domingo, 25 de julho de 2010

21h01 – São Paulo
:globo: 23.5-FANTÁSTICO
:sbt: 12.5-SILVIO SANTOS
:record: 12.3-DOMINGO ESPETACULAR
:redetv: 4.6-PÂNICO NA TV


18h30-SP
:globo: 15 DOMINGÃO DO FAUSTÃO
:record: 11 GUGU
:sbt: 9  ELIANA

Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Nesta segunda-feira (26), às 16h, Mano Menezes será apresentado oficialmente como novo treinador da seleção brasileira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O técnico estará iniciando um dos ciclos mais importantes do Brasil, que tem como meta a Copa do Mundo de 2014 no país. Desta forma, terá de superar alguns desafios que se colocam em seu caminho depois do fracasso brasileiro no Mundial da África do Sul.
Contudo, não deverá ser nesta primeira convocação que os obstáculos começarão a ser superados. Chamado às pressas na sexta-feira à noite para o cargo, após a recusa de Muricy Ramalho, Mano Menezes ainda vai dirigir o Corinthians neste domingo (25), diante do Guarani. Só após a partida deverá pensar no nome dos convocados para o amistoso do dia 10 de agosto, diante dos Estados Unidos, em New Jersey (EUA).
Deverá priorizar os jogadores que atuam no Brasil, já que muitos “europeus” ainda curtem férias e outros iniciaram os treinamentos em seus clubes há pouco tempo. Com isso, se verá obrigado a começar o processo de renovação pretendido pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira.



17h29-SÃO PAULO


:globo: 15.5-FUTEBOL
:sbt: 8.8-ELIANA
 :record: 8.4-GUGU
:band: 6.5-FUTEBOL

16h20 – São Paulo
:globo: 16.8-FUTEBOL
:sbt: 7.2-ELIANA
:record: 6.8-GUGU
:band: 5.1-FUTEBOL

CURIOSIDADES IRADAS:

O TEMPO

“O tempo perguntou pro tempo, quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo, que o tempo tem tanto tempo, quanto tempo o tempo tem!”
Ouvir crianças das classes de educação infantil e ensino fundamental I brincando com essas palavras é uma boa oportunidade para se trabalhar com um projeto, visando o aprendizado da contagem do tempo.
O professor pode indagar o grupo de como podemos contar o tempo, as crianças irão refletir e explicar o óbvio: através do relógio.
Porém, através desse diálogo, o professor dará sugestões de outras formas de se contar o tempo, lembrando como era o processo antes da invenção do relógio.
Aos poucos o grupo dará início a reflexões, juntamente com a intenção do docente, de outras formas de se perceber o tempo, de como as coisas eram no passado e são hoje em dia.
Roupas, telas de pintura, fotografias dentre outros, deverão ser lembrados, a fim de estimular a percepção dos alunos de que o tempo varia, que cada época apresenta suas características próprias e que as mesmas ficam registradas de uma forma ou de outra.
Durante as conversas em sala, pode-se levantar questões de como o tempo muda, como era o mesmo na época de seus bisavós, avós, de seus pais e hoje, no seu próprio tempo, associando-o como uma construção social que pode ser transmitida de geração a geração.
Propor para a turma que sejam feitas pesquisas sobre diferentes formas de se contar o tempo será uma oportunidade para ampliar os conhecimentos dos mesmos, além de trocar informações acerca das pesquisas feitas.
As pesquisas deverão ser utlizadas para a montagem de cartazes, que ficarão afixados na sala de aula, no pátio da escola, a fim de compartilhar as aprendizagens envolvidas com toda a comunidade escolar.
A variedade das descobertas é tão grande que dentre os tipos de relógio podem ser destacados: relógio de pêndulo, relógio Cuco, relógio de torre, relógio com números romanos, relógio d’água, relógio solar, ampulheta, relógio de bolso, relógio de parede, relógio de pulso, relógio analógico, relógio digital, relógio despertador, relógio de rua, dentre outros.
Os astros Sol e Lua devem ser apresentados como um dos primeiros medidores do tempo, quando possibilitam a chegada do amanhecer e do anoitecer.
Fazer apreciação de fotos, deduzindo as idades das pessoas é outra forma de criar noção de tempo.
Uma pessoa de referência, um artista mais velho, por exemplo, pode servir de análise. O professor diz a idade da pessoa na primeira foto apresentada e vai mostrando as etapas seguintes, de envelhecimento, questionando a idade que o mesmo apresenta ali.
Da mesma forma, podem ser analisados objetos, dos mais antigos para os mais novos, como um disco de vinil, uma máquina de escrever, os primeiros celulares, etc. A análise deve ser feita observando-se as mudanças físicas, a aparência, o que é novo, o que é velho, o que foi ontem, o que é hoje e como será no amanhã.
Para oportunizar o aprendizado das diferentes unidades de tempo, horas (minutos e segundos não devem ser trabalhados, pois são partículas muito pequenas), dias, meses e anos, devem comparar relógios e calendários, percebendo que no relógio são marcadas as horas enquanto que nos calendários os dias e meses.
Nesse momento será importante a construção de um gráfico, representando que um dia é dividido em 24 horas. Além disso, trabalhar a variação da quantidade de dias de cada mês, estando entre 28 e 31 dias.
Ao fim do projeto, pode-se montar uma oficina de construção de brinquedos, desde os mais antigos até os mais atuais, como a construção de ampulhetas com garrafas PET, petecas, ioiôs, e outros.


A MORTE

Não adianta, falar sobre morte com crianças é um tema inevitável. Sempre presenciamos casos de falecimento nas famílias de estudantes, e a dor da perda precisa de momentos de reflexão para ser superada.
Trabalhar com um projeto sobre o assunto pode trazer grandes benefícios, mesmo que não estejam passando pelo problema, mas como forma de preparar os pequenos para o assunto.
Independente da série, a morte deve ser encarada, pois são vários os fatores que podem acometer uma pessoa: doenças, velhice, acidentes, assaltos, fatalidades do mundo moderno.
Além de pessoas, os animais de estimação estão presentes em muitos lares, sendo as crianças as que mais sofrem com as perdas dos bichanos.
Em roda de conversa, expor o assunto é uma forma de identificar quais os conceitos que seus alunos possuem, se já perderam algum ente querido, como encaram a morte, o que se pode fazer para confortar alguém que está sofrendo uma perda, etc.
Dependendo do contexto social em que os alunos vivem, podemos saber se estão acostumados ou não a lidar com a morte. Normalmente crianças e jovens que vivem na periferia, lidam melhor com o assunto, pois a violência nessas regiões é fato corriqueiro.
A forma de reagir diante da situação é que pode variar de pessoa para pessoa. Algumas manifestam com o silêncio, não querendo a presença de ninguém; outras choram compulsivamente, não conseguindo se tranquilizar, não percebendo possibilidades de viver sem a pessoa (ou animal) que se foi; é normal também que aconteçam casos de agressividade em excesso, como se as outras pessoas fossem as culpadas pela perda; o medo também pode aparecer.
Independente da reação, é importante que as manifestações sejam respeitadas, em face do momento de sofrimento e de dor, mas os excessos devem ser controlados através do aconchego e do carinho.
Os professores podem ajudar, compartilhando a dor com o aluno, explicando que está a par da situação que o mesmo está passando e questionando se ele quer compartilhar sua dor com a turma, se quer contar ou que o professor fale. Caso o mesmo não queira, o melhor a fazer é respeitar a vontade do aluno, deixando-o quietinho, sem forçá-lo a participar das atividades, mas dando-lhe atenção.
Almofadas com carinhas podem ajudar bastante. Em tecido preto, podem montar um conjunto com as seguintes expressões: triste, chorando, alegre, desconfiado, com medo, bravo, dentre outras. Com as mesmas, a criança que tem mais dificuldade em expor seus sentimentos pode escolher uma que represente o que está sentindo.
Outra forma de aliviar o sentimento é dando folhas para desenho livre. Nessas, a criança pode representar o que sente até mesmo pelas cores que usa. As cores escuras caracterizam agressividade, medo ou insegurança, mas essa é uma ótima forma de por para fora os sentimentos que incomodam.
Se a criança preferir compartilhar o sofrimento, melhor. Chame a turma para sentar em roda, pois tem um assunto sério para tratar. Exponha a verdade para a classe e deixe que cada um se manifeste com palavras de carinho ao sentimento do colega. É incrível, mas as crianças e os adolescentes são muito solidários, falam coisas lindíssimas e chegam a chorar junto com o amigo que sofre.
Algumas histórias da Disney tratam do tema e podem ajudar a confortar. O Rei Leão é uma delas, onde o filho perde seu pai de forma trágica. Bambi também retrata a morte, porém da mãe. Além desses, existem vários livros que abordam o assunto, basta dar uma pesquisada em uma boa livraria.
Se a criança ou adolescente se tornar agressivo, jamais incentive o revide, pois a agressividade do mesmo é uma manifestação de dor, da frustração pela perda, de insegurança. Procure tranquilizá-lo dando um forte abraço e dizendo que você está ali para ajudá-lo. Disponha sempre de muita paciência, atenção e carinho.

A ORIGEM DA LUA
Não se sabe ao certo como a lua se originou, mas existem inúmeras teorias que relatam seu aparecimento em órbita. A teoria mais aceita hoje diz que a lua se formou através de uma colisão entre o planeta Terra e um corpo do tamanho de Marte, há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.
Acredita-se que o choque entre os dois corpos aconteceu na última fase do processo de formação da Terra, quando parte do seu núcleo se perdeu. Uma nuvem de poeira se formou sobre a Terra em razão da colisão.
A parte perdida do núcleo sofreu um processo de condensação e se aproximou do plano da eclíptica, que fez com que este núcleo condensado entrasse em órbita. Sua temperatura após a condensação explica a ausência de compostos voláteis nas rochas lunares.

15h57-SP
:globo: 13.3-FUTEBOL
:record: 8.4-TUDO A VER
:sbt: 7.3-ELIANA

15h04-SP
:globo: 17.8-TEMPERATURA MÁXIMA
:record: 6.1-TUDO É POSSÍVEL
:sbt: 3.4-ELIANA
14h20-SP
:globo: 16.8-TEMPERATURA MÁXIMA
:sbt: 5.7-DOMINGO LEGAL
:record: 5.2-TUDO É POSSÍVEL
13h04 SP
:globo: 7.6-DIDI
:sbt: 7.1-DOMINGO LEGAL
:record: 5.9-TUDO É POSSÍVEL
A Rede record perdeu sua vice liderança Sábado dia 24.

SBT deve estar muito Feliz com a Vitoria sobre a Emissora do Edir macedo,o programa Melhor do Brasil Apresentado por Rodrigo Faro foi o único programa Que salvou a Record neste sábado Dia 24
Marco Luque está sempre em busca de diversão. Não é à toa que ele é considerado o mais brincalhão dos integrantes do programa “CQC”, da Band. “Acho que, no momento em que me divirto, consigo fazer com que as pessoas comprem a minha ideia e se divirtam também. Gosto de ser assim”, conta.
Talvez por isso, o humorista acaba de engatar em um novo projeto na emissora: “O Formigueiro”, que estreia neste domingo (25), às 19h. Pela primeira vez, Luque irá apresentar sozinho um programa de variedades, o qual considera a sua cara. Na produção, convidados participam ao lado dele, de brincadeiras inusitadas e experiências divertidas, como testar teorias científicas no palco. “O intuito é nos deixar descontraídos, tanto eu quanto o convidado. A ideia é a gente brincar e participar de desafios”, revela.
No entanto, Marco Luque não está só à frente do programa. O cenário conta com duas marionetes em forma de formiga: a Tana e a Jura. Os bonecos, que ficam na bancada usada nas entrevistas, fazem intervenções e comentários irreverentes. “Elas vão ser mais ácidas. Por não serem gente, as formigas têm essa liberdade de implicar mais, brincar mais. Elas vão somar e atrapalhar um pouco também.”, comenta. Já os quadros da produção são uma mistura de experiências científicas com truques de mágicas que são desvendados no palco – formato já explorado pelos programas “Eliana”, do SBT, e “Tudo É Possível”, da Record. Para que tudo ocorra dentro do previsto, uma equipe com cerca de dez pessoas testa tais experimentos em um balcão antes da gravação. “Algumas experiências são meio malucas e podem não dar certo. Às vezes, quando não dá certo, é mais legal ainda”, diverte-se. “Também temos o ‘Efeito Borboleta’. É aquele mecanismo: uma bolinha, que bate em um jarro, que acende uma vela, que queima um papel… Sabe aquelas coisas do desenho ‘Tom & Jerry’?”, compara, aos risos.
O apresentador pretende conduzir o novo programa com o mesmo jeito brincalhão com que já mostra no ar. Mas, em “O Formigueiro”, ele tem de estar envolvido no processo como um todo. “No ‘CQC’, não tenho o compromisso de saber de tudo o que está acontecendo. Lá, faço mais a comédia, funciono como um coringa”, destaca. Mais um formato da Eyeworks Cuatro Cabezas – mesma produtora do “CQC”, “A Liga” e “24 Horas” – “O Formigueiro” conta com plateia e convidados famosos, que são entrevistados e também participam das brincadeiras propostas. Entre os que já gravaram suas participações, estão as cantoras Luiza Possi e Claudia Leitte, o DJ Thaíde e o jogador de futebol Denílson. “Acho que a partir do momento em que o programa estiver no ar, as pessoas vão ver a cara dele e vão se sentir tranquilas em participar”, diz o humorista.
As brincadeiras, aliás, não são tarefa apenas dos convidados. Luque também participa delas. Ele inclusive, passou por “poucas e boas” ao lado de Thaíde, quando tiveram de entrar em uma bola gigante. “A gente teve que fazer uma coreografia dentro da bola. Não foi fácil”, lembra. “A bola branca era a mais resistente. Mas até chegarmos nela, nos ‘estouramos’ em várias”, completa.
Mas, apesar do tom leve do programa, o apresentador espera também chamar atenção para assuntos mais sérios. Isso, é claro, sempre fazendo graça. “Desde a época que eu fazia ‘Terça Insana’, percebi que a gente pode usar o humor para também dizer coisas importantes e fazer com que as pessoas se conscientizem”, analisa ele, que se sente confortável na nova empreitada. Principalmente porque acredita que todas as experiências profissionais que teve na vida o prepararam para este momento. “Vejo que tudo que tenho feito na minha carreira foi um treinamento para esse tipo de trabalho”, argumenta Luque, que já trabalhou como garçom, animador de festa, mímico, caricaturista, palhaço, monitor de acampamento e foi até jogador de futebol profissional na Espanha.

Empolgado por participar de “Ti-ti-ti”, da Globo, — foi protagonista da versão de 1985 — Luis Gustavo não tem gostado dos folhetins brasileiros. “As novelas atuais são muito fracas. Falta história. Por isso estão fazendo remakes”, disse à coluna. Com mais de 50 anos de carreira, o ator aposta que a volta da trama de Cassiano Gabus Mendes, adaptada por Maria Adelaide Amaral, irá estourar. Por ora, a novela tem mantido 29 pontos em SP, índice dos melhores momentos de “Tempos Modernos”. Luis Gustavo aparecerá em “Ti-ti-ti”, a partir desta semana, como Mário Fofoca, papel que viveu em 1982, em “Elas por Elas”, também de Gabus Mendes. “Ele era imbatível.”


LEGENDÁRIOS DA RECORD PERDE PARA ANA RAIO E ZÉ TROVÃO DO SBT EM SP: 
:globo: 20.1
:sbt: 7.5
:record: 6.9

Neste domingo, 25 de julho, Eliana se aventura com o Ciência em Show em seu programa. O trio faz uma experiência com bolinhas de pingue-pongue e desafia Eliana a ficar em pé em uma ponte montada no palco sem seu apoio.Em “Os Opostos se Atraem?” os ânimos continuam pegando fogo. Nesta semana, Angela Bismarchi ensina as “mulheres frutas” a serem mais recatadas, já Otaíde narra um desfile de lingerie no palco.Saccomani continua sua saga musical e embarca numa encenação de “High School Musical”, já Aline faz os efeitos sonoros de uma “radionovela”.Enquanto isso, Stefhany terá que provar que sabe dançar música flamenca e Isabela limpará animais de uma fazendinha montada no palco.Tem também a participação de Gracyanne Barbosa e David Brazil no Apagão dos Famosos. Será que eles vão descobrir que o Latino é o artista misterioso?E mais: Sergio Rangel visita um criadouro de serpentes em Itatiba, no interior de São Paulo.Além disso, tem a grande final do concurso “Tem Um Latino Lá Em Casa”, a estreia do “Namoro com Eduardo”, “Dr. Responde” e mais um episódio de “Romance no Escuro”
O Programa Raul Gil mantém o SBT à frente da Rede Record. De acordo com dados prévios deste sábado (24/07), a atração – exibida das 14h20 às 19h – marcou uma média de 7 pontos contra 6 da Record. A Globo manteve a liderança com 14.
Hà três semanas Raul Gil conquista a vice-liderança e a direção da Rede Record quer frear os seus índices. Com isto, nas próximas semanas, deve reforçar o Cine Aventura com filmes recordistas de bilheteria.

SBT GARANTE A VICE-LIDERANÇA NA MÉDIA DIA NESTE SÁBADO EM SP,RJ E MG:

Média-dia SP (24/07)
:globo: 14.3
:sbt: 6.5
:record: 6.4
:band: 2.0
:redetv: 1.1 
 
Média-dia RJ (24/07)
:globo: 14.4
:sbt: 8.1
:record: 7.6
:band: 2.2
:redetv: 0.9 
 
Média-dia BH (24/07)
:globo: 16.8
:sbt: 4.6
:record: 4.1
:band: 2.3
:redetv: 0.9