com Fred.
 
16h58 SP

15.4-FUTEBOL
9.4-GUGU
8.4-ELIANA
2.9-FUTEBOL
16h12 SP
14.2-FUTEBOL
9.8-ELIANA
6.6-GUGU
3.5-FUTEBOL
15h29 SP

15.0-TEMPERATURA MÁXIMA
7.8-TUDO É POSSÍVEL
7.4-ELIANA
O 'Domingo Legal' mais uma vez garantiu a vice liderança isolada, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Com a entrega da casa da Dj Mayara, ao vivo, a atração domincal marcou média de 7.9 pontos, com picos de 10.4, contra 5.6 da Record, em São Paulo.
No Rio de Janeiro, o 'Domingo Legal' marcou média de 9.0 pontos, contra 6.0 da Record e 10.0 da Globo. Na média de Belo Horizonte, marcou média de 8.1 contra 3.8 da Record.
No confronto direto com Ana Hickmann, o 'Domingo Legal' marcou com 8.3 x 5.3 em São Paulo. No Rio de Janeiro 9.8 x 6.3 , e em Belo Horizonte marcou 9.3 x 3.8.

Será? SBT pode continuar com produção própria a novela "Ana Raio e Zé Trovão"


A novela “Ana Raio e Zé Trovão”, da falecida Manchete, é a maior audiência diária do SBT atualmente, não chega a ser novidade para ninguém. Todo mundo sabe.
O curioso, no entanto, é o fato de a emissora ter solicitado agora o registro do título “Raio e Trovão”.
Fica no ar a pergunta:
O que será que o SBT pretende?

 

14h52 SP

14.4-TEMPERATURA MÁXIMA
8.4-DOMINGO LEGAL
4.8-TUDO É POSSÍVEL
3.7-BAND EPORTE CLUBE

TESTANDO A QUALIDADE DA GASOLINA


A fiscalização permite averiguar a qualidade da gasolina.
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtidos do petróleo bruto, por intermédio de vários processos como, por exemplo, a destilação.

Índice de Octano (autodetonância)

O número de octano de um combustível representa o percentual de isoctano (C8 H18 ) e de heptano (C7 H16 ) contidos nele.

O combustível é classificado segundo seu poder antidetonante, em número de octanagem (NO). Quanto maior for o “NO”, mais antidetonante será o combustível e, por conseguinte maior será a sua capacidade de suporte às altas compressões sem sofrer a detonação. Em alguns casos, o NO de um combustível pode ser aumentado, adicionando-se uma pequena quantidade de aditivos de grande poder antidetonante. Esses aditivos geralmente são: chumbo tetraetila Pb (C2H5) 4 e chumbo tetrametila Pb (CH3)4, dentre os dois o mais eficaz é o chumbo tetraetila.

No Brasil, encontram-se atualmente no comércio vários tipos de gasolina que são:

1. Gasolina do tipo A (73 octanas - gasolina amarela);

2. Gasolina do tipo B (82 octanas - gasolina azul);

3. Gasolina do tipo C (76 octanas - gasolina + álcool);

4. Gasolina verde - cujo NO = 110 – 130.

A gasolina verde somente é utilizada em aeronaves. A gasolina empregada nos motores endotérmicos deve possuir os seguintes requisitos:

- alto poder calorífico;

- alta resistência à detonação;

- volatilidade média;

- ausência de impurezas.

A adição de aditivos ao combustível causa alguns inconvenientes como a formação de depósitos de óxido de chumbo, ocasionando corrosão nas paredes dos cilindros. Esses aditivos não podem ser utilizados nos combustíveis empregados para alimentar motores com catalisadores no tubo de descarga, eles ainda apresentam periculosidade por serem tóxicos.

UMA ANÁLISE COMPLETA SOBRE O ETANOL



O álcool corresponde a um líquido transparente, com cheiro forte e sem cor, cuja característica principal é a capacidade de ser queimado, ou seja, é um líquido inflamável.

Na composição do álcool encontramos átomos dos seguintes elementos: hidrogênio, carbono e oxigênio. A queima do álcool dá origem aos produtos água, gás carbônico e muita energia.

Os álcoois mais conhecidos são o metanol e etanol. O metanol é perigoso por ser tóxico, pode provocar cegueira e até matar. O etanol é mais conhecido por álcool etílico, e é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar. O processo consiste em fermentar a cana de açúcar pela ação de bactérias e fungos.

A cana-de-açúcar não é a única matéria prima existente para a produção de álcool combustível, em outros países, ele é extraído do milho, da beterraba e até da madeira.

O álcool combustível é obtido pela mistura de gasolina e metanol, seu uso para o abastecimento de automóveis data do início do século XX. Já no ano de 1912, alguns veículos foram movimentados, em caráter experimental.

Vantagens do etanol:

1- Alto índice de octonas: Chamamos octonagem o poder de resistência à compressão da mistura ar-vapor de combustível dentro do motor.

2- Libera grande quantidade de energia ao ser queimado: O poder calorífico do álcool combustível é de 6300 cal/g. Num motor de combustão interna, é o vapor de combustível que sofre combustão, por isso, um combustível é bom quanto maior for sua facilidade em passar para o estado gasoso. 

