quarta-feira, 21 de julho de 2010

20h45 SP
:globo: 30.2  JORNAL NACIONAL
 :sbt: 7.6  UMA ROSA COM AMOR
:redetv:6.8  TV FAMA
 :record: 6.5  JORNAL DA RECORD
18h48 SP
:globo: 24.7-ESCRITO NAS ESTRELAS
 :band: 9-BRASIL URGENTE
 :sbt: 4.5-RATINHO 
:record: 3.5-OS MUTANTES
Está dando certo a estratégia do SBT em reprisar antigas novelas da TV Manchete. Primeiro foi “Pantanal”, que em 2008 permitiu ao SBT retomar a vice-liderança por alguns minutos no horário nobre. Agora é “Ana Raio e Zé Trovão”, outra trama da extinta emissora da família Bloch, que novamente dá o gostinho da vice-liderança à TV de Silvio Santos.
Desde sua estreia, em 7 de junho, “Ana Raio…” fez com que o ibope do SBT saltasse da média de 5 pontos -obtida com a linha de shows- para 8 pontos, média obtida ontem.
Isso representa 60% de incremento na audiência do SBT. E, o que é melhor: com um produto que tem custo baixíssimo. Enquanto Globo e Record gastam pequenas fortunas a cada capítulo de suas histórias, o SBT utiliza um produto já pronto, obtido abaixo de preço de custo. Tanto os direitos de exibição de “Pantanal” como os de “Ana Raio” foram comprados por Silvio Santos há cerca de quatro anos, na surdina.
“Ana Raio e Zé Trovão” foi escrita por Marcos Caruso e Rita Buzzar , e produzida por Jayme Monjardim. Foi exibida originalmente entre dezembro de 1990 e outubro de 1991.
Apesar da grande repaginada na trama, agora mais ágil e contemporânea (agregando inclusive temas de Plumas e Paetês, outra obra do mesmo autor), o remake de Ti-ti-ti que estreara ontem recebeu uma abertura quase igual a original de 1985. A briga entre carretéis, tesouras, agulhas, fitas e linhas permaneceu quase intacta. O que é um grande ponto positivo, já que a ideia é simplesmente sensacional, oriunda do período áureo criativo de Hans Donner nos anos 80.  Modificar esse conceito seria no mínimo uma perda de tempo. No entanto, os objetos, que antes eram reais e manipulados por um jogo de linhas e imãs, agora são totalmente modelados e animados graças a moderna computação gráfica, produzindo ângulos de câmera e movimentos mais fluidos e naturais. O que não impediria, entretanto, que a  “artesanalidade” empregada anteriormente fosse mantida em 2010 com mais propriedade com técnicas mais apuradas de stop-motion, por exemplo.  Embora eles tenham optado pelo caminho mais fácil, não quer dizer que foi o menos interessante.O logotipo harmônico, pregnante e bem construído também não precisou se alterado.  Sua representação como um bordado sobre um tecido,  aliás, tornou-o ainda mais interessante.  Enfim, uma abertura de encher olhos, vibrante e irreverente que desperta inclusive um sentimento nostálgico para os que acompanharam a primeira versão.
A Band, emissora da família Saad é a nova terceira colocada do horário nobre, das 18h ás 00:00 no ranking das emissoras de tv. Programas como “Brasil Urgente”, “Jornal da Band”, “CQC”, “A Liga”, “Futebol” e “P24″ vencem o SBT na média de audiência.
A diferença na média do horário nobre acaba sendo muito grande em alguns horários. O jornalistico “Brasil Urgente” chega a marcar 10 pontos contra 02 do SBT que insiste em apostar no “Programa do Ratinho”. Já o “Jornal da Band” âncorado por Ricardo Boechat chega a marcar 07 pontos contra 04 pontos do “SBT Brasil” principal telejornal do SBT âncorado por Carlos Nascimento.
A Band de fato já conquistou o seu público no horário nobre e além de vencer o SBT, em diversos momentos chega a passar a Rede Record.
Na média diária, a Band ainda continua um pouco atrás do SBT. A diferença na média dia chega a ser de apenas 02 pontos.
A Rede Record antes de conquistar a segunda colocação isolada no Ibope, começou a vencer o SBT pelo horário nobre. Investiu em dramaturgia e na reformulação de seu jornalismo. E parece que o caminho que a Band vem seguindo é o mesmo. Abocanhou o horário nobre do SBT, investindo em jornalismo e novos programas da sua linha de shows.
17h11-SP
:globo: 13 SESSÃO DA TARDE
:sbt: 6  CASOS DE FAMÍLIA
:record: 3.9  TODO MUNDO ODEIA O CRIS