sábado, 8 de maio de 2010

São Paulo – 22:23
:globo: 22.8
:record: 8.9
:sbt: 6.2
:redetv: 3.4
:band: 2.9

Algumas pessoas têm alergia ao pólen das flores

Alergias consistem em uma resposta exagerada do sistema imunológico a alguma alteração no ambiente, como clima, presença de poeira ou fumaça, medicamentos, cheiros fortes, picadas de insetos, estresse, ingestão de determinados alimentos, dentre outros. São o resultado de um excesso de produção (e atuação) da imunoglobulina E (IgE).

As alergias tendem a surgir na infância, mas qualquer pessoa, em qualquer idade, independente do sexo ou raça, pode desenvolvê-la: cerca de 30%. Indivíduos cujos pais possuem esse problema de saúde têm quatro vezes mais chances!

Asma, sinusite, rinite, faringite e tosses alérgicas são alguns tipos de alergia respiratória. Espirro, tosse, falta de ar, coriza ou entupimento e coceira no nariz - algumas vezes, não só nesta região, são alguns sintomas característicos deste tipo de alergia (e bastante parecidos com os de uma gripe ou resfriado). Em ambientes domésticos, os ácaros são os principais causadores dessas reações.

Há também as alergias cutâneas, como a urticária e dermatite de contato. Manchas, coceiras e outros tipos de manifestações na pele são algumas das manifestações.

Indivíduos podem ter por toda a vida apenas um tipo de alergia, podem manifestar mais alergias cutâneas em uma época e alergias respiratórias em outra; ou até mesmo ter momentos sem nenhuma delas!

Essa reação anormal do organismo, além do incômodo que causa, pode oferecer risco de vida ao portador, em caso de choque anafilático. Dificuldades de respiração e perda de consciência podem fazer com que isto ocorra, caso não seja tratado de forma imediata.

Diante disso, o alérgico deve evitar o contato com o agente desencadeante. Alimentos como leite, ovo, trigo, milho, soja, amendoim, castanha e frutos do mar, por exemplo, são os campeões entre os causadores de alergia alimentar.

É essencial buscar auxílio médico para investigar as causas das alergias e adotar medidas necessárias que garantam o bem-estar. Vale lembrar que o tratamento visa o controle dos sintomas já que, infelizmente, até hoje não se descobriu como curá-la de forma definitiva. 





A tendinite afeta músculos e tendões.

Tendinite é a inflamação dos tendões causada por fatores mecânicos ou químicos. O primeiro caso decorre de sobrecarga, esforços prolongados e repetitivos, já o segundo ocorre por desidratação, alimentação incorreta e presença de toxinas no organismo. Tendões são fibras de tecidos de conexão resistentes que ligam o músculo ao osso.

A inflamação se manifesta primeiramente com dores, associada muitas vezes à incapacidade de realizar alguns movimentos, como subir ou descer escadas, caminhar, dobrar os joelhos, entre outros. A tendinite pode ser manifesta em alguns momentos de trabalho realizados de forma rápida, sem ter feito um aquecimento necessário. A doença pode ser confundida com artrite reumatóide, lesão por movimentos repetitivos.

O tratamento consiste no uso de intiinflamatórios. O repouso e a fisioterapia são essenciais. Recomenda-se aplicar bolsas de gelo. Caso a pessoa não trate a doença de forma adequada poderá sofrer uma ruptura do tendão.

Algumas medidas de prevenção incluem a realização de pausas freqüentes no trabalho e a variação de movimentos realizados.
SP-21h58 
 :globo: 38.6 (VIVER A VIDA)
 :sbt: 4.8 (SUPERNANY)
 :record: 4.5 (LEGENDÁRIOS)
:redetv: 1.6 (GOOD NEWS)
:band: 1.0 (CQC REPRISE)
São Paulo – 21h50
:globo: 35.0
:sbt: 6.0
:record: 5.8
:band: 2.8
:redetv: 1.1
20:31 SP
:globo: 24
:record: 15
:sbt: 4
:redetv: 3
19h36 SP
19.5
12.2
6.6
4.9
18h50 SP
:globo: 24,1 (Escrito nas Estrelas)
:record: 8,3 (o Melhor do Brasil)
:sbt: 3,7(Roda a Roda)
 :band: 3,5(Raul Gil)
LIXO

Cerca de 76% do lixo diário brasileiro, que chega a 70 milhões de quilos, são despejados em céu aberto. Somente 10% vai para lixões controlados, 9% vai para aterros sanitários e somente 2% é reciclado.
A queima de lixo que é bastante utilizada é também prejudicial, pois libera gases nocivos à atmosfera, empobrece o solo e desperdiça materiais recicláveis e de energia.
Há vários caminhos para acabar com o lixo de forma correta, a coleta seletiva é um importante e considerável caminho, pois facilita o processo de reciclagem e o processo de transformação do lixo orgânico em adubo e gás metano. 




