domingo, 1 de agosto de 2010

22h11 SP
:globo: 18-FANTÁSTICO
:sbt: 16-SILVIO SANTOS
:record: 12-DOMINGO ESPETACULAR
:redetv:8-PÂNICO NA TV
19h42 – SP
:globo: 20.3-DOMINGÃO DO FAUSTÃO
:sbt: 10.7-RODA A RODA
:record: 10.5-GUGU
:band: 4.3-O FORMIGUEIRO

De acordo com dados prévios do ibope da Grande São Paulo, a atração exibida na tarde deste domingo (18/07) garantiu a segunda colocação para o SBT , Eliana  conquistou 9 pontos em São Paulo
E no Rio de Janeiro Eliana Marcou 13 pontos de Média Picos de 17.0 e 16% de Share


Em 1980, após uma tentativa sem sucesso da Nintendo ao fazer um jogo baseado no desenho Popeye, Miyamoto, considerado o pai do Mario, foi então solicitado pela empresa a projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado disso foi Donkey Kong, em o personagem "Jumpman" (Mario) tentava salvar a sua namorada Pauline do gorila Donkey Kong.

Para ser visto como ser humano e não como um mutante ou algo parecido, colocaram em Mario, um enorme bigode. Nos Estados Unidos, as pessoas perceberam que Mario era extremamente parecido com um funcionário da Nintendo, chamado Mario Segali, daí veio a ideia de trocar o nome de Jumpman para Mario, que já começou a ser utilizado no próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr.

Mario originalmente era carpinteiro, mas depois dos canos nos quais ele entrava literalmente ,no famosíssimo jogo Mario Bros, passou a ser considerado encanador. Após o tremendo sucesso no Mario Bros, o personagem foi sendo trabalhado ainda mais. Criaram Luigi, seu irmão, além disso, montaram uma história mais bem elaborada, com objetivos e vilões bem definidos, além de incrementar os poderes e os amigos de Mario.

O encanador é sem dúvida o principal ícone da Nintendo e talvez seja também, o principal dos jogos eletrônicos. A série Mario já possui mais de 184 milhões de cópias vendidas, e os jogos de Mario vão desde o modesto Super Nintendo até o moderno Wii, ambos da Nintendo.
18h42 SP
:globo: 15-DOMINGÃO DO FAUSTÃO
:sbt: 13-ELIANA
:record: 11-GUGU

Muralha da China
"A Grande Muralha da China é a única obra humana que pode ser vista do espaço a olho nu." Tudo isso foi por água abaixo quando em 2004, o primeiro astronauta chinês a ficar em órbita na Terra, Yang Liwei, declarou que a Muralha da China não era visível naquelas condições.

A NASA anunciou que o que eles achavam que fosse a construção era, na verdade, o traçado de um rio entre as montanhas, tendo reconhecido publica e oficialmente que a Grande Muralha da China não é visível do espaço sem ajuda de aparelhos.

Aliás, segundo a Academia de Ciências da China (ACC), outras grandes obras, como as pirâmides do Egito ou até mesmo a hidrelétrica de Itaipu podem ser vistas do espaço de acordo com alguns fatores: as condições atmosféricas, a capacidade de interpretar as estruturas vistas da órbita terrestre e, obviamente, a localização do observador.
17h31   SP
:globo: 26.1   FUTEBOL
:sbt: 9.4   ELIANA
:band: 7.7   FUTEBOL
:record: 7.5   GUGU
16h29  SP
:globo: 25.1   FUTEBOL
:sbt: 8.8   ELIANA
:band: 7.0   FUTEBOL
:record: 3.8   GUGU
Prévia Domingo Legal SP:

:globo: 10.2  LIDER
:sbt:  7.5 VICE-LIDER
:record: 5.9 TERCEIRO LUGAR

A invenção dos sobrenomes foi realizada das mais distintas formas...


“Ei! você conhece o fulano?”; “Que fulano?”; “Fulano de Sousa, Guimarães ou Rocha?”. Sem dúvida, muitas pessoas já tiveram a oportunidade de desenvolver um diálogo como esses. Contudo, não ache você que os sobrenomes sempre estiveram por aí, disponíveis em sua função de distinguir pessoas que tivessem o mesmo nome ou revelando a árvore genealógica dos indivíduos.

Até por volta do século XII, os europeus tinham o costume de dar apenas um nome para os seus descendentes. Nessa época, talvez pelo próprio isolamento da sociedade feudal, as pessoas não tinham a preocupação ou necessidade de cunharem outro nome ou sobrenome para distinguir um indivíduo dos demais. Contudo, na medida em que as sociedades cresciam, a possibilidade de conhecer pessoas com um mesmo nome poderia causar muita confusão.

