domingo, 5 de setembro de 2010

23h25 SP

14.2-HIPERTENSÃO
11.6-SILVIO SANTOS
11.4-PÂNICO NA TV
10.5-FILME TROPA DE ELITE
20h37 SP

:globo: 20.7-FAUSTÃO
:sbt: 13.3-SILVIO SANTOS
:record: 10.3-DOMINGO ESPETACULAR
:band: 2.7-O FORMIGUEIRO
:redetv:2.2-O ÚLTIMO PASSAGEIRO

A gagueira pode se manifestar tanto em meninos como em meninas?
Inúmeras pessoas são gagas e sentem certa dificuldade em se comunicar verbalmente. As brincadeiras feitas em cima dessa falha são diversas, muitas chegam a constranger o indivíduo.
A medicina trata a gagueira como uma disfemia (alteração da pronúncia das palavras sem lesões do aparelho fonador). Sua característica principal é a de fazer com que o indivíduo repita sílabas e/ou de que faça longas pausas ao pronunciar palavras. Fato que normalmente não acontece quando um gago canta, já que nosso cérebro processa a fala e o canto de maneiras diferentes. O processo da fala envolve a tradução de pensamento lingüístico dentro do tempo ótimo de rapidez lingüística, cuja linguagem oral se faz necessária para que as praxias envolvidas na articulação da linguagem ocorram de forma sincrônica e apropriada. Essa habilidade do processamento de segmentação temporal no cérebro do gago é afetada. A definição da gagueira não é tão simples, pois são diversas as teorias que tentam explicá-la, entre elas se destaca a de Bloodstein; a gagueira é o resultado da reação de luta interior do indivíduo que fala.
Existem três tipos de gagueira: Hereditária, Afásica, Bilíngüe, Tônica do Atraso de Linguagem e a Esquizóide. O gago pode cantar sem quaisquer dificuldades devido ao canto não possuir uma fala auto-expressiva (aquela que não precisa ser trabalhada antes de pronunciada), pois o ritmo e a letra da música já existem, restando apenas a interpretação para o gago, assim ele não terá que processar a fala para cantar.
A gagueira é tratada de diferentes formas na fonoaudiologia, dessa forma, dar sustos ou qualquer outra coisa do gênero em uma pessoa gaga não irá curá-la. Somente um profissional pode ministrar tratamentos para a gagueira, pois ele é capacitado a ajudar a controlar e até mesmo a curar a gagueira, dependendo do caso.
Existem muitos gagos que são famosos, dentre eles destacamos: Aristóteles, Charles Darwin, Marylin Monroe, Napoleão Bonaparte, Nelson Gonçalves, Machado de Assis.

RIR FAZ BEM A SAÚDE
Ao escutar uma piada, daquelas que nos fazem disparar a rir, são produzidos na boca uma série de sons vocálicos que duram de 1/16 segundos e repetem a cada 1/15 segundo. Enquanto os sons são emitidos, o ar sai dos pulmões a mais de 100 Km/h.

Uma gargalhada provoca aceleração dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e dilatação das pupilas.

Os adultos riem em média 20 vezes por dia, e as crianças até dez vezes mais. Rir é um aspecto tão inerente à existência humana que esquecemos como são interessantes esses ataques repentinos de alegria.

Por que as pessoas riem quando escutam uma piada? Segundo o escritor húngaro Arthur Kostler (1905-1983), o riso é um reflexo de luxo, que não possui utilidade biológica.

Entretanto a Natureza não investe em algo inútil, acredita-se que o impulso de rir possa ter contribuído para a sobrevivência no decurso da evolução.

A gelotologia que pesquisa sobre o riso, aponta que esta é a mais antiga forma de comunicação.

Os centros da linguagem estão situados no córtex mais recente, e o riso origina-se de uma parte mais antiga do cérebro, responsável pelas emoções como o medo e a alegria. Razão pela qual o riso escapa ao controle consciente. Não se pode dar uma boa gargalhada atendendo a um comando, muito menos é possível reprimi-la.

