domingo, 9 de maio de 2010


Peixe-boi: um animal herbívoro
Animais herbívoros são aqueles que consomem plantas vivas ou parte delas. Desta forma, ecologicamente falando, podem exercer um papel de predadores, por remover indivíduos da população; ou parasitas, por consumirem determinadas estruturas das plantas, mas sem matá-las.

Considerando esses fatos, são capazes de controlar algumas populações de plantas por reduzir as taxas de crescimento e reprodução destas. Por tal motivo, alguns insetos com esse hábito alimentar são empregados

Grandes vertebrados herbívoros geralmente possuem dentes trituradores para rasgarem as fibras de determinadas estruturas do vegetal e, em razão das propriedades destas, possuem o intestino mais longo. Peças bucais de insetos e bicos de pássaros são, também, especializados para tal – basta observar as borboletas ou estudar sobre os tentilhões de Galápagos.

Animais ruminantes, como bovinos e girafas, ingerem o alimento e este, após ter suas moléculas de polissacarídeos quebradas, são regurgitados para serem mastigados e deglutidos em seguida, continuando o processo digestivo. No estômago, há regiões específicas onde bactérias e protozoários auxiliam o processo digestivo das fibras celulósicas e hemicelulósicas ingeridas, sendo este órgão dividido em três cavidades: rumem (ou rume), retículo (ou barrete), omaso e abomaso.

Quanto à defesa contra a herbivoria, as plantas desenvolveram, ao longo da evolução, espinhos, pelos, resinas, compostos de gosto ruim e/ou tóxicos, dentre outros.

Um fato interessante é a perpetuação das espécies vegetais pela própria ação da herbivoria, como a polinização de plantas e dispersão de sementes.
para controlar o crescimento de pragas de plantações.
Exemplos de animais herbívoros: abelhas, borboletas, zeras, bois, antílopes, ovelhas, rinocerontes, girafas, alguns morcegos, elefantes, etc.



 A cabra:

A cabra é um mamífero herbívoro ruminante. O masculino de cabra é bode, cabras mais novas são chamadas de cabritos. A cabra foi o primeiro animal domesticado pelo homem capaz de produzir alimento. É um animal de vigor espantoso que pode ser violento quando se sentir ameaçado ou intimidado. Existem basicamente três espécies de bode: o selvagem, o espanhol e o da montanha.
A cabra selvagem apesar de o nome ter se espalhado por todo o mundo como animal doméstico, se alimentam de tudo que apanham e suportam várias condições climáticas. Exalam um cheiro ruim muito forte produzido por uma glândula localizada embaixo do rabo e tem chifres virados para trás e para cima. Os machos possuem barba. A cabra espanhola é muito parecida com a selvagem, o que as difere é o formato do chifre, as cabras espanholas vivem nos Pireneus entre a França e a Espanha.
A cabra da montanha vive no norte da América do Norte. Ambas emitem um som chamado balido. O período de gestação das cabras é de cinco meses. Vivem aproximadamente vinte anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTEM EM NOSSO BLOG, NOS AJUDE DANDO SUA OPINIÃO...