quinta-feira, 21 de abril de 2011

São Paulo – 21h34
:globo: 28.8-INSENSATO CORAÇÃO
:sbt: 7.0-TOPA OU NÃO TOPA
:record: 5.7-CSI

JORNAL HOJE COMPLETA 40 ANOS

http://www.iaia.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/12/jornal_hoje_1.jpg

O ‘Jornal Hoje’ completa 40 anos nesta quinta-feira, 21 de abril de 2011. O jornalístico estreou no dia 21 de abril de 1971 sob o comando de Léo Batista e Luiz Jatobá.
O Jornal Hoje diferencia-se dos outros telejornais da rede por ter uma programação menos focada no factual, mas não deixando de mostrar os últimos acontecimentos do Brasil e do mundo. O telejornal também é conhecido por ser o mais leve e descontraído da Globo, geralmente tratando de assuntos como moda, comportamento, arte, cultura e culinária, além de dicas para o cidadão brasileiro.
Conheça a história do jornal em etapas.
historia jh 1971
1971 – Estreia: O JH é um dos mais antigos telejornais da Rede Globo. Entrou no ar pela primeira vez em 21 de abril de 1971. Léo Batista e Luís Jatobá foram os primeiros apresentadores do JH, que nasceu como uma revista diária, com matérias sobre arte, espetáculos e entrevistas. Inicialmente era restrito ao Rio de Janeiro, de onde herdou o horário do extinto Show da Cidade.
historia jh 1974
1974 – Em todo o Brasil: O JH passou a ser exibido em todo o território nacional. O telejornal contava com a delicadeza das crônicas de Rubem Braga, com as peculiaridades do cotidiano brasileiro. Trazia a versatilidade de Nelson Motta (foto), que mostrava as novidades de vários ritmos musicais. E dava espaço ao olhar de Rubens Ewald às produções do cinema.
historia jh 1981
1981 – Novo visual: Nesse ano, o Hoje ganhou um cenário diferente, com traços mais modernos. Um espaço reservado para matérias de turismo levava o telespectador a lugares pouco conhecidos e a paraísos ecológicos. Pessoas famosas no país expunham seu lado engraçado e descontraído na coluna “Gente”. As entrevistas ganharam as ruas e Pedro Bial deixou os estúdios para ir ao encontro dos entrevistados.
historia
1991 – Mais notícias: O telejornal, apresentado por Valéria Monteiro e Márcia Peltier, sofreu mudanças de cenário e formato. Naquele ano, Cristina Franco passou a apresentar o quadro “Você”, com especialistas que falavam sobre beleza. Foi criado um bloco de cultura, com Maurício Kubrusly e Beth Lima, em Londres, fazia entrevistas com personalidades.
historia jh 1999
1999 – Direto de São Paulo: O Jornal Hoje passa a ser apresentado dos novos estúdios da Rede Globo em São Paulo, por Sandra Annenberg, que já havia assumido a bancada no ano anterior. Em seguida, Carlos Nascimento assume os postos de apresentador e editor-chefe, dividindo a bancada com Carla Vilhena.
historia jh 2003
2003 – Outro capítulo: Em janeiro, começa outro capítulo: com apresentação de Carlos Nascimento e Sandra Annenberg, o JH muda a linguagem e o conteúdo para resgatar sua vocação, que é de um telejornal-revista. Assim, voltam as entrevistas especiais; os temas de comportamento humano, social e ético ganham destaque, bem como as reportagens sobre cultura.
historia jh 2004
2004 – A equipe atual: Em fevereiro, Evaristo Costa deixa a apresentação da previsão do tempo para juntar-se a Sandra Annenberg na bancada. Com uma linguagem coloquial, sem perder a seriedade, o Jornal Hoje avança em sua busca por uma forma criativa de fazer revista na TV.

21 DE ABRIL, DIA DE TIRADENTES...



No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nascido em São João Del Rei, em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.
Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.
O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.
A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.
Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.
O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos (o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.
Com o fortalecimento das ideias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.
Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.
O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.
Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do ouro e as obras de arte de Aleijadinho.
São Paulo-16h18
:globo: 17.1-SESSÃO DA TARDE
:sbt: 4.7-UMA ROSA COM AMOR
:record: 3.9-TUDO A VER
:redetv: 2.8-A TARDE É SUA

ESPECIALISTAS EM TV QUEREM CRIAR NOVO PROGRAMA INFANTIL


Ex-presidente da TVE (hoje TV Brasil) e diretor de programação da TV Cultura, Mauro Garcia se uniu a Elifas Andreato em um projeto que visa produzir e licenciar programas infantis, principalmente para emissoras públicas e educativas.
Garcia e Andreato criaram a Fábula Entretenimento Infantil e já trabalham na regravação, por Toquinho, do CD Canção dos Direitos da Criança, apresentado pela Globo em 1987 como um musical.
O projeto também terá um DVD, com um clipe de animação para cada música.
Canção dos Direitos da Criança deverá ser relançado em outubro e depois negociado com emissoras de televisão.
Outro projeto em andamento é um livro ilustrado sobre a Declaração dos Direitos da Criança.
Andreato e Garcia já trabalharam juntos no programa Almanaque Brasil, veiculado na Cultura e na TV Brasil.
Além de Canção dos Direitos da Criança, Andreato assinou a arte de Vinicius para Crianças -  A Arca de Noé, exibido em 1980. O especial rendeu à Globo, em 1981, o prestigiado prêmio Emmy Internacional.

AMOR E REVOLUÇÃO...

Em busca de ter maior audiência e devido a rejeição do público, as cenas de torturas de “Amor e Revolução” serão reduzidas. O que sempre funciona nas novelas da Record, não funcionou com as novelas do SBT, a ação.
Logomarca de "Amor e Revolução" - Foto: Divulgação A novela que se passa no período da ditadura tem oscilado entre 3 e 6 pontos de média. A ordem de agora é de editar o material gravado para também inserir mais agilidade na novela.