O riso pode apresentar um aspecto físico, cognitivo e emocional. Acontecimento este que não reduz o senso de humor a uma única região do cérebro.

Rir, achar algo engraçado, é um processo complexo, que requer várias etapas do pensamento.
HOJE É O DIA DA AMAZÔNIA:


No dia 5 de setembro comemora-se o dia da Amazônia, a maior floresta do mundo.
A extensão da floresta amazônica abrange, além dos estados brasileiros do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Maranhão, área do Mato Grosso, outros países da América do Sul, como: Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador.
A área da floresta representa dois quintos da América do Sul e a metade do território brasileiro. Além disso, concebe um quinto das águas doces do mundo, sendo a maior bacia hidrográfica do planeta, com extensão de sete milhões de quilômetros. Os principais rios que formam a bacia são, além do Amazonas, os seus afluentes: Negro, Trombetas e Japurá – à esquerda; e Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá à margem direita.
A Amazônia deve ser preservada, pois é a maior reserva natural do planeta e proporciona o equilíbrio ambiental do mundo.
Sua biodiversidade é muito grande, com espécies animais, vegetais e minerais que formam um ecossistema autossutentável. Pesquisas calculam que em suas riquezas existam cerca de cinco milhões de espécies de plantas, mil e cem espécies de aves; duzentas e cinquenta, de mamíferos; e duas mil, de peixes.
A vegetação da Amazônia é composta por três tipos de matas: a de igapó, de solo inundado; a de várzea, com inundações somente em algumas épocas do ano; e a de terra firme, com solo seco e árvores que alcançam 65 metros.
O clima da região é quente e úmido, com chuvas abundantes o ano todo.
A seringueira é uma das espécies vegetais mais importantes da região, em razão da extração da matéria prima para a produção da borracha, o látex, que é até hoje uma das principais extrações feitas, juntamente com a castanha-do-pará e do guaraná.
Várias espécies vegetais podem ser aproveitadas por indústrias de fabricação de medicamentos e cosméticos, aumentando a economia produtiva do país.
A EMBRAPA – empresa brasileira de pesquisa agropecuária - iniciou em 1990 um trabalho sobre recursos genéticos e a biotecnologia, a fim de organizar a distribuição da heterogeneidade das espécies vegetais da região. Foram levantadas mais de 3.500 espécies, sendo classificadas em gênero e família.
Atualmente, os problemas mais sérios que a Amazônia vem sofrendo são os desmatamentos de suas árvores para o contrabando de madeiras; a caça e a pesca, predatórias, que tem causado a extinção de várias espécies animais; e as disputas de terra.
Pessoas influentes da televisão têm lutado para a preservação da floresta amazônica, através da coleta de assinaturas para que seja feita modificação na Constituição Federal do país, no que diz respeito à preservação da floresta. Através do projeto “Amazônia para Sempre”, buscam junto aos nossos governantes “a interrupção imediata do desmatamento da floresta amazônica.” Você também pode participar!
Com tantas riquezas, a Amazônia tornou-se interesse de grandes potências do mundo. Alguns países têm publicado em seus livros de geografia que a floresta é parte do patrimônio mundial, o que não é verdade. A Amazônia pertence ao território brasileiro e não podemos deixar que outras nações retirem o que é nosso.
19h41 SP