A halitose pode interferir, de forma negativa, no relacionamento interpessoal de quem a possui

A halitose consiste em um hálito com odor desagradável, normalmente resultante de um desequilíbrio fisiológico ou microbiológico, podendo ocorrer em situações específicas, como ao acordar, ou de forma frequente.

Aproximadamente 30% da população adulta sofre de mau hálito, sendo que mais de 90% dos casos são relacionados à saburra lingual, uma massa de cor esbranquiçada a acastanhada que se forma no dorso da língua. Esta é formada, basicamente, de células descamadas e resíduos alimentares e é local propício para ocorrência de bactérias, que se alimentam destes resíduos.

Nossa saliva, substância rica em oxigênio, combate a ação bacteriana, uma vez que estas são, geralmente, anaeróbicas. Diminuída a sua oferta, há um maior acúmulo destes organismos fermentadores, que liberam gases ricos em enxofre e comprometem nosso hálito. À noite, durante o sono, nossa salivação é diminuída, e é por este motivo que, muitas vezes, nossa boca exala um odor nada agradável ao acordarmos.

Gengivites, periodontites, placas, cáries dentárias, aparelhos ortodônticos, estresse, determinados fármacos, bebidas alcoólicas e higiene bucal incorreta são fatores que contribuem para que ocorram alterações na salivação e formação da saburra. Diabetes, doenças hepáticas, alérgicas e gastrointestinais e alterações hormonais são outras causas da halitose, devendo o paciente ser encaminhado à especialistas para tratamento

Como geralmente as pessoas portadoras não percebem o problema, uma vez que o olfato se acostuma a odores nos quais está constantemente exposto, e pelo fato de que é, na maioria dos casos, indelicado fornecer tal informação à pessoa, esta pode passar anos sem que saiba de seu problema, podendo passar por situações constrangedoras e, até mesmo, dificuldades de relacionamento.

Alimentação mais fibrosa, ingestão de dois a três litros de água por dia, visitas periódicas ao dentista e escovação dos dentes pelo menos três vezes diárias com uso de limpadores de língua e fio dental podem ser capazes de driblar o quadro. 
específico.





As mães merecem respeito e carinho de seus filhos

No segundo domingo de maio comemora-se o dia das mães.
A data surgiu em virtude do sofrimento de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.
As mães são homenageadas desde os tempos mais antigos. Os povos gregos faziam uma comemoração à mãe dos deuses, Reia. Na Idade Média os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que os ingleses chamavam de “mothering day”.
Mãe é a mulher que gera e dá à luz um filho, mas também pode ser aquela que cria um ente querido como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção.
As mães merecem respeito e muito amor de seus filhos, pois fazem tudo para agradá-los, sofrem com seus sofrimentos e querem que estes estejam sempre bem.
Com o passar dos anos, o dia das mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os filhos sempre compram presentes para agradá-las e para agradecer toda forma de carinho e dedicação que recebem ao longo da vida.
Nas diferentes localidades do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes. Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio; no México é uma data fixa, dia 10 de maio. Na Tailândia, no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit. Em Israel não existe um dia próprio para as mães, mas sim um dia para a família.
No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no segundo domingo de maio. Aqui, a data foi instituída pela associação cristã de moços, em maio de 1918, sendo oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932.





A motivação genética: a molécula de DNA

A genética é o campo da biologia que estuda a natureza química do material hereditário, isto é, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração (dos pais para os filhos).

Além de auxiliar na identificação de anormalidades cromossômicas, ainda durante o desenvolvimento

A maior colaboração para a genética atual foi dada pelo monge Gregor Mendel, através de seus experimentos com ervilhas e a proposição de suas leis (segregação independente), mesmo antes de se conhecer a estrutura da molécula de DNA
embrionário, promove em caráter preventivo e curativo, a utilização de terapias gênicas como medidas corretivas.

São Paulo – 17h29
:globo: 16
:record::sbt: 6
São Paulo – 16h56
:globo: 15
:sbt: 6
:record: 4
16h30 – RJ
:globo: 10.6
:sbt: 10.1
:record: 5.7
:band: 2.9
16:26-SP
:globo: 11
:sbt: 6
:record: 4
:band: 3
:gazeta: 1
:redetv:0.5

SUCESSOS DO SBT:




















































16:00-SP
:globo: 13.4
:sbt: 6.1
:band: 1.9
:cultura: :gazeta: 1.8
:record: 1.7