domingo, 12 de setembro de 2010

TESTANDO A QUALIDADE DA GASOLINA


A fiscalização permite averiguar a qualidade da gasolina.
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtidos do petróleo bruto, por intermédio de vários processos como, por exemplo, a destilação.

Índice de Octano (autodetonância)

O número de octano de um combustível representa o percentual de isoctano (C8 H18 ) e de heptano (C7 H16 ) contidos nele.

O combustível é classificado segundo seu poder antidetonante, em número de octanagem (NO). Quanto maior for o “NO”, mais antidetonante será o combustível e, por conseguinte maior será a sua capacidade de suporte às altas compressões sem sofrer a detonação. Em alguns casos, o NO de um combustível pode ser aumentado, adicionando-se uma pequena quantidade de aditivos de grande poder antidetonante. Esses aditivos geralmente são: chumbo tetraetila Pb (C2H5) 4 e chumbo tetrametila Pb (CH3)4, dentre os dois o mais eficaz é o chumbo tetraetila.

No Brasil, encontram-se atualmente no comércio vários tipos de gasolina que são:

1. Gasolina do tipo A (73 octanas - gasolina amarela);

2. Gasolina do tipo B (82 octanas - gasolina azul);

3. Gasolina do tipo C (76 octanas - gasolina + álcool);

4. Gasolina verde - cujo NO = 110 – 130.

A gasolina verde somente é utilizada em aeronaves. A gasolina empregada nos motores endotérmicos deve possuir os seguintes requisitos:

- alto poder calorífico;

- alta resistência à detonação;

- volatilidade média;

- ausência de impurezas.

A adição de aditivos ao combustível causa alguns inconvenientes como a formação de depósitos de óxido de chumbo, ocasionando corrosão nas paredes dos cilindros. Esses aditivos não podem ser utilizados nos combustíveis empregados para alimentar motores com catalisadores no tubo de descarga, eles ainda apresentam periculosidade por serem tóxicos.

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