16.3-FAUSTÃO
16.1-GUGU
8.0-RODA A RODA
18h21 SP

14.4-FAUSTÃO
11.8-GUGU
10.0-ELIANA
5.0-TERCEIRO TEMPO
As Tontas não vão ao Céu
As Tonas Não vao ao Céu - SBT - 16h
Segunda, 6 de setembro
Santiago fica feliz ao perceber que Candy sente ciúmes de Paulina e agradece a ela por ter lhe devolvido a essência do significado do amor verdadeiro. Candy diz que confia nele. Por telefone, Paulina comunica a Mário que não pretende voltar com ele para Nova Iorque e afirma que pretende ficar com Santiago. Candy incentiva a mãe a aceitar o convite de Artur. Candy comenta com a filha sobre os ciúmes de Vavá em relação ao seu novo irmãozinho. Lulú pergunta a Candy se está namorando com Santiago, mas ela desconversa. Charles acompanha Daniela ao laboratório, onde fará o teste de HIV. Samuca consegue convence Tonho de que não existe nada entre ele e Lulú, mas ela entra e faz com que ele pense o contrário. Tonho se sente traído por Samuca e declara guerra. Patrício chega em casa e pede a Alice que lhe dê o bebê. Raul conta a Santiago que Marisa deu a criança em adoção para que ele passe a vida procurando pelo filho e, se um dia passar por ele, não terá como reconhecê-lo. Lúcia agradece à avó por permitir que organize a festa da camisinha. Isabel diz à neta que a apoia por achar importante que os jovens entendam que proteção e felicidade caminham juntas. Donato flagra Paulina e Mário se beijando. Ao perceber a presença do mordomo, Paulina dá um tapa no amante. Donato se desculpa e sai. Mário diz a Paulina que não vai permitir que ela separe Santiago de Candy e muito menos que o trate como se fosse um móvel velho. Patrício conversa com Vavá e o convence a aceitar o irmãozinho. No restaurante, Lulú estréia seu show de imitação. Tonho a cumprimenta e ela pede um beijo. Santiago surpreende Candy ao chegar na casa de Manuel, diz a ela que estão sozinhos e a beija. Paulina chega ao quarto do hotel onde Mário está hospedado. Mário pede que fiquem juntos e em troca promete não dizer a verdade para Santiago. Os dois se beijam. 

A História de Ana Raio e Zé Trovão
A Históira de Ana Raio e Zé Trovão - SBT-22h30
Segunda, 06 de setembro
Marisa conta para Ana sua história de amor com Zé Trovão e deixa claro que se ele quiser assumir o filho terá que formar uma família com ela. Durante a viagem, Maria Lua conhece uma jovem que está seguindo para Santa Rosa para ser uma das prostitutas do cafetão, Rodrigo, e diz que vai apresentá-la a ele. A Madre Superiora procura Leopoldo, fala de sua preocupação com o paradeiro de Maria Lua e os perigos que a menina corre andando sem rumo sabe-se lá por onde. Ubiratan vai até a fazenda e volta a esconder lá o testamento de dona Amália, a escritura da propriedade e o livro do cartório. João diz para Ana que vai tentar ser feliz com Marilda. Seguindo as ordens de Ubiratan, Gióia e Lamberto oferecem trabalho para Jesus. Bobi comunica a Armando que vai tentar esquecer Elisa e ser feliz com Clarice. Jesus se despede do casal e decide ir até a fazenda. Chegando lá encontra Ubiratan. O tabelião, como sempre, consegue contornar a situação e mais uma vez Jesus não suspeita de nada. Daniel espiona Dolores e vê quando ela esconde algo em uma caixa. Albinha percebe que Andorinha não está bem, mas ele nega e não comenta nada sobre o encontro com a irmã. Daniel entra no caminhão de Dolores, abre a caixa e encontra a lápide que ela mandou fazer. Ele anota o endereço e vai até São Miguel das Missões para investigar do que se trata. Ao chegar na cidade, procura Ranulfo. Ana encontra Zé Trovão com o filho e é carinhosa com o garoto. Daniel chega ao cemitério, vê as lápides e desconfia que há algo estranho nessa história.

