domingo, 11 de julho de 2010

O atacante uruguaio Diego Forlán recebeu neste domingo a Bola de Ouro da Fifa, prêmio dado ao melhor jogador da Copa do Mundo. O Uruguai foi eliminado na semifinal pela Holanda e terminou a competição na quarta colocação, tendo em Forlán – que teve 23,4% dos votos – seu grande destaque. O holandês Sneijder, com 21,8%, foi eleito o segundo melhor e ficou com a Bola de Prata, enquanto o espanhol David Villa (16,9%) foi premiado com a Bola de Bronze.
Entre os jogadores jovens, o vencedor foi o alemão Thomas Müller, que superou o mexicano Giovani dos Santos e o ganense André Ayew. O prêmio considera “jovens” os jogadores nascidos depois de janeiro de 1989.
Com cinco gols marcados, Forlán foi também um dos quatro artilheiros do Mundial de 2010. Porém, não levou prêmio por esse quesito. A Chuteira de Ouro, concedida ao artilheiro, ficou também com Müller, já que o primeiro critério de desempate é o número de assistências: o alemão terminou com três passes para gol, contra um de seus concorrentes.
O segundo critério de desempate, o menor número de minutos jogados, fez com que Villa (634 minutos) ficasse com a Chuteira de Prata. Já o terceiro prêmio, a Chuteira de Bronze, ficou com Sneijder (652 minutos). Forlán jogou 654 minutos no total.
Por fim, o prêmio de melhor goleiro da Copa ficou com o espanhol Iker Casillas, que fez duas grandes defesas diante do holandês Arjen Robben na final. O time com melhor fair play também foi a Espanha, segundo a Fifa.


O praticamente impecável cerimonial que antecedeu a final da Copa do Mundo quase foi por água abaixo poucos minutos antes da bola rolar. Isso porque um invasor profissional entrou em campo e, por muito pouco, não pegou na taça de campeão do torneio.
Quando Holanda e Espanha já estavam no túnel, próximos de entrar em campo, um espanhol chamado Jaume Marquet Cot, mas conhecido como Jimmy Jump por conta de seu hábito de invadir eventos esportivos, entrou no gramado, correu em direção ao troféu e foi parado por segurança a poucos centímetros do ornamento.
Os fotógrafos no estádio Soccer City registraram o ocorrido e quem estava no local viu, pois as imagens de TV da geradora oficial da Fifa não mostrou, transmitindo apenas os jogadores holandeses e espanhóis perfilado para irem ao gramado. Poucas televisões mostraram a cena.
Dono até mesmo de um site em que registra e divulga suas peripécias, Jimmy Jump ficou mais conhecido pela primeira vez em 2004, quando entrou em campo e arremessou uma bandeira do Barcelona sobre o capitão português Luis Figo na final contra a Grécia. O meia tinha trocado o time catalão pelo Real Madrid.
Em 2007, ele esteve na decisão do Mundial de Rúgbi entre Inglaterra e África do Sul. Dois anos depois, entrou na final de Roland Garros, quando Roger Federer venceu Robin Soderling. Até mesmo um show de calouros o catalão chegou a invadir na Noruega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTEM EM NOSSO BLOG, NOS AJUDE DANDO SUA OPINIÃO...