quinta-feira, 21 de abril de 2011

JORNAL HOJE COMPLETA 40 ANOS

http://www.iaia.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/12/jornal_hoje_1.jpg

O ‘Jornal Hoje’ completa 40 anos nesta quinta-feira, 21 de abril de 2011. O jornalístico estreou no dia 21 de abril de 1971 sob o comando de Léo Batista e Luiz Jatobá.
O Jornal Hoje diferencia-se dos outros telejornais da rede por ter uma programação menos focada no factual, mas não deixando de mostrar os últimos acontecimentos do Brasil e do mundo. O telejornal também é conhecido por ser o mais leve e descontraído da Globo, geralmente tratando de assuntos como moda, comportamento, arte, cultura e culinária, além de dicas para o cidadão brasileiro.
Conheça a história do jornal em etapas.
historia jh 1971
1971 – Estreia: O JH é um dos mais antigos telejornais da Rede Globo. Entrou no ar pela primeira vez em 21 de abril de 1971. Léo Batista e Luís Jatobá foram os primeiros apresentadores do JH, que nasceu como uma revista diária, com matérias sobre arte, espetáculos e entrevistas. Inicialmente era restrito ao Rio de Janeiro, de onde herdou o horário do extinto Show da Cidade.
historia jh 1974
1974 – Em todo o Brasil: O JH passou a ser exibido em todo o território nacional. O telejornal contava com a delicadeza das crônicas de Rubem Braga, com as peculiaridades do cotidiano brasileiro. Trazia a versatilidade de Nelson Motta (foto), que mostrava as novidades de vários ritmos musicais. E dava espaço ao olhar de Rubens Ewald às produções do cinema.
historia jh 1981
1981 – Novo visual: Nesse ano, o Hoje ganhou um cenário diferente, com traços mais modernos. Um espaço reservado para matérias de turismo levava o telespectador a lugares pouco conhecidos e a paraísos ecológicos. Pessoas famosas no país expunham seu lado engraçado e descontraído na coluna “Gente”. As entrevistas ganharam as ruas e Pedro Bial deixou os estúdios para ir ao encontro dos entrevistados.
historia
1991 – Mais notícias: O telejornal, apresentado por Valéria Monteiro e Márcia Peltier, sofreu mudanças de cenário e formato. Naquele ano, Cristina Franco passou a apresentar o quadro “Você”, com especialistas que falavam sobre beleza. Foi criado um bloco de cultura, com Maurício Kubrusly e Beth Lima, em Londres, fazia entrevistas com personalidades.
historia jh 1999
1999 – Direto de São Paulo: O Jornal Hoje passa a ser apresentado dos novos estúdios da Rede Globo em São Paulo, por Sandra Annenberg, que já havia assumido a bancada no ano anterior. Em seguida, Carlos Nascimento assume os postos de apresentador e editor-chefe, dividindo a bancada com Carla Vilhena.
historia jh 2003
2003 – Outro capítulo: Em janeiro, começa outro capítulo: com apresentação de Carlos Nascimento e Sandra Annenberg, o JH muda a linguagem e o conteúdo para resgatar sua vocação, que é de um telejornal-revista. Assim, voltam as entrevistas especiais; os temas de comportamento humano, social e ético ganham destaque, bem como as reportagens sobre cultura.
historia jh 2004
2004 – A equipe atual: Em fevereiro, Evaristo Costa deixa a apresentação da previsão do tempo para juntar-se a Sandra Annenberg na bancada. Com uma linguagem coloquial, sem perder a seriedade, o Jornal Hoje avança em sua busca por uma forma criativa de fazer revista na TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTEM EM NOSSO BLOG, NOS AJUDE DANDO SUA OPINIÃO...