3 - Apresenta preço acessível: O álcool foi uma solução brasileira como alternativa ao petróleo, é um combustível ecologicamente correto, o álcool não afeta a camada de ozônio e é obtido de fonte renovável.

USINAS NUCLEARES: VANTAGENS E DESVANTAGENS


Angra II: Usina Nuclear brasileira.
Nem sempre a energia nuclear é vista com bons olhos, já que é quase inevitável associá-la a desastres, como o de Chernobyl, em 1986; ou o grande drama ocorrido em Goiânia, no acidente com as cápsulas de Césio. Além disso, não se sabe o que deve ser feito com o lixo nuclear e tampouco com as próprias usinas nucleares, após o término de suas vidas úteis.
Entretanto, a escassez de fontes de energia, a necessidade de autossuficiência energética, e o uso de fontes de energia poluentes e que contribuem para o aquecimento global, têm feito surgir uma grande discussão se, de fato, a energia nuclear não poderia ser uma solução.
Considerando o exposto, é necessário que a sociedade tenha noção do que é a energia nuclear, suas vantagens e desvantagens e também saiba avaliar se, de fato, esta seria uma das poucas soluções que temos quanto à crise energética e ambiental. Este texto se propõe a orientar educadores quanto a esta missão.
O primeiro passo desta aula será averiguar o conhecimento prévio dos alunos. Assim, perguntas como “o que é”, “para que serve”, “como é obtida”, e “quais são as vantagens e desvantagens” devem ser levantadas. Após este momento, você deve introduzir o assunto, de forma dialogada. Caso seja necessário, você pode utilizar o texto “Energia Nuclear”, disponível no site Brasil Escola, como material de apoio.
A seguir, os alunos serão divididos em dois grupos. Um será responsável por apontar os pontos positivos da energia nuclear, e o outro, os pontos negativos. Enquanto as opiniões são expostas, você deve anotar na lousa, em duas colunas, o que está sendo apontado.
Ao fim deste momento, as opiniões deverão ser analisadas, criticamente. O importante é demonstrar que não existe uma resposta correta e outra errada, quanto a isso; e que é necessário se ter conhecimento sobre este assunto para garantir que as melhores escolhas sejam feitas. Veja a seguir alguns exemplos:
Desvantagem: a energia nuclear é muito cara, e tem somente 60 anos de vida útil.
Contra-argumento: apesar de ser muito cara e ter vida útil relativamente curta, a energia nuclear polui menos que outras fontes, como as oriundas do petróleo, e é menos impactante que as usinas hidrelétricas, que provocam grandes alterações socioeconômicas e ambientais, provocando a morte de muitas espécies e propiciando surtos de doenças transmitidas por vetores.
Vantagem: a energia nuclear é menos impactante que a energia hidrelétrica, por não liberar gases estufa na atmosfera.
Contra-argumento: existem outras energias menos impactantes, e que também não oferecem tantos riscos em potencial, como a energia eólica e energia solar.
Desvantagem: a energia nuclear é potencialmente perigosa (vide o acidente de Chernobyl).
Contra-argumento: os novos modelos de usinas são mais simples, e dependem menos de intervenções humanas ou mecânicas, em caso de acidentes.
Vantagem: a adoção da energia nuclear contribuiria bastante para a redução do aquecimento global.
Contra-argumento: reduzir a nossa forma de consumo reduziria ainda mais. Além disso, o processo de construção de usinas nucleares é deveras impactante e, em funcionamento, lançam água quente no mar – ação que pode causar muitos outros impactos ambientais.
13h30 SP

:globo: 10.4-OS CARA DE PAU
:sbt: 9.5-DOMINGO LEGAL
:record: 4.6-TUDO É POSSÍVEL

13h30 RJ

:globo: 11.5-OS CARA DE PAU
:sbt: 11.0-DOMINGO LEGAL
:record: 6.1-TUDO É POSSÍVEL
13h11 RIO DE JANEIRO

11.7-DOMINGO LEGAL
10.1-OS CARA DE PAU
6.7-TUDO É POSSÍVEL
12h58 SP

8.7-DIDI
8.4-DOMINGO LEGAL
6.2-TUDO É POSSÍVEL
A Rede Globo exibe em HD (alta definição) neste domingo, dia 12, às 13h10, o filme inédito "Por Água Abaixo" (2006). O longa conta a história de Roddy (Hugh Jackman) um rato de estimação que vive em um luxuoso apartamento em Kensington e tem dois hamsters, como mordomos.
Um dia surge no local Sid (Shane Richie), um rato sujo que é expelido pelo esgoto da pia. Ele acha que tirou a sorte grande, mas Roddy quer se livrar dele o mais rápido possível.
Para tanto tenta enganá-lo, dizendo que a privada é na verdade uma banheira e tenta convencer Sid a entrar nela. Mas, o rato de esgoto não é bobo e empurra Roddy para a privada, dando a descarga em seguida. Ele passa pelos esgotos e chega à cidade de Ratópolis. Lá, o burguês encontra Rita (Kate Winslet), uma ratazana que trabalha em um barco e é a única que pode ajudá-lo a voltar para casa.
A Rede Globo exibe a Temperatura Máxima, logo após Os Caras de Pau.
12h15 SP

12.2-ESPORTE ESPETACULAR
6.1-DOMINGO LEGAL
5.4-TUDO É POSSÍVEL