Imaginem só! Como poderia repassar uma propriedade a um herdeiro sem que sua descendência fosse comprovada? Como enviar um recado ou mercadoria a alguém que tivessem duzentos outros xarás em sua vizinhança? Certamente, os sobrenomes vieram para resolver esses e outros problemas. Entretanto, não podemos achar que uma regra ou critério foi amplamente divulgado para que as pessoas adotassem os sobrenomes.

Em muitos casos, vemos que um sobrenome poderia ser originado através de questões de natureza geográfica. Nesse caso, o “João da Rocha” teve o seu nome criado pelo fato de morar em uma região cheia de pedregulhos ou morar próximo de um grande rochedo. Na medida em que o sujeito era chamado pelos outros dessa forma, o sobrenome acabava servindo para que seus herdeiros fossem distinguidos por meio dessa situação, naturalmente construída.

Outros estudiosos do assunto também acreditam que alguns sobrenomes apareceram por conta da fama de um único sujeito. Sobrenomes como “Severo”, “Franco” ou “Ligeiro” foram criados a partir da fama de alguém que fizesse jus à qualidade relacionada a esses adjetivos. De forma semelhante, outros sobrenomes foram cunhados por conta da profissão seguida por uma mesma família. “Bookman” (livreiro) e “Schumacher” (sapateiro) são sobrenomes que ilustram bem esse tipo de situação.

Quando você não tinha fama por algo ou não se distinguia por uma razão qualquer, o seu sobrenome poderia ser muito bem criado pelo simples fato de ser filho de alguém. Na Europa, esse costume se tornou bastante comum e pode ser visto alguns sobrenomes como MacAlister (“filho de Alister”), Johansson (“filho de Johan”) ou Petersen (“filho de Peter”). No caso do português, esse mesmo hábito pode ser detectado em sobrenomes como Rodrigues (“filho de Rodrigo”) ou Fernandes (“filho de Fernando”).

Hoje em dia, algumas pessoas têm o interesse de remontarem a sua arvore genealógica ou conhecer as origens da família que lhe deu sobrenome. Talvez, observando algumas características do próprio sobrenome, elas possam descobrir um pouco da história que se esconde por detrás do mesmo. Afinal de contas, o importante é saber que a ausência desses “auxiliares” nos tornaria mais um entre os demais.
15h30 SP
:globo: 15.7  TEMPERATURA MÁXIMA
:record: 6.9  TUDO É POSÍVEL
:sbt: 6.2  ELIANA

O “arranca-rabo” tem suas origens ligadas a uma antiga tradição militar dos egípcios:


Muitas pessoas hoje dizem que a vida é uma luta diária pela sobrevivência. Além de enfrentar nossos próprios limites, ainda temos que encarar a ameaça imposta por terceiros. Seja no trabalho, na fila do banco, no trânsito ou no caixa do supermercado, é comum sermos afortunados por algum contratempo ou alguém que nos queira prejudicar. Vez ou outra, não suportando o tamanho da injúria, o bom senso acaba ficando de lado. E, se necessário, aprontamos um belo “arranca rabo”.

Todo mundo sabe que o tal "arranca rabo" é sinônimo de escândalo, briga e confusão. Entretanto, tão irracional quanto um acesso de fúria, a expressão em si não parece ter uma ligação lógica com os ataques de nervos ou rixas do cotidiano. Sendo esse mais um mistério de nossa peculiar língua, temos que voltar a tempos muito remotos para enfim descobrirmos quando o arranca-rabo começou.

Como em outros casos, essa expressão idiomática foi trazida pelos colonizadores que aportaram em terras brasileiras. Entretanto, os nossos irmãos lusitanos herdaram o termo por conta de uma antiga tradição criada pela civilização egípcia. Durante suas conquistas militares, os guerreiros egípcios tinham o costume de arrancar a cauda dos cavalos inimigos. Por meio desse gesto, eram prestigiados ao atestar o número de oponentes que venceram no campo de batalha.