Escrito nas Estrelas
Escrito nas Estrelas - Globo - 18h
Segunda, 06 de setembro
Vicente descobre a farsa de Sofia e avisa a Ricardo que vai afastar a ex-mulher e a filha da casa do médico. Tadeu destrata Mariana. Yasmin reclama para Judite por Afonso estar com a filha em seu apartamento. Mundinha se enfurece com Filhinho, depois de ele reclamar da roupa que ela passou para ele. Breno, Suely e Luciana encontram Marcelo Estrada. Judite se vangloria para Yasmin por ter deixado os filhos e Clara na casa de Guilherme. Berenice comenta com Antônia e Hilda que Sofia e Beatriz vão sair da mansão. Marcelo flerta com Luciana, enquanto Breno observa os dois. Fernanda confirma para Sofia que irá agir como planejaram durante a inseminação de Vitória/Viviane. Gilmar conta para Magali que pedirá a mão de Leninha em casamento e ela fica radiante. Vicente fica atônito ao constatar que a ex-mulher e a filha foram embora da mansão. Sofia e Beatriz não conseguem se hospedar em um hotel de luxo. Marcelo beija Luciana e Breno fica enciumado. Tadeu se desculpa com o pai depois que Mariana foi embora. Daniel se recusa a ir com Athael e Francisca e afirma que vai tentar conquistar Viviane. Ricardo pede Vitória/Viviane em casamento e Daniel fica inconformado. Antônia passa mal ao ver uma sombra envolvendo Vitória/Viviane.

Ti-ti-ti
Ti-ti-ti - Globo - 19h

Segunda, 06 de setembro
Bruna estranha a hostilidade entre Luisa e Marcela. Chico e Ariclenes se divertem com o artigo de Beatrice M. que critica Jacques Leclair. Camila desabafa com as amigas sobre a mudança de Edgar. Marcela conta para Julinho sobre sua discussão com Luisa. Jorgito checa a suspeita de Gino e encontra um galpão abandonado. Stéfany afirma querer se casar com Armandinho e deixa Desirée arrasada. Amanda aconselha Desirée a se concentrar em sua carreira de modelo. Wagner contrata Thaísa para trabalhar na Lugar Models. Mário Fofoca avisa a Jaqueline que ainda não conseguiu fotografar Victor Valentim. Valquíria mostra o bilhete de seu admirador secreto para Madu e diz que desconfia que seja de Luti. Luíza Brunet marca com Victor Valentim e Jacques Leclair. Edgar se comove ao falar de Osmar e beija Marcela.

Passione
Passione - Globo - 21h
 
Segunda, 06 de setembro
Valentina afirma aos policiais que Clara não está em sua pensão. Diana se despede de Bete. Gerson desiste de falar com o psiquiatra. Gemma, Candê e Felícia comentam a presença dos policiais na pensão e Alfredo se preocupa com Kelly. Clara escapa e se esconde ao ver um carro de polícia. Valentina avisa a Jonisval para não aparecer na pensão com seu chefe. Brígida se entristece por não poder ir ao desfile da neta. Melina afirma a Bete que não vai deixar Mauro em paz. Mauro e Diana combinam de morar juntos. Gerson fica nervoso ao voltar para casa e ver que sua esposa foi embora. Gemma conta para Totó que Clara conseguiu fugir. O desfile de Melina é um sucesso. Bete tenta consolar Gerson. Clara se desespera e liga para Kelly. Fred comenta com Felícia que Totó denunciou a esposa e ela se preocupa com o italiano. Saulo reclama com Noronha por parar a produção da Skinny Top. Berilo afirma para Clô que irá se divorciar de Agostina, mas não encontra o falso documento para a separação. Jackie revela a Clô que Olavo fez um perfil na internet. Mimi convence Benedetto a tirar um novo passaporte, mas fica apavorado quando o corretor entra em sua casa com os carregadores. Francesca conta para Adamo que Clara a convenceu de procurá-lo novamente. Kelly encontra com a irmã no aeroporto e a vilã compra uma passagem para fora do país. Olga agradece Bete por ter conseguido livrá-la da acusação de roubo. Sinval leva Fátima para falar com Diógenes e ele fica estarrecido ao saber que ela é filha de Felícia. Kelly se despede de Clara, mas é surpreendida por Valentina, que leva os policiais ao encontro da neta.
17h32 SP

16.5-FUTEBOL
10.3-ELIANA
9.0-GUGU
6.4-FUTEBOL
O programa 'Tudo é Possível', que recebeu a banda Restart neste domingo garantiu a 3º posição no ranking do ibope.
O programa também mostrou algumas homenagens a cantores e recebeu algumas crianças no palco para um concurso de jovens talentos.
O programa marcou 7.1 de média, picos de 10.9 e 15% de share. Enquanto a Globo liderou com 12.7, o SBT  garantiu a vice com 9.0 e Band marcou 2.8 pontos.
Em alguns minutos a atração comandada por Ana Hickmann chegou a ficar em 4º , atrás da Band, mas em seguida se recuperou. Nesses minutos a Band apresentava reprise de um jogo de futebol, enquanto Ana recebia crianças no palco.
No confronto com a Eliana, o 'Tudo é Possível' marcou 9.1 contra 8.0 do 'Programa Eliana.'
PRÉVIA DO DOMINGO LEGAL EM SP:

http://portalcatalao.com.br/blog/painel/arquivos/noticias/20090928130236.jpg
:globo: 11.1
:sbt: 9.3
:record: 6.8
:band: 2.0
16h18 SP

13.9-FUTEBOL
10.8-ELIANA
8.4-GUGU
4.4-FUTEBOL
14h49 SP

15.2-TEMPERATURA MÁXIMA
9.0-DOMINGO LEGAL
6.5-TUDO É POSSIVEL

A Turma do ‘Legendários’ esta precisando apelar para ter audiência, o prometido ‘Humor do Bem’ da rede Record, esta colocando funk pesado, depois de certa hora, com mulheres semi-nuas, e muita pancadaria.
Tudo isso por conta dos índices, o programa já perdeu a vice, por diversas vezes, e vem marcando inferior à 7 pontos.
O Programa estreou com 10 pontos, e foi caindo a cada semana.
‘Legendários’ garantiu a vice para a emissora, mas com baixos índices. A Meta para o programa é superior a 15 pontos. O Publico merece um pouco de respeito.

Todo Mundo Odeia o Chris fecha em terceiro neste Domingo


A série 'Todo Mundo Odeia o Chris' vem perdendo o público para o SBT, a série já tem horário semanal que sempre fecha em segundo, mas no Domingo com grande concorrência a série acaba fechando em terceiro.
Hoje o seriado marcou média de 7.7 pontos. Contra 9.2 da Globo e 9.0 do SBT

As Aventuras do Didi fecha na liderança com pouca vantagem


As Aventuras do Didi um clássico de humor das tardes de Domingo da Globo vem marcando baixos índices e muita pressão de suas concorrentes, hoje a diferença do programa com a segunda colocada foi de apenas 6 décimos.
Neste Domingo (05/09) o programa fechou com média de 10.1 pontos. Contra 9.6 do SBT e 6.1 da Record.


'Chaves' empata na vice com a Record, e conquista picos de liderança

O seriado mexicano, Chaves, continua sendo um sucesso na grade de programação do SBT. Exibido das 09h ás 11h desse domingo, 05 de Setembro, a atração chegou durante alguns minutos à liderança no Ibope, conquistando picos de 10 pontos no Ibope.

Na média geral, a atração conquistou (6,7) 07 pontos de média, em números arredondados, empatando assim com a Record, que exibia no horário o desenho Pica Pau
13h42 SP

11.5-DOMINGO LEGAL
10.8-OS CARA DE PAU
6.0-TUDO É POSSÍVEL
12h42 SP

9.9-DIDI
9.6-DOMINGO LEGAL
5.4-TUDO É POSSÍVEL