sábado, 11 de setembro de 2010

19h38 SP
:globo: 24.0-TI TI TI
:record: 12.1-O MELHOR DO BRASIL
:sbt: 2.5-SBT BRASIL
17h20-SP
:globo: 11.1-CALDEIRÃO DO HULK
:sbt: 6.1-RAUL GIL
:record: 5.8-O MELHOR DO BRASIL
:redetv: 2.1-FUTEBOL

Após passar alguns anos no inferno astral o apresentador Gugu Liberato parece ter tido uma semana das mais satisfatória dos últimos tempos com sua equipe na Rede Record. Afinal, o Programa do Gugu conquistou a vice-liderança no último domingo em São Paulo e, pela primeira vez, venceu o Domingão do Faustão durante a disputa entre os dois programas. Para completar o excelente desempenho dominical, a atração fechou na liderança no Rio de Janeiro.
Quem se lembra dos áureos tempos do apresentador no SBT quando, em meados da década de 90 ele conseguia constantes vitórias sobre a Rede Globo e chegou a estampar a capa da revista Veja com o título: "O Rei dos Domingos", sabe a importância de uma vitória do apresentador sobre a principal emissora do país na atualidade. Desde que trocou o SBT, onde não tinha mais o mesmo desempenho, mas ainda assim conquistava a vice-liderança, pela Record, Gugu não vinha conseguindo bons resultados. A noite, perdia invariavelmente para seu ex-patrão Sílvio Santos e também para o Pânico na TV, amargando uma posição incômoda de audiência. Ao trocar o programa para a tarde, novos problemas e derrotas seguidas para Eliana. Neste domingo, o programa perdeu para a loira do SBT quase o tempo todo, mas a virada - e liderança - a partir das 18 horas alavancaram o resultado final muito comemorado.
Porém, ao comparar - impossível não fazer isto - o conteúdo do Programa do Gugu que conquistou a liderança ao Domingo Legal nos anos 90 que passou quase 01 ano como líder absoluto de audiência aos domingos, nota-se grandes diferenças. Naquele período, Gugu era apresentador, comunicador nato e um dos maiores profissionais de televisão. A família tinha entretenimento dos mais variados, com quadros, apresentações artísticas, jogos entre famosos e também externas, quase sempre envolvendo pessoas famosas ou entretenimento interessante, como o excelente "Táxi do Gugu".
Atualmente, o apresentador transformou-se numa espécie de "monge do assistencialismo" e somente consegue audiência ao mostrar a desgraça humana. Sob a célebre desculpa de ajudar os necessitados, o Programa do Gugu passa horas mostrando histórias tristes de pessoas necessitadas e explora sem o menor senso de piedade a vida dessas pessoas, vomitando para um telespectador que também adora uma tragédia, histórias e histórias tristes. O pior é que tudo dramatizado, afinal, brasileiro adora uma novela.
Televisão não é e nem nunca foi Ministério de Assistência Social. O objetivo de um programa assim é entreter o telespectador e, convenhamos, que desgraça alheia não é entretenimento para ninguém. Conseguir a liderança através da exploração do sofrimento humano não deveria ser motivo de comemoração, mas de vergonha. E, podem esperar, neste domingo, o Programa do Gugu vai explorar mais um pouco o caso da menina que levou a faixa para a liderança. Esperem e chorem.
Quem tem acesso e ouve a rádio Jovem Pan Am/Fm pode acompanhar chamadas de programas do SBT, anunciando dia e horário. A idéia é tornar os programas mais visíveis e com muito mais divulgação.
A estrategia parece ainda não funcionar, já que em diversas ocasiões na capital de São Paulo e alguns estados do Brasil a audiência não corresponde e chegar ao 2º  lugar está dificil nos principais horários.
A rádio vem divulgando, em seus comerciais, já a 2 meses os programas do SBT.
André Vasco, apresentador do reality show Qual é o seu talento?, do SBT, e Rodrigo Faro na audição do Ídolos em Fortaleza
Há um misto de curiosidade e preocupação no SBT em relação ao “Ídolos”, da Record, se vai continuar ou não no ano que vem. Até agora, pelo menos, não existe nada resolvido com a Fremantle sobre uma nova temporada. O programa, na verdade, já apresenta sinais de esgotamento.

É o que informa o jornalista Flávio Ricco em sua coluna de hoje no UOL.
Segundo o jornalista, não havendo a renovação, se fala que um outro formato também no gênero busca de talentos, com atrações variadas, em moldes semelhantes ao “Qual é o Seu Talento?”, da concorrente, ocuparia o seu lugar. A própria direção da Record já acena com esta possibilidade.

Conclusão: teremos dois programas, de duas emissoras concorrentes, apresentando exatamente a mesma coisa. Criatividade zero.

Mais uma demonstração de que não há mesmo o interesse de se buscar novidades. Pensar, sair atrás de outras opções, isso ninguém quer saber. Dá trabalho. Tem também o lado da preguiça, da incapacidade. E assim vamos indo. Comprando pronto ou disfarçando o que já tem lá fora, para escapar de pagar os direitos.
As informações são da coluna "Bastidores da TV" de hoje no UOL.
15h34 SP

11.2-SESSÃO DE SÁBADO
6.5-RAUL GIL
3.3-CINE AVENTURA
1.8-O FORMIGUEIRO-reprise
10h34 SP

6.4-SÁBADO ANIMADO
5.9-TV XUXA
4.6-HOJE EM DIA

Reprises de novelas derrubam audiência do SBT. Será que elas são fundamentais na grade?

 


Os resultados em audiência obtidos pelas novelas que estão no ar pelo SBT levam a boas reflexões sobre o comportamento do telespectador e a validade de sondagens que determinam a grade ideal. As reprises de “Pérola Negra”, “Esmeralda” e “Canavial de Paixões” registram índices considerados fracos e colocaram a emissora numa faixa complicada entre empates e derrotas. As novelas que ocupam a grade vespertina oscilam entre 4 e 5 de média e, se não atingem as metas em números, representam economia no orçamento, explicam alguns executivos da Anhanguera. Entretanto, no mesmo horário, antes, a sessão de filmes registrava índices entre 5 e 8 pontos, ficando à frente da Record.
Será que a estratégia traçada nas salas do alto comando do SBT representa ganhos para a emissora? Até que ponto está certa? Num momento onde a concorrente briga intensamente por números e investe para atingir a vice-liderança folgada na média/dia qualquer programa que coloque em risco as metas deve ser muito bem avaliado. E aqui a culpa não é de Silvio Santos, como a “lenda urbana” prega. Ele segue orientações, estudos, projeções de especialistas…. Para fazer televisão é preciso não olhar apenas para as planilhas ou para sondagens através da internet. É fundamental conhecer quem está do outro lado da tela. Se os filmes funcionavam, porque uma sequência com três novelas, duas brasileiras e uma mexicana? Já ouvi muitas explicações para estes questionamentos e confesso que não me convenci. O fato é que houve um erro porque toda a grade da tarde acabou perdendo audiência com a reprise das novelas.
Nos bastidores do SBT há quem torça para que seja diminuída a quantidade de novelas no período da tarde, abrindo espaço para outras atrações, incluindo filmes. Isso pode acontecer muito em breve …
Os programas vespertinos da TV bandeirantes são praticamente quase impossíveis de assistir. São programas que não dão nada de audiência, e olha que a band já tentou de tudo quanto e jeito tirou o programa “Boa Tarde” apresentado por Sílvia Popovic do ar e colocou o “Pop Corn”  que alcança quase sempre um ponto de audiência e perde quase sempre para os desenhos da TV Cultura e o ” A Tarde é Sua” da RedeTV!
Não têm jeito a band tenta de qualquer jeito mais não consegue bons índices na tarde dos brasileiros, a emissora só começar a subir na audiência quando entra no ar o programa “Brasil Urgente” apresentado por José Luiz Datena que por muita das vezes fica na vice-liderança e assim vai, também o Jornal da Band agrada bastante na audiência de vez enquanto ficando em 3° lugar na frente do SBT.
O Sistema Brasileiro de Televisão exibirá hoje em sua sessão de filmes em dias de sábados, Cine Belas Artes, um filme pra lá de antigo, como dá para perceber na foto.
“Encontro Cósmico” é o filme de hoje. Tim é um solitário desajeitado, ele concorda em ir ao encontro com a maluca Woo, que acaba de saber por uma astólogo que o amor da sua vida nunca esteve tão próximo.
No filme você virá um encontro maluco, sucedido de confusões e trapalhadas, e a espevitada Woo muda a vida de Tim, virando-a de cabeça para baixo!
O filme vai ao ar na noite deste sábado (11/9/2010) as 23h30 no SBT. Veja a ficha técnica do filme:
Título Original: Woo
Elenco: Jada Pinkett Smith / Tommy Davidson / Dave Chapelle / Paula Jai Parker
Diretor: Michael Davis
Origem: EUA/1998
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos idade