No decorrer dos séculos, esse hábito se transformou em uma espécie de tradição militar presente em diferentes culturas da Europa, incluindo a lusitana. No Brasil, o costume de arrancar o rabo foi registrado entre os cangaceiros nordestinos. Toda vez que invadiam a propriedade de um fazendeiro, essas peculiares figuras da República Velha arrancavam o rabo de alguns animais da propriedade. Nesse caso, a ação funcionava como um tipo de humilhação pública simbolizada pelas reses que perderam a cauda.
14h56 SP
:globo: 14.3  TEMPERATURA MÁXIMA
:sbt: 8.4  DOMINGO LEGAL
:record: 6.6  TUDO É POSÍVEL
13h31 SP
:sbt: 9.1   DOMINGO LEGAL
:globo: 8.9  OS CARA DE PAU
:record: 4.9  TUDO É POSSÍVEL
São Paulo – 12h30
:globo: 8.4  DIDI
:sbt: 8.2  DOMINGO LEGAL
:record: 4.8  TUDO É POSSÍVEL
Uma das apostas do “Programa do Gugu”, o concurso que formará uma boy band corre o risco de ser abreviado e terminar antes do previsto. O quadro não tem repercutido como a direção esperava e nem de longe faz lembrar o sucesso do grupo Polegar, cria de Gugu Liberato. A produção do dominical tem reclamado também das filiadas da Record, que não têm ajudado muito nas seletivas locais de participantes. Em uma das últimas, apenas um candidato compareceu. Outra queixa é sobre o “Tudo É Possível”, que vai investir em concursos –estreia hoje um campeonato de dança com crianças. A concorrência com o futebol da Globo e da Band é outra preocupação.
O programa http://blogcanalcerto.files.wordpress.com/2009/10/eliana-6.jpg“Eliana”
:sbt: deste domingo (1) exibe uma entrevista exclusiva com o astro teen Justin Bieber e imagens inéditas da turnê “My World 2.0″. O material, gravado na semana passada em Las Vegas, será apresentado hoje, abrindo as comemorações do aniversário de um ano do programa no SBT, que se completa em 30 de agosto.
Bastante simpático, o ídolo de apenas 16 anos respondeu de forma muito bem humorada às perguntas de Eliana. Contou que é fã de Beyoncé (“She’s hot!”), que em seu iPod ouve muito Stevie Wonder e que deseja vir ao Brasil o quanto antes, pois sabe que tem milhares de fãs no país.
Quando Eliana perguntou se era verdade que ele tinha uma técnica própria de beijar, Justin devolveu: “Quer que eu te explique?”. Eles riram e Justin deu um beijinho no rosto da apresentadora.
Além disso, o programa deste domingo terá a final de “Os Opostos se Atraem?”, “Beleza Renovada”, desfile de personagens de filmes, “Dicas Incríveis”, “Romance no Escuro” e “Dr. Responde”.
O programa “Eliana” vai ao ar a partir das 15h, no SBT.
Definitivamente a TV brasileira decidiu em 2010 investir na bizarrice. Apesar de alguns programas de intensa qualidade que foram lançados ao longo do primeiro semestre do ano, alguns lançamentos de 2010 são constrangedores e em qualquer lugar com um mínimo de bom senso um produto assim não seria aprovado pela cúpula.
Mas estamos no Brasil e, por conta disso, fomos obrigados a presenciar nesta semana um dos lançamentos de Reality Shows mais bizarros da história da TV brasileira. O Busão do Brasil, programa da Band, foi anunciado pretensamente como um Big Brother Brasil com apelo popular e pessoas reais, além é claro de todo o clima popularesco que somente a Band é capaz de criar.
Foi criada alguma expectativa em torno da estreia, é bem verdade que não houve grandes esperanças, porém, o público mostrou interesse em conhecer este diferente formato de Reality em um período em que os Realities tomam conta da TV Mundial. A estreia serviu apenas para confirmar todas as previsões, o nome do programa definitivamente é bem escolhido.
O formato poderia ser interessante se fosse feito com organização e profissionais que entendam do assunto. A Band apostou no apelo sensual e na forma quase amadora de se fazer televisão em busca de um pretenso realismo diante das câmeras. O que se viu não foi nada realista, ao contrário, foi uma junção de pessoas esquisofrênicas e sem um pingo de noção ou amor próprio diante de câmeras numa emissora que não tem qualquer dificuldade em apelar para o que há de mais baixo e vulgar no ser humano em busca de alguns pontos de audiência.
O resultado não poderia ser diferente do que se viu. Um programa de péssimo gosto, mal produzido, mal colocado e que não diz a que veio. Não há nenhum atrativo no Busão do Brasil. Tudo ali é fraco, incluindo o apresentador que entrou no clima vulgar. O que se viu na verdade, não foi um programa da TV, mas a impressão que se tinha, era de se ver câmeras internas de uma sala escura duma boate. E com pessoas da pior espécie. Nojento. Apenas isso.
São Paulo – 11h17
:globo: 9.2  ESPORTE ESPETACULAR
:sbt: 8.0 
DOMINGO LEGAL
:record: 6.0 
TODO MUNDO ODEIA